Livros de receitas: uma antiguidade preciosa
3 mins read

Livros de receitas: uma antiguidade preciosa

Editados com esmero desde a época dos manuscritos, os livros de receita nos ajudam a contar a história da culinária, da literatura, da cultura e da própria humanidade. Alguns do século XVII chegaram até nós e, graças ao trabalho de abnegados apaixonados pela gastronomia, podem ser encontrados digitalizados na internet.

Um exemplo é o “Um tratado da cozinha portuguesa”, que remonta ao século XV.  Dividido em 4 seções – carne, ovos, leites e conservas – esse é, provavelmente, o mais antigo livro de culinária em língua portuguesa. De autoria desconhecida e originalmente totalmente manuscrito, hoje é possível baixá-lo com escrita adaptada para o século XXI.

Outros são bem mais recentes, do século passado, e podem ser encontrados em sebos e sites. Visitando nossas memórias de infância e dando uma fuçadinha em estantes e gavetas encontramos verdadeiros clássicos que fizeram a boa encher d’água e já inspiram algumas aventuras na cozinha.

Veja aí uma listinha muito modesta, só pra te fazer vontade:

Receitas União

Quem nunca? Cada nova edição era esperada ansiosamente pelas donas de casa e toda a família. A coleção é guardada com cuidado e constantemente consultada por quem tem, pelo menos, um dos livros. “Gosto de infância” resume.

ONDE ENCONTRAR: https://amzn.to/3HNegHD

Livro de receitas União

Araxá Põe a Mesa

Se você não conhece a famosa terra de Dona Beja, na região do Alto Paranaíba, em Minas Gerais, espere o momento mais propício, respeite os protocolos sanitários impostos pela Covid-19, e vá! A estância de águas sulfurosas é puro charme, história e mesa farta. Mas os detalhes do turismo na região fica pra outro post. O que importa agora é a coleção de três livros lançada no final dos anos de 1980. Da entrada à sobremesa, passando pelas quitandas e compotas mineiras, está tudo lá!

ONDE COMPRAR: Estante Virtual

Minas de Forno & Fogão

Clássico de Maria Sebastião Christo ajudou no resgate dos sabores e saberes mineiros. É um dos responsáveis pela valorização da culinária típica do Brasil e seu reconhecimento mundo a fora.

ONDE ENCONTRAR: https://amzn.to/3UtZv4a

Minas de Forno e Fogão - Editora Papagaio

Quitutes da Tia Marilu

Uma pérola dos anos de 1960, os três livrinhos usam uma linguagem simples e direta. É só seguir os passos e se deliciar com sanduíches e canapés, salgadinhos, saladas e entradas, legumes e verduras, comida baiana, carnes e assados, peixes, massas, entre outras categorias.

Quitutes da Tia Marilu

Bônus 1

“Açúcar, uma sociologia do doce”, de Gilberto Freyre, não é um livro de receitas, embora contenha várias. A obra, que já completou 82 anos, iniciou os estudos sociológicos no Brasil a partir da alimentação. “A receita do doce é quase que só arte”, diz o autor. Quer mais alguma coisa para correr para a livraria?

ONDE ENCONTRAR : https://amzn.to/3us8w2Y

Bônus 2

Na pesquisa para esse post, encontramos um site que já amamos imediatamente. Faz uma visitinha lá. Tem muito material pra baixar de graça. 

LINK: http://amodistadodesterro.com/10-livros-de-culinaria-antigos-para-baixar-de-graca/

CONHECE ALGUM OUTRO LIVRO DE RECEITA ANTIGO? CONTA PARA A GENTE !

One thought on “Livros de receitas: uma antiguidade preciosa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *