5 CIDADES HISTÓRICAS PARA VISITAR NA SEMANA SANTA

Passado o Carnaval o ano, finalmente, começa? É verdade, também! Mas o que começa, mesmo (!) é o planejamento para o próximo feriado prolongado. Quarenta dias depois, a Semana Santa. No especial de destinos para Semana Santa opções para se conectar com o Divino sem esquecer que corpo e alma também merecem se alimentar de arte, descanso e cultura.

Seta

SERRA DA PIEDADE CAETÉ

Pode dar o nome que você mais gostar, mas sem tem um lugar em que a gente se sente religado a Deus, ao cosmos, à natureza, à força maior ou qualquer coisa assim, esse lugar é a Serra da Piedade. O lugar é sede da Basílica de Nossa Senhora da Piedade, padroeira de Minas Gerais, datada do fim do século XVIII. 

SABARÁ

A cidade é um daqueles mistérios que os mineiros guardam somente para si. Muito próxima da Capital. Como boa parte das cidades que formam as regiões metropolitanas, muitas vezes é percebida como uma espécie de bairro distante e, por isso, menos interessante. Triste engano, porém, o de quem pensa assim. Sabará é uma pérola que guarda nas suas principais igrejas, que seguem por quase uma linha reta formada pelo Adro da Igreja de São Francisco até a Igrejinha do Ó – um trajeto de aproximadamente três quilômetros -, a genuína fé mineira.

Seta

SÃO JOÃO DEL REI

No Arraial Novo do Ribeirão do Carmo a religiosidade transborda pelas ruas. Talvez tenha sido lá o sermão do Descendimento da Cruz mais bonito que já ouvi. A multidão que lotava a rua bastante íngreme acompanhava a encenação da Morte de Cristo realizada no adro da Igreja de Nossa Senhora das Mercês. Estávamos na altura do Pelourinho.

Seta

FOTO: IEF - INSTITUTO ESTADUAL DE FLORESTAS

MARIANA

Em Mariana, a primeira capital de Minas, o você pode acompanhar a confecção dos tapetes de serragem que cobrem as ruas das cidades históricas durante a Semana Santa. É uma lindeza feita de fé, talento e perseverança. O trabalho começa muito antes de todos tirarem os carros das ruas que receberão as procissões.

FOTO: IEF - INSTITUTO ESTADUAL DE FLORESTAS