Minas 300 anos

Minas Gerais em 300 fotos

Que “quem a conhece, não esquece jamais”, a gente não tem a menor dúvida. Mas como homenagear o lugar que não se contenta em ser somente a nossa terra natal? É um desejo, um orgulho, uma sina, um ato de fé. Um interminável e exaustivo subir e descer, é um monte de certezas cercado de dúvidas por todos os lados. É gritar de alegria e dor, às vezes misturando os dois. É saber de todos os tesouros existentes sob os pés. Ser ateu e ter fé. Ser crente e desconfiando. Fazer juras e garantir no fio do bigode.

300 anos se vão oficialmente. Mas são milênios nos povos que te fazem um só povo, ainda que a tez denuncie a individualidade da qual não se abre mão. Nas comidas, a história forjada pelos tropeiros. E na certidão de nascimento, a profissão que virou gentílico. Mas não é só de quem nasceu aqui. É de quem escolheu e foi aceito também

Já viu mineiro falando alto, deixando o vizinho conhecer o caminho do ouro? Não tem, né? O sussurro é arte há tempos burilada. Comer letras não é desleixo, é estratégia. Ignorância não há. Em raros casos apenas o não saber. Ainda!

E se algo falta, talvez o mar. Mas ele se fez presente de montanhas. Mas água não falta. Das nascentes a integração nacional e as bacias que fertilizam o continente.

Os 300 anos de Minas Gerais serão completados em 2 de dezembro. Então abrimos nossas comemorações hoje. Como faltam palavras, serão a partir de hoje – quando faltam 300 dias, 300 fotos. Serão 300 fotos, uma por dia.

Participe, mande a sua pra gente. Você tem 586,5 quilômetros quadrados pra escolher um cantinho, uma situação especial. Use a hashtag : #300anosMinas

Não se é mineiro impunemente. Pra sempre se é barroco, ferro e ouro, mesmo que seja só um quadro na parede. Minas é uma sentença em forma de amor.

Foto #1

Ouro Preto

ACOMPANHE NO NOSSO INSTAGRAM

um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: