VLOG | Restauração das estatuas dos escritores mineiros
3 mins read

VLOG | Restauração das estatuas dos escritores mineiros

O POPFINO foi conferir na última segunda-feira (23) o processo final de restauração das esculturas de bronze dos escritores Carlos Drummond de Andrade, Henriqueta Lisboa, Murilo Rubião, Pedro Nava e Roberto Drummond.

As peças estavam instaladas em diversos pontos turísticos de Belo Horizonte, precisava de manutenção por terem sofrido vandalismo e a ação do tempo.

CONFIRA NOSSA REPORTAGEM:

Restauração

O autor das obras, Leo Santana, e a empresa Base Projetos, desenvolveram o planejamento completo de restauro que envolve a remoção, restauração, instalação e difusão do patrimônio.

As esculturas, que foram alvos de vandalismo recente, ou necessitavam de manutenção devido ao desgaste natural, foram retiradas no início do mês de novembro para iniciar as restaurações. No lugar delas, foram instaladas placas interpretativas temporárias de sinalização, que permanecerão até que as peças retornem ao seus locais de origem.

LEIA TAMBÉM: https://popfino.com.br/minas-ganha-a-rota-do-queijo-canastra/

Realizada pela Fundição Artística Ana Vladia, o processo de restauração não é simples. Ao final de um longo processo, uma peça fundida sai com muitas rebarbas, pequenos excessos ou falhas. Inicia-se, então, os ajustes com lixa de acabamento e eventuais soldas. Com a peça acabada, é feita a oxidação. São usados produtos químicos que darão a aparência final, dentro daquilo que é pretendido. Cumpridas todas as etapas, as peças são transportadas, montadas e instaladas nos seus devidos lugares, compondo a cena anteriormente planejada.

Vandalismo

Uma das peças mais danificadas foi a da escritora Henrique Lisboa, que teve as mãos e livro que estava sobre elas arrancados. Para reconstitui-las, foi necessário que o artista Léo Santana modelasse novamente essas partes. As mãos da escultura já foram fundidas e o próximo passo será a solta da peça recriada, seguida de finalização, oxidação e nova pátina.

escultura escritores belo horizonte

Outra peça que sofreu vandalismo é a do Carlos Drummond de Andrade, uma das mãos e o óculos foram arrancados. Já foram realizados os trabalhos de modelagem, fundição e solda.

Reinauguração das obras

A entrega as obras para a comunidade está marcada para o próximo dia 4 de março de 2023. Para marcar a reinauguração serão apresentadas novidades para fortalecimento do Circuito Literário de Belo Horizonte.

Serão apresentadas novidades como sinalização interpretativa, criação de roteiros literários pela Belotur, além de cooperação com a Secretaria Municipal de Segurança e Guarda Municipal para reforço da Segurança desse importante patrimônio cultural da cidade.

VIVA A LITERATURA E A ARTE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *