Festival Tudo é Jazz celebra duas décadas com homenagem à Frank Sinatra
O Festival Internacional de Jazz de Ouro Preto – Tudo é Jazz – festival de jazz pioneiro em Minas Gerais – celebra duas décadas trazendo uma programação especial com um tributo a Frank Sinatra, que acontecerá na Praça Tiradentes, no dia 05 de agosto, às 22 horas, com oferecimento da Gerdau, a maior empresa brasileira produtora de aço. Carla Sceno e Wilson Sideral são os convidados da Orquestra Jazz Big Band para show de homenagem ao cantor americano.
Considerado um dos maiores festivais de jazz do país e eleito entre os 10 melhores do mundo pelo selo de qualidade da prestigiada revista norte-americana Down Beat, o Tudo é Jazz deste ano fará homenagem à sua idealizadora, Maria Alice Martins (agosto 1951 – novembro 2020). O tributo a Frank Sinatra estava nos planos de Maria Alice Martins e, como não foi possível concretizá-lo em vida, será realizado nesta edição comemorativa de vinte anos, com entusiasmado aval de Dona Terezinha, mãe de Maria Alice e grande fã do cantor.
“Além da bela homenagem à Maria Alice, Frank Sinatra é uma referência musical, à altura de um momento tão único para o Festival Tudo é Jazz, que é a celebração de seus vinte anos. A verdade é que Frank Sinatra é um coringa no seleto e festejado mundo da música americana e guarda especial importância graças ao seu duplo perfil de cantor e ator de sucesso. Perfil que lhe rende o crédito de ter dilatado significativamente o público do jazz, rompendo barreiras de classes sociais, gerações e etnias, tanto nos Estados Unidos quanto mundo afora”, ressalta Tulio Mourão, responsável pela direção geral do tributo e curador do festival.
O destaque desse tributo será a possibilidade de eternizar as belas canções de Frank Sinatra pelos intérpretes mineiros Wilson Sideral e Carla Sceno, que contarão com arranjos da Jazz Big Band, que traduzem a sofisticação, o romantismo e o imbatível glamour dos anos 40, recriando algo da atmosfera das grandes “Big Bands”.
A homenagem tem a direção geral de Túlio Mourão, o apoio da Associação dos Artistas e contará com uma convidada especial da cena paulista, a Orquestra Jazz Big Band, sob regência de Mario Tirolli.
JAZZ BIG BAND
Criada na casa do lendário maestro Luiz Arruda Paes, no ano de 2000, a Jazz Big Band é formada por profissionais, professores e alunos da Associação dos Artistas e conta com cantores e uma diversidade de instrumentos, como saxofones, trombones, trompetes, baixo, bateria, piano, teclado, percussão.
Uma das mais competentes orquestras do Brasil, a Big Band realiza apresentações em vários festivais de jazz, mas também shows em outros gêneros musicais, assim como dividiram o palco com atores e cantores em musicais.
LEIA TAMBÉM: Pato Fu e Orquestra Ouro Preto se unem para celebrar os 30 anos da banda
WILSON SIDERAL
Cantor, compositor, guitarrista e produtor musical, Wilson Sideral mistura em sua música “Sideral” elementos do rock, soul, mpb e blues. Mineiro de Alfenas, mas atualmente vivendo em Belo Horizonte, possui cinco álbuns de estúdio lançados e o EP Digital (#Singles) e encaminha para o final da trilogia “Wilson Sideral Tropical Blues”, que chegará ao Vol. 3 em breve, em todas as plataformas digitais.
Apresentações em grandes festivais de música, como Rock in Rio, Planeta Atlântida, Pop Rock Brasil, Triângulo Music Festival e Planeta Brasil, estão na “bagagem” do cantor mineiro, que está sempre “na estrada” e tem, na presença de palco, qualidade musical e carisma, características marcantes de suas apresentações.
CARLA SCENO
Mineira de Viçosa, Carla Sceno é cantora, compositora e multiinstrumentista. Sua história com a música começou aos 10 anos de idade quando arriscou as primeiras notas no violão antigo de sua mãe. Aos 12 anos, compôs sua primeira música e não parou desde então. Seu primeiro contato com os palcos foi em 2010, no 1° festival de música do colégio Anglo de Viçosa, no qual ganhou o prêmio de melhor canção com a música “Não Tente me Entender” e melhor intérprete.
Nos últimos anos, se apresentou em diversos festivais, como Mississipi Blues e Jazz, Music Cosmos Festival, Palco Ultra Festival, VI Jazz Festival, Buena Vista Festival, Savassi Jazz Festival e foi finalista do FENAC – Festival Nacional da Canção em 2020. Além disso, foi semifinalista do The Voice Brasil em 2020, compôs mais de 300 músicas e atualmente se dedica ao seu segundo álbum, previsto para o segundo semestre deste ano.
EXPOSIÇÃO
O público terá oportunidade ainda de apreciar a exposição Tudo é Jazz – 20 anos, que compartilha belas imagens de todo esse tempo, captadas pelo fotógrafo Eduardo Trópia, e registram e reafirmam o vigor, a diversidade e significado do festival.
A mostra, que tem a curadoria do fotógrafo Guilherme Horta e conta com painéis suspensos e exibição de vídeos com trechos das edições do Festival ficará exposta na Casa dos Contos, do dia 04 até dia 21 de agosto, de terça-feira a sábado, das 10h às 19h; e aos domingos, das 10h às 14h.
TUDO É JAZZ
Considerado um dos maiores festivais de jazz do país e eleito entre os 10 melhores do mundo pelo selo de qualidade da prestigiada revista norte-americana Down Beat, o Tudo é Jazz deste ano fará homenagem à sua idealizadora, Maria Alice Martins (agosto 1951 – novembro 2020) e tributo a Frank Sinatra. Assina a curadoria do festival, o pianista e compositor Tulio Mourão e a direção geral é de Rud Carvalho.
O Tudo é Jazz é realizado com recursos da Lei Federal de Incentivo à Cultura e apresentado pela Gerdau e conta também com o patrocínio do Instituto Cultural Vale e Cemig. A Gerdau também é patrocinadora do festival por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais. O festival conta ainda com apoio das prefeituras de Ouro Preto, Ouro Branco, Congonhas e Itabirito.
PROGRAMAÇÃO COMPLETA DE OURO PRETO
Não é necessária a retirada de ingressos
3 de agosto – quarta-feira
19h – Oficina de capacitação do setor turístico – SENAC – Inovação no Turismo
Local: Casa de Gonzaga – Rua Claudio Manuel n: 61
4 de agosto – Quinta feira
19h – Abertura da exposição TUDO É JAZZ 20 ANOS, com fotografias de Eduardo Trópia e curadoria de Guilherme Horta. A exposição vai até o dia 21 de agosto.
Local: Casa dos Contos – R. São José, 12 – Centro
19h30 – Show: Áureo Lopes Quarteto
Local: Casa dos Contos – R. São José, 12 – Centro
21h – Show: Sophisticated Lady – Um Tributo a Ella Fitzgerald, por Chon e Renato Saldanha
Local: Restaurante O Passo Pizza Jazz – R. São José, 56 – Centro, Ouro Preto
5 de agosto – Sexta feira
19h – Tulio Araujo
Local: Praça Tiradentes
20h30 – Cristovão Bastos e Mauro Senise
Local: Praça Tiradentes
22h – Tributo a Frank Sinatra com Orquestra Jazz Big Band e convidados: Wilson Sideral e Carla Sceno
Local: Praça Tiradentes
23h30 – Madeleine Peyroux (USA)
Local: Praça Tiradentes
6 de agosto – Sábado
10h – Masterclass: Cristovão Bastos e Mauro Senise
Local: Casa de Gonzaga – Rua Claudio Manuel n: 61 – centro
11h – Barroco Jazz – Cortejo musical da Praça Tiradentes até Igreja de São Francisco de Assis
12h30 – Almoço para patrocinadores e convidados no restaurante Bené da Flauta
Show: Alexandre Araújo (evento fechado)
15h – Camila Rocha Quarteto
Local: Largo do Rosário
16h – Felipe Continentino Trio
Local: Largo do Rosário
17h30 – Thiago Espírito Santo e Sandro Haick
Local: Largo do Rosário
20h – Gabriel Grossi Quarteto
Local: Praça Tiradentes
21h30 – Hugo Fattoruso e Quinteto Barrio Sur (Uruguai)
Local: Praça Tiradentes
23h – Ana Cañas
Local: Praça Tiradentes
7 de agosto – Domingo
10h – Cortejo Fanfarra Desembargador Horácio Andrade
Local: Praça Tiradentes
12h30 – Almoço de patrocinadores e convidados no restaurante O Passo Pizza Jazz
Show: Letícia Leal (evento fechado)
13h – Cortejo: Bloco Magnólia
Local: Largo do Cinema até Largo do Rosário
14h – Show – Bloco Magnólia
Local: Largo do Rosário
15h30 – Happy Feet
Local: Largo do Rosário
Mais informações no site: www.tudoejazz.com
Instagram: @tudoejazz
SERVIÇO
Show Internacional: Tributo a Frank Sinatra com Orquestra Jazz Big Band e convidados: Wilson Sideral e Carla Sceno
05/08/2022, às 22h, Praça Tiradentes – Ouro Preto – MG.