Viagem

Dois dias em Ouro Preto

Dicas e um pequeno roteiro para um fim de semana em Ouro Preto - Minas Gerais

No final de março eu fui passar um final de semana na cidade história de Ouro Preto, aqui em Minas Gerais.  A proposta era sair da cidade para descansar e um lugar sem muito deslocamento. Fomos no sábado de manhã, eu e uma amiga,  de ônibus partindo da rodoviária de Belo Horizonte, a viagem dura cerca de 2 horas.  A estrada é boa e cheia de paisagens lindas, veja o vídeo:

Reservamos uma diária na Pousada Casa Grande , ela fica pertinho da Praça Tiradentes.  Quartos confortáveis, com preço justo e café da manhã gostoso.

Museus e Igrejas

Como já conhecíamos o Museu da Inconfidência, decidimos conhecer outros locais.

No primeiro fomos no Museu Aleijadinho, que fica dentro da Igreja de Nossa Senhora  da Conceição, ao lado da Feira de Artesanato. A igreja é linda, apresenta com primor o barroco mineiro, aconselho visitar sem pressa para apreciar cada detalhe da construção e dos entalhes.

Depois  fomos passar na Feira de Artesanato, lá você encontra peças de pedra sabão e madeira.

No dia seguinte, domingo, fomos visitar o Museu Casa dos Contos, uma construção de 1782 que abriga um importante acervo sobre a moeda no Brasil. Lá você encontra o Centro de Estudos do Ciclo do Ouro, O Museu da Moeda e do Fisco, oferece exposição permanente de objetos e mobiliário dos séculos XVIII e XIX, mostra numismática, documentos manuscritos e livros antigos como o Livro de Ouro que registra a primeira visita de Dom Pedro I à cidade.

Logo depois fomos visitar o Museu do Oratório,  o espaço abriga uma coleção de 162 oratório e 300 imagens dos séculos XVII e XX. Ele foi inaugurado em 1998 no prédio setecentista pertencente à Venerável Ordem Terceira do Carmo, que foi totalmente restaurado e adequado para abrigar o Museu.

Visitamos rapidamente  a Igreja de São José e a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição.

Outras opções de passeios:

  • Visitas às minas de ouro
  • Ir de Ouro Preto à Mariana de Trem

Gastronomia

Almoçamos no sábado no restaurante Bené de Flauta, um lugar delicioso que fica ao lado da Igreja de São Francisco de Assis e da Feira de Artesanato. Além de servir comida tradicional mineira, ele oferece várias opções de carnes e peixes. Eu pedi uma carne com batatas ao murro e legumes e minha amiga um salmão assado.

Passeamos um pouco e depois tomamos café na Chocolates Ouro Preto, esse café fica em uma esquina ao lado do Museu da Inconfidência. Serve um ótimo chocolate e o ambiente é muito agradável.

Jantamos no  Escadabaixo Bar e Cozinha , ótimo atendimento e ambiente. Como estava cheio, esperamos cerca de 15 minutos para entrar. Dica: prefira ficar na parte de baixo, super aconchegante . Pedimos drinks (margarita e cosmopolitan)  e uma porção de brusquetas com presunto cru, ambos estavam ótimos!

Outras opções de restaurantes:

Confira as fotos!

Fiz um mapa com os lugares que visitei!

8 comentários

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: