Lazer & Dicas

Vai um cafezin? Em novembro Belo Horizonte foi a capital do café

O café é a segunda bebida mais consumida no Brasil, de acordo pesquisa encomenda pela Jacobs Douwe Egberts (JDE), empresa detentora das marcas Pilão e L’OR, em parceria com a Aocubo Pesquisa, no início do ano. Cada pessoa consome em média, entre três e quatro xícaras no País. Todos os anos o café ganha uma semana dedicada a ele em Belo Horizonte, a Semana Internacional do Café (SIC). Nada mais justo, já que a cidade é a capital do maior produtor do grão perfumado que já foi a mola de desenvolvimento do Brasil e ganhou, por merecimento, o apelido (ou a sina) de “ouro verde”.

E aí já viu… juntou um cafezin, um pedaço de queijo, umas geleias, temperos, quitandas, arriscando uma cachacinha… e uma boa prosa, lá estávamos nós! Entre 20 e 22 de novembro toda a cadeia produtiva do café esteve reunida para trocar informações, fazer negócios e, obviamente, degustar o café nas suas mais diferentes apresentações, acompanhado de delícias que fazem harmonizações tradicionais, algumas ousadas e outras impensáveis.

De colheitadeiras gigantescas a campeonato de baristas teve de tudo do mundo do café no Expominas. Foram 80 mil xícaras de cafés servidas, 23 mil visitantes e a estimativa de que tenham sido iniciadas comercializações em torno de R$ 50 milhões. Produtores, pesquisadores, torrefadores, compradores, exportadores, empresários, baristas, indústria cafeeira e cafeterias de todo o Brasil, além de representantes de mais de 40 países. Este ano, a Semana Internacional do Café teve 220 expositores, 25% a mais que no ano anterior; contou com um exclusivo espaço para máquinas e implementos agrícolas, o Pátio do Produtor, uma área dedicada à torra e aos empreendedores – a Cafeteria Modelo, além de estandes de marcas e empresas do setor e exposição de embalagens do concurso Espresso Design, para valorização da apresentação dos produtos.

Tudo isso além da programação paralela que contou com visitas programadas a regiões produtoras do Estado e tour gastronômico pelas cafeterias da cidade.

Semana Internacional do Cafe – Imagem: Gustavo Baxter / NITRO

Concurso Coffee of The Year – Considerado o maior evento nacional do setor e um dos cinco maiores do mundo, a SIC 2019 revelou os dois melhores cafés brasileiros durante a final do concurso Coffee of the Year (COY). A premiação, envolta em grande torcida e emoção, condecorou os produtores Wilians Valério, de Alto Caparaó MG), região produtora Caparaó, com o título de Melhor Café Arábica; e o bicampeão Luiz Cláudio de Souza, de Muqui (ES), região Sul do Espírito Santo, com o Melhor Café Canéfora. O concurso este ano teve, pela primeira vez, um indígena entre os finalistas: o café produzido por Wilson Nakodah Surui, na Aldeia Kabaney, em Cacoal (RO), ficou em 5º lugar na categoria Canéfora. Os cafés finalistas apresentaram notas acima de 88 pontos no arábica e 86 pontos no canéfora.

Campeonatos Nacionais de Barismo – Os campeonatos profissionais, que ocorreram ao vivo em meio aos estandes expositores, também geraram grande entusiasmo entre o público, que acompanhou de perto as classificatórias e a final do Campeonato Brasileiro de Barista, Campeonato de Preparo de Café (Brewers) e Campeonato de Prova de Café (Cup Tasters). Promovidos pela Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA) durante a SIC 2019, os campeonatos revelaram na noite de sexta-feira (22) os melhores profissionais. Júlia Fortini, de Belo Horizonte (MG), foi eleita a melhor preparadora de cafés; Leonardo Moço Ribeiro, de Curitiba (PR), o melhor barista nacional; e Phelippe Nascimento, de Carmo de Minas (MG), o melhor provador de cafés.

A força das Mulheres – As mulheres protagonizaram um cenário diferente este ano. No encontro da IWCA Regional Leadership Summit – América Latina e Caribe da Aliança Internacional das Mulheres do Café do Brasil (IWCA, na sigla em inglês), cerca de 800 cafeicultoras se reuniram para debater o cenário cafeeiro e os desafios para 2020 e nunca estiveram tão em alta como nesta edição da SIC. Foram mulheres de mais de 10 países.

Processando…
Sucesso! Você está na lista.

um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: