Dois dias em Ouro Preto

No final de março eu fui passar um final de semana na cidade história de Ouro Preto, aqui em Minas Gerais.  A proposta era sair da cidade para descansar e um lugar sem muito deslocamento. Fomos no sábado de manhã, eu e uma amiga,  de ônibus partindo da rodoviária de Belo Horizonte, a viagem dura cerca de 2 horas.  A estrada é boa e cheia de paisagens lindas, veja o vídeo:

Reservamos uma diária na Pousada Casa Grande , ela fica pertinho da Praça Tiradentes.  Quartos confortáveis, com preço justo e café da manhã gostoso.

Museus  e Igrejas

Como já conhecíamos o Museu da Inconfidência, decidimos conhecer outros locais.

No primeiro fomos no Museu Aleijadinho, que fica dentro da Igreja de Nossa Senhora  da Conceição, ao lado da Feira de Artesanato. A igreja é linda, apresenta com primor o barroco mineiro, aconselho visitar sem pressa para apreciar cada detalhe da construção e dos entalhes.

Depois  fomos passar na Feira de Artesanato, lá você encontra peças de pedra sabão e madeira.

No dia seguinte, domingo, fomos visitar o Museu Casa dos Contos, uma construção de 1782 que abriga um importante acervo sobre a moeda no Brasil. Lá você encontra o Centro de Estudos do Ciclo do Ouro, O Museu da Moeda e do Fisco, oferece exposição permanente de objetos e mobiliário dos séculos XVIII e XIX, mostra numismática, documentos manuscritos e livros antigos como o Livro de Ouro que registra a primeira visita de Dom Pedro I à cidade.

Logo depois fomos visitar o Museu do Oratório,  o espaço abriga uma coleção de 162 oratório e 300 imagens dos séculos XVII e XX. Ele foi inaugurado em 1998 no prédio setecentista pertencente à Venerável Ordem Terceira do Carmo, que foi totalmente restaurado e adequado para abrigar o Museu.

Visitamos rapidamente  a Igreja de São José e a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição.

Outras opções de passeios:

  • Visitas às minas de ouro
  • Ir de Ouro Preto à Mariana de Trem

Este slideshow necessita de JavaScript.

Gastronomia

Almoçamos no sábado no restaurante Bené de Flauta, um lugar delicioso que fica ao lado da Igreja de São Francisco de Assis e da Feira de Artesanato. Além de servir comida tradicional mineira, ele oferece várias opções de carnes e peixes. Eu pedi uma carne com batatas ao murro e legumes e minha amiga um salmão assado.

Passeamos um pouco e depois tomamos café na Chocolates Ouro Preto, esse café fica em uma esquina ao lado do Museu da Inconfidência. Serve um ótimo chocolate e o ambiente é muito agradável.

Jantamos no  Escadabaixo Bar e Cozinha , ótimo atendimento e ambiente. Como estava cheio, esperamos cerca de 15 minutos para entrar. Dica: prefira ficar na parte de baixo, super aconchegante . Pedimos drinks (margarita e cosmopolitan)  e uma porção de brusquetas com presunto cru, ambos estavam ótimos!

Outras opções de restaurantes:

Confira as fotos!

Este slideshow necessita de JavaScript.

Fiz um mapa com os lugares que visitei!


https://www.googletagmanager.com/gtag/js?id=UA-82447522-1

 

Anúncios

3 comentários Adicione o seu

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.