Aprenda a fazer Broa de Arroz
2 mins read

Aprenda a fazer Broa de Arroz

“A broa de arroz é uma das receitas mais amadas pela família, ela não pode faltar na casa da Vó Maria. Essa não é uma quitanda que pode ser feita de uma hora para outra, ela precisa de uma preparação prévia. Um dia antes é necessário deixar o arroz de molho na água e depois a massa deve descansar e fermentar. Antigamente, antes da energia elétrica e do acesso a um liquidificador, fazer essa receita demandava muito trabalho. Era preciso plantar e colher o arroz, socá-lo no pilão para retirar a casca, deixar de molho e socar novamente para triturar. Uma maratona de trabalho para ter uma broa quentinha. Hoje o único trabalho que existe é saber qual das tias irá ficar com a borda torradinha. “

INGREDIENTES

1 litro de arroz branco

4 batatas-doce pequenas e duas batatas inglesas pequenas

1 litro de leite integral coalhado (de preferência leite in natura)

1 litro de leite integral, de preferência in natura.

Pitada de sal

1 xícara e 1/2 de açúcar cristal

4 a 5 folhas grandes de bananeira

2 colheres de sopa de fermento em pó

MODO DE FAZER

1- Lavar o arroz e deixar de molho em água por no mínimo 4 horas.

2- Retirar o excesso de água do arroz e bater no liquidificador com o leite integral.

3- Cozinhar as batatas só na água até ficarem firmes. Depois que esfriarem, bater no liquidificador junto com o leite coalhado (se o leite estiver com muito soro, retirar o excesso e bater somente a massa).

4- Em uma vasilha grande misturar os dois líquidos, colocar uma pitada de sal e misturar o açúcar. Deixar descansar por 12 horas para a massa fermentar. Não mexa a massa durante esse período.

5- A massa está pronta para assar quando ela começa a soltar bolhas. As bactérias presentes no leite coalhado irão fermentar o amido presente nas batatas e gerar uma massa cheia de bolhinhas de gás.

6- Somente na hora de assar, adicione o fermento em pó dissolvido com um pouco de leite.

 {Preparo das folhas de bananeira}

1- Lave as folhas de bananeira e retire o caule. Para amolecer a fibra, passe a folha sobre a chama do fogão. Pré aqueça o forno em temperatura média.


2- Depois de amolecer a folha, forre o tabuleiro. Com a ajuda de uma concha coloque a massa.
Asse em forno médio até ficar dourado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *