Centro gastronômico DA VILLA,chega à Savassi
7 mins read

Centro gastronômico DA VILLA,chega à Savassi

Desde de sábado (17 de dezembro) um novo centro gastronômico, o DA VILLA, complexo que reúne em um só lugar vários empreendimentos gastronômicos com cozinhas autorais, consolidados na cidade e com know-how nos serviços que oferecem. A casa, com 200m² e capacidade para até 200 frequentadores, fica na Rua Levindo Lopes, 96, coração da Savassi.

DA VILLA

À frente do projeto, o empresário Leonardo Portes, aposta que, assim como já vem acontecendo com outros food halls na capital mineira, o DA VILLA tem tudo para se firmar como um novo polo no qual será possível comer e beber bem, com conforto e qualidade de atendimento. “Reuniremos diversidade de opções gastronômicas que agradam desde famílias, grupos de amigos a casais”, explica o investidor acrescentando ainda que os espaços compartilhados são, sobretudo, uma tendência da vida moderna.

“O tempo está cada vez mais escasso e as pessoas querem otimizá-lo, até mesmo, nos momentos de lazer. Portanto os food halls vêm com essa proposta. Isso sem falar que, em uma única visita, é possível experenciar diferentes culinárias. É esse o ponto principal, inclusive, no qual acredito quando penso em entretenimento aliado à gastronomia”. A expectativa é que, com a inauguração do empreendimento, sejam gerados cerca de 50 empregos diretos.

DaVilla - crédito Maíra Rolim..

Ambiente

Com decoração de interiores assinada pelo arquiteto e decorador Flávio Bahia, o DA VILLA aposta em um ambiente onde predominam elementos da arquitetura vernacular, forma de construção que usa materiais locais, algumas técnicas tradicionais, tipologias regionais e, principalmente, sustentáveis. “Vamos usar, nas estruturas da casa, barro e bambu, basicamente, todos em cores terrosas. Este segundo, por exemplo, aparece nas paredes, que são de bambu a pique, nas portas, pergolados e no balcão de um dos bares”.

A planta também será revestida de sacos de juta para compor o cenário de outro dos estabelecimentos do complexo. A juta, para quem não sabe, é uma fibra têxtil vegetal considerada uma das principais atividades econômicas das populações ribeirinhas da região amazônica. “Nossa intenção é criar uma atmosfera que leve os clientes à uma conexão entre Brasil e África, continente onde construções com arquitetura vernacular são muito comuns, e ao mesmo tempo trazer a proximidade com as nossas vilas Brasil afora”, explica. Um painel com simbologias africanas, por sinal, também poderá ser visto na casa.


Ainda segundo Flávio, que no projeto conta com o trabalho do assistente Filipe Garcia, obras de arte do artista plástico Joca Salomé feitas com engrenagens e peças antigas, são outros itens que irão compor o local, tudo para deixá-lo com um ‘q’ ainda mais regional e aconchegante.

LEIA TAMBÉM: Mascate Runeria se junta ao circuito de bares e cultura do Floresta

Bares e restaurantes

MARÍTIMO

Cozinhas diferenciadas, e, sobretudo, já conhecidas em BH farão parte do DA VILLA. No mercado desde 2019, o MARÍTIMO, é um dos players. Especializado em peixes e frutos do mar, a casa, comandada pelo empresário Humberto Scalioni, promete trazer o clima tropical e acalorado de regiões litorâneas como Rio de Janeiro e Bahia para os mineiros.


Entre as delícias do restaurante estão desde risoto de camarão, casquinha de siri à lula à dorê com molho especial. “Nossos petiscos, entradas e pratos principais foram concebidos para matar aquela famosa fome de mar que a maioria dos mineiros têm”, destaca Scalioni, que aposta no sucesso do projeto. “A região onde nasce o DA VILLA, esse quarteirão entre Antônio de Albuquerque e Levindo Lopes, se parece muito com as imediações da Praça Marília de Dirceu no nosso vizinho bairro de Lourdes. Isso sem falar que a Savassi é um lugar que está sendo resgatado e vem se tornando um promissor corredor gastronômico”.

PATUSCADA

Outro estabelecimento que também integrará o novo food hall é o já renomado PATUSCADA, do chef Clóvis Viana. A casa chega ao DA VILLA, com petiscos, pratos tradicionais da culinária brasileira, além de receitas da cozinha contemporânea internacional. Destaque para o Salmão gravilak com salada verde, Fraldinha braseada ao vinho tinto com nhoque de banana da terra ao creme e Bacalhau gratinado com arroz de castanha.

ZAIYU

Para os fãs de uma boa comida japonesa, um estreante no time é o ZAIYU, porém com comandante de peso, o premiado Lair Rodrigues. Com passagens por restaurantes conhecidos de Belo Horizonte, como o Udon, ele chegou a ser indicado como melhor chef na Encontro Gastrô 2019, uma das principais publicações de gastronomia do estado.

Agora, leva sua experiência de mais de 20 anos de carreira, período em que executou todas as funções na gastronomia japonesa, para seu primeiro negócio próprio. “Meu estilo é predominantemente contemporâneo, porém não abro mão de inovar e ousar nos pratos, seja na criação, sabor ou apresentação”.

No cardápio, os clientes vão poder saborear sushis especiais, entre eles o salmão trufado; sashimis, com destaque para o Maguro Nuta, feito de atum com molho de missô picante, além de entradas frias e quentes, pokes, pratos executivos e pratos quentes.

JÂNGALITO DRINKERIA

O JÂNGALITO DRINKERIA, que nasceu dentro do Jângal, em 2013, e em 2019, criou asas e voou, passando por diversos outros espaços colaborativos de Belo Horizonte, é outra presença certa no DA VILLA. Com a proposta de oferecer drinques de alta qualidade, porém acessíveis e descolados, capazes de conquistar o paladar de todas as faixas etárias, a carta da casa tem mais de 30 bebidas, entre elas a famosa Jângal 40 graus, feita com vodka, ginger ale, hortelã, limão tahiti, suco de maçã, pimenta biquinho, notas de lichia e espuma de gengibre.

BAR DA VILLA

Por fim, o novo empreendimento contará ainda com um bar próprio, o BAR DA VILLA, que oferecerá chopes e cervejas exclusivos da Heineken. “É uma marca com ótima aceitação no mercado e cumpre com os nossos objetivos de oferecer qualidade e reunir um time de peso, que entrega serviços de excelência e sabe oferecer boas experiências. Essas, por sinal, são as maiores missões de quem trabalha na Cidade Criativa da Gastronomia”, finaliza Leonardo Portes.

SERVIÇO

DA VILLA
Rua Levindo Lopes, 96 – Savassi
Instagram: @davillaoficial
Horário de funcionamento: Domingo à terça-feira: 11h às 22h; quarta-feira: 11h às 23h30; quinta-feira à sábado: 11h às 0h
Empreendimentos que fazem parte do complexo: Bar da Villa, Jângalito Drinkeria, Marítimo, Patuscada e Zaiyu

VLOGS

RECEITAS

roteiros de viagem

ROREIROS DE VIAGEM

Selecionamos os melhores roteiros para você visitar na próxima viagem!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *