LOCAIS PARA LEVAR CRIANÇAS PARA BRINCAR EM BH
7 mins read

LOCAIS PARA LEVAR CRIANÇAS PARA BRINCAR EM BH

As brincadeiras ao ar livre e o contato com a natureza são essenciais para o desenvolvimento infantil, já que a criança se sente mais estimulada a explorar, além de ter sua curiosidade e criatividade mais aguçadas.

Para ajuda para os marmanjos e listar alguns lugares de Belo Horizonte onde é possível que crianças e adultos se divirtam a valer a baixo custo e até de graça! Vamos la?!

Encravado bem no meio da cidade, o bom e velho Parque Municipal – oficialmente Parque Américo Gianetti – é um convite para os adultos relaxarem e deixarem as crianças queimar energia. É um espaço verde privilegiado que conta com monumentos e obras de arte espalhadas, além do Teatro Francisco Nunes e o Palácio das Artes.

parque municipal Isabel Baldoni/PBH
Foto Isabel Baldoni/PBH

As árvores, lagos e animais compõem o cenário perfeito para um bom pic-nic nos gramados espalhados estrategicamente para receber as famílias e grupos de amigos e suas toalhas coloridas e guloseimas. Também cercam a área de brinquedos gratuitos. Coloridos e pensados dentro dos princípios ergonômicos para proteger os pequenos de acidentes e promover a socialização, os brinquedos estão sempre lotados e é sempre bom que os adultos façam a supervisão das brincadeiras.

Tem também uma área de brinquedos pagos, mas os preços são bem populares. Em alguns deles é necessário o acompanhamento de um adulto se a criança for pequena. Uma tarde no Parque é uma experiência nostálgica para os adultos e divertidíssima para os pequenos.

Endereço: Av. Afonso Pena, 1321 – Centro, Belo Horizonte 

Informações: https://prefeitura.pbh.gov.br/fundacao-de-parques-e-zoobotanica/parques

Quatro parques das regionais Barreiro e Oeste, administrados pela Fundação de Parques Municipais e Zoobotânica, passaram por importantes intervenções nos últimos meses. Entre as obras realizadas estão a construção de uma pista de caminhada com 328 metros lineares no Parque do Bairro Havaí (conhecido como Parque Estrelinha); a revitalização da pista de caminhada do Parque Aggeo Pio Sobrinho; a reforma na entrada do Parque Bandeirante Silva Ortiz e a manutenção de brinquedos no Parque Ecológico Padre Alfredo Sabetta.

Endereços

Parque do Bairro Havaí :R. Manila, 300 – Havaí, Belo Horizonte

Parque Aggeo Pio Sobrinho : Av. Professor Mário Werneck, 2691 – Buritis, Belo Horizonte 

Parque Bandeirante Silva Ortiz: Rua Paulo Piedade Campos, s/n (em frente ao número 31 – Estoril

Parque Ecológico Padre Alfredo Sabetta: R. Antônio Teixeira Dias, 1.085 – Teixeira Dias, Belo Horizonte 

Informações: https://prefeitura.pbh.gov.br/fundacao-de-parques-e-zoobotanica/parques

Ele já foi um símbolo do poder e do luxo em Minas Gerais, afinal era a residência oficial do governador e foi planejado por Oscar Niemeyer. Mas hoje, o antigo Palácio das Mangabeiras, no sul da Capital, é o Parque do Palácio.

Parque do Palácio
Parque do Palácio FOTO: Dilson Ferreira

O espaço foi, em 2022, aberto à população, e deu origem a um centro cultural, integrado à natureza, voltado para a promoção do lazer e da cultura, em meio à Serra do Curral, aos seus pés, no bairro Mangabeiras. A área, de proteção ambiental, abriga grande diversidade de espécies da fauna e flora, tanto do Cerrado, quanto da Mata Atlântica. Algumas, inclusive, ameaçadas de extinção.

Se não bastasse a natureza, as exposições de arte permanente e temporárias e o brunch (imperdível) a atividade mais deliciosa (na nossa opinião) é a oficina de bolhas de sabão gigantes que acontece nos domingos de manhã. Quem não se divertir com isso, pode desistir. Até os mais mal humorados se tornam crianças felizes durante a brincadeira!

Endereço:

Rua Prof. Djalma Guimarães, 161 – Bairro Mangabeiras – Belo Horizonte/MG

Informações: https://www.parquedopalacio.com.br

Outro local é O Museu dos Brinquedos fica na Avenida Afonso Pena,. O espaço expõe brinquedos de hoje, ontem e até anteontem! O espaço resgata brincadeiras antigas e mostra que criança gosta mesmo é de brincar e ter um tempo e um espaço em que as únicas ordens seja colocar a imaginação pra funcionar e se divertir.

Aviso! Um ou outro adulto poderá sair de lá com uma lágrima pendurada no canto do olho…

Endereço: Av. Afonso Pena, 2564 –  Funcionários -Belo Horizonte

Informações: www.museudosbrinquedos.org.br

Foto: Amanda Seixas

E falando em nostalgia… quem foi, é ou vai ser criança em Belo Horizonte tem um compromisso marcado antes mesmo de nascer: passar um (ou muitas) tardes no Parque Guanabara, na região da Pampulha!

parque guanabara belo horizonte pampulha
Roda Gigante no Parque Guanabara crédito: Carlla Silva

Por muita gente ainda chamado de “Mangueiras” por conta de um antigo restaurante que fica bem na frente do parque, o Guanabara é um ícone da cidade e é certeza de diversão para a família inteira, dos pequenos aos pais, passando pelos adolescentes. De quebra, que vai na Roda Gigante ganha de presente uma vista espetacular da região da Pampulha. Nossa dica é: faça isso ao pôr do sol e depois conta pra gente!

Endereço: Av. Expedicionário Benvindo Belém de Lima, 15 – São Luiz, Belo Horizonte 

Informações: https://www.parqueguanabara.store/

O espaço gigante em torno do estádio garante a prática de diferentes esportes para todo mundo – dos pequenininhos aos marmanjos. Lá convivem as turmas do skate, dos patins, do patinete, da bike e quem mais chegar. Um verdadeiro encontro das tribos urbanas em harmonia, o que garante a segurança das crianças.

Além de também poder visitar o estádio do Mineirão. Você sabia que dentro do estádio existe um museu?

Aberto ao público em 2013, o Museu Brasileiro do Futebol (MBF) se apresentou como uma nova opção de cultura, entretenimento e lazer em Belo Horizonte. Sediado no Mineirão, o MBF pretende expor, pesquisar e preservar artefatos materiais e imateriais do futebol brasileiro, propiciando aos seus visitantes uma imersão ao universo do futebol.

Museu Brasileiro do Futebol mineirão
Foto: Reprodução site Museu Brasileiro do Futebol

ENTÃO, FAÇA SUA ESCOLHA E NÃO ESQUEÇA DE CONVIDAR A GENTE! 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *