LOCAIS PARA LEVAR CRIANÇAS PARA BRINCAR EM BH
As brincadeiras ao ar livre e o contato com a natureza são essenciais para o desenvolvimento infantil, já que a criança se sente mais estimulada a explorar, além de ter sua curiosidade e criatividade mais aguçadas.
Para ajuda para os marmanjos e listar alguns lugares de Belo Horizonte onde é possível que crianças e adultos se divirtam a valer a baixo custo e até de graça! Vamos la?!
Parque Municipal
Encravado bem no meio da cidade, o bom e velho Parque Municipal – oficialmente Parque Américo Gianetti – é um convite para os adultos relaxarem e deixarem as crianças queimar energia. É um espaço verde privilegiado que conta com monumentos e obras de arte espalhadas, além do Teatro Francisco Nunes e o Palácio das Artes.
As árvores, lagos e animais compõem o cenário perfeito para um bom pic-nic nos gramados espalhados estrategicamente para receber as famílias e grupos de amigos e suas toalhas coloridas e guloseimas. Também cercam a área de brinquedos gratuitos. Coloridos e pensados dentro dos princípios ergonômicos para proteger os pequenos de acidentes e promover a socialização, os brinquedos estão sempre lotados e é sempre bom que os adultos façam a supervisão das brincadeiras.
Tem também uma área de brinquedos pagos, mas os preços são bem populares. Em alguns deles é necessário o acompanhamento de um adulto se a criança for pequena. Uma tarde no Parque é uma experiência nostálgica para os adultos e divertidíssima para os pequenos.
Endereço: Av. Afonso Pena, 1321 – Centro, Belo Horizonte
Informações: https://prefeitura.pbh.gov.br/fundacao-de-parques-e-zoobotanica/parques
Parques na regional Barreiro e Oeste
Quatro parques das regionais Barreiro e Oeste, administrados pela Fundação de Parques Municipais e Zoobotânica, passaram por importantes intervenções nos últimos meses. Entre as obras realizadas estão a construção de uma pista de caminhada com 328 metros lineares no Parque do Bairro Havaí (conhecido como Parque Estrelinha); a revitalização da pista de caminhada do Parque Aggeo Pio Sobrinho; a reforma na entrada do Parque Bandeirante Silva Ortiz e a manutenção de brinquedos no Parque Ecológico Padre Alfredo Sabetta.
Endereços
Parque do Bairro Havaí :R. Manila, 300 – Havaí, Belo Horizonte
Parque Aggeo Pio Sobrinho : Av. Professor Mário Werneck, 2691 – Buritis, Belo Horizonte
Parque Bandeirante Silva Ortiz: Rua Paulo Piedade Campos, s/n (em frente ao número 31 – Estoril
Parque Ecológico Padre Alfredo Sabetta: R. Antônio Teixeira Dias, 1.085 – Teixeira Dias, Belo Horizonte
Informações: https://prefeitura.pbh.gov.br/fundacao-de-parques-e-zoobotanica/parques
Parque do Palácio
Ele já foi um símbolo do poder e do luxo em Minas Gerais, afinal era a residência oficial do governador e foi planejado por Oscar Niemeyer. Mas hoje, o antigo Palácio das Mangabeiras, no sul da Capital, é o Parque do Palácio.
O espaço foi, em 2022, aberto à população, e deu origem a um centro cultural, integrado à natureza, voltado para a promoção do lazer e da cultura, em meio à Serra do Curral, aos seus pés, no bairro Mangabeiras. A área, de proteção ambiental, abriga grande diversidade de espécies da fauna e flora, tanto do Cerrado, quanto da Mata Atlântica. Algumas, inclusive, ameaçadas de extinção.
Se não bastasse a natureza, as exposições de arte permanente e temporárias e o brunch (imperdível) a atividade mais deliciosa (na nossa opinião) é a oficina de bolhas de sabão gigantes que acontece nos domingos de manhã. Quem não se divertir com isso, pode desistir. Até os mais mal humorados se tornam crianças felizes durante a brincadeira!
Endereço:
Rua Prof. Djalma Guimarães, 161 – Bairro Mangabeiras – Belo Horizonte/MG
Informações: https://www.parquedopalacio.com.br
Museu dos Brinquedos
Outro local é O Museu dos Brinquedos fica na Avenida Afonso Pena,. O espaço expõe brinquedos de hoje, ontem e até anteontem! O espaço resgata brincadeiras antigas e mostra que criança gosta mesmo é de brincar e ter um tempo e um espaço em que as únicas ordens seja colocar a imaginação pra funcionar e se divertir.
Aviso! Um ou outro adulto poderá sair de lá com uma lágrima pendurada no canto do olho…
Endereço: Av. Afonso Pena, 2564 – Funcionários -Belo Horizonte
Informações: www.museudosbrinquedos.org.br
Parque Guanabara
E falando em nostalgia… quem foi, é ou vai ser criança em Belo Horizonte tem um compromisso marcado antes mesmo de nascer: passar um (ou muitas) tardes no Parque Guanabara, na região da Pampulha!
Por muita gente ainda chamado de “Mangueiras” por conta de um antigo restaurante que fica bem na frente do parque, o Guanabara é um ícone da cidade e é certeza de diversão para a família inteira, dos pequenos aos pais, passando pelos adolescentes. De quebra, que vai na Roda Gigante ganha de presente uma vista espetacular da região da Pampulha. Nossa dica é: faça isso ao pôr do sol e depois conta pra gente!
Endereço: Av. Expedicionário Benvindo Belém de Lima, 15 – São Luiz, Belo Horizonte
Informações: https://www.parqueguanabara.store/
Esplanada do Mineirão
O espaço gigante em torno do estádio garante a prática de diferentes esportes para todo mundo – dos pequenininhos aos marmanjos. Lá convivem as turmas do skate, dos patins, do patinete, da bike e quem mais chegar. Um verdadeiro encontro das tribos urbanas em harmonia, o que garante a segurança das crianças.
Além de também poder visitar o estádio do Mineirão. Você sabia que dentro do estádio existe um museu?
Aberto ao público em 2013, o Museu Brasileiro do Futebol (MBF) se apresentou como uma nova opção de cultura, entretenimento e lazer em Belo Horizonte. Sediado no Mineirão, o MBF pretende expor, pesquisar e preservar artefatos materiais e imateriais do futebol brasileiro, propiciando aos seus visitantes uma imersão ao universo do futebol.