Três destinos mineiros pra você se jogar no carnaval
3 mins read

Três destinos mineiros pra você se jogar no carnaval

Destacamos três cidades onde o carnaval de rua é a tradição e para se divertir é só sair pra rua e deixar se levar pelo ritmo. Em todas elas têm programação infantil e variedade de estilos e preços, com boas opções de hospedagem. É só escolher o que você vai querer naquele dia.

OURO PRETO

No ano em que se comemora o TRICENTÉSIMO aniversário de Minas Gerais não tem como deixar de falar do carnaval de Ouro Preto. A antiga Vila Rica tem cada vez mais se esmerado para promover um carnaval de tradição e que preserve o seu inigualável patrimônio artístico e arquitetônico.

Em 2020 o tema é “Jacubas e Mocotós”, uma disputa que começou há séculos e que hoje se tornou uma memória carinhosa entre os moradores do município. Jacubas e os Mocotós era como eram chamados os habitantes de Ouro Preto de acordo com a região em que moravam.

Conta-se que desde o século XVIII há uma rivalidade entre os moradores dos bairros Antônio Dias e Pilar, tendo começado com a disputa entre as Irmandades das referidas paróquias na construção das igrejas e capelas mais suntuosas para seus santos de devoção. A contenda ficou estabelecida, então, com os dois lados bem demarcados: de um, a Paróquia de N. S. do Pilar, posterior reduto dos Mocotós, de outro, a Paróquia N. S. da Conceição, futuro reduto dos Jacubas.

Na programação desfile de blocos, escolas de samba, shows carnaval kids, festas nas repúblicas estudantis e o desfile infalível bloco “Zé Pereira do Club dos Lacaios”, a mais antiga agremiação carnavalesca do Brasil em atividade, com mais de 150 anos de existência. Programação no https://carnavalop.com.br/.

CURVELO

Na região Central a parada é em Curvelo. De 21 a 25 de fevereiro, na Praça Central do Brasil, blocos, bandas e artistas de sucesso vão animar as noites dos curvelanos e visitantes. Alguns dos shows serão os mesmos que fazem o Carnaval de Belo Horizonte, a exemplo de Baianas Ozadas. Destaque para a valorização dos artistas locais, os chamados “pratas da casa”, também incluídos na festa, como nas edições anteriores. Para a criançada não ficar de fora, matinês serão realizadas de sábado a terça, entre 16 horas e 19 horas. A programação completa está nos endereços: www.facebook.com/carnavaldecurvelooficial

BELO HORIZONTE

O mais recente deles é também o maior: a própria Capital. O reinado de momo em Belo Horizonte ressurgiu nos últimos anos como uma festa democrática, feita pelos blocos de rua que desfilam principalmente durante o dia.

Tem pra todo mundo: serão 453 blocos em 520 desfiles programados entre 8 de fevereiro e 1º de março. Além disso, tem desfile de blocos caricatos, escolas de samba, palcos nas nove regionais da Prefeitura e centenas de eventos particulares. Tudo isso pra acabar de vez com aquela história de que o belo-horizontino não sabe pular.

Programação no www.portalbelohorizonte.com.br/carnaval

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *