Cine Humberto Mauro exibe mostra inédita Os Faroestes de Budd e Scott
3 mins read

Cine Humberto Mauro exibe mostra inédita Os Faroestes de Budd e Scott

A partir do dia 22 de abril de 2023 (sábado), o Cine Humberto Mauro apresenta a mostra inédita “Os Faroestes de Budd e Scott”, dedicada a filmes realizados pelo cineasta norte-americano Budd Boetticher em parceria com o ator Randolph Scott. As exibições gratuitas seguem em cartaz até o dia 1º de maio de 2023 (segunda-feira).

A mostra conta com a exibição de Seminole (1953), 7 Homens Sem Destino (1956), O Resgate do Bandoleiro (1957), Um Homem de Coragem (1958), O Homem Que Luta Só (1959), Cavalgada Trágica (1960), O Rei dos Facínoras (1960) e Pistoleiros do Entardecer (1962). Já os longas Entardecer Sangrento (1957)Fibra de Herói (1958) serão disponibilizados como conteúdo exclusivo na plataforma CineHumbertoMauroMAIS durante o período da mostra.

Fibra de Herói (Buchanan Rides Alone, Budd Boetticher, 1958)
Fibra de Herói (Buchanan Rides Alone, Budd Boetticher, 1958) Imagem

Faroestes

O período de maior popularização dos faroestes já estava em seu entardecer quando o cineasta norte-americano Budd Boetticher se aliou ao ator Randolph Scott na criação de alguns filmes nesse gênero. Por um lado, essas histórias haviam saturado o mercado: durante os anos 1950, o faroeste era o gênero mais popular em Hollywood e houve uma enxurrada de filmes de faroeste produzidos nessa década, fazendo com que alguns espectadores perdessem o interesse em lançamentos do tipo. Mas, por outro lado, no trabalho de alguns cineastas, era como se o gênero adquirisse um aspecto de maturidade, resultando em obras mais complexas e refinadas.

LEIA TAMBÉM: Agenda

Budd e Scott (Boetticher dirigindo e Scott estrelando) formaram uma parceria duradoura e criaram justamente uma abordagem mais refinada de faroeste, que era mais sutil e, em certo sentido, mais realista. Isso foi apreciado por críticos e cinéfilos que estavam cansados dos clichês do gênero. Alguns dos filmes mais famosos de Budd e Scott, como “7 Homens Sem Destino” e “O Homem Que Luta Só”, são cultuados como clássicos extraordinários dentro desse gênero.

Os filmes da dupla são conhecidos por seu ritmo preciso, personagens com dilemas realistas e pela cinematografia impressionante. Eles trabalharam juntos em um total de sete filmes, nos quais Scott desempenhou uma variedade de papéis, incluindo anti-heróis e protagonistas falhos, o que era incomum para a época.

História Permanente do Cinema

Para complementar a programação presencial, irá ocorrer uma sessão da mostra História Permanente do Cinema com o filme O Resgate do Bandoleiro (1957), dirigido por Budd Boetticher. A sessão será comentada por José Ricardo Miranda Jr, no dia 27 de abril de 2023, às 17h. Na narrativa do longa, após perder o cavalo em uma aposta, Pat Brennan enfrenta diversos desafios após pegar uma carona em uma carroça junto com dois recém-casados, Willard e Doretta Mims. 

OS FAROESTES DE BUDD E SCOTT | CINE HUMBERTO MAURO

Data: 22 de abril (sábado) até 1º de maio (segunda-feira) de 2023

Horário: Variável

Local: Cine Humberto Mauro – Palácio das Artes

(Av. Afonso Pena, 1537, Centro, Belo Horizonte)

Classificação Indicativa: Variável

ENTRADA GRATUITA

Os ingressos serão distribuídos na bilheteria do Cine Humberto Mauro 1 hora antes de cada sessão

Informações para o público: (31) 3236-7400

VLOGS

RECEITAS

roteiros de viagem

ROREIROS DE VIAGEM

Selecionamos os melhores roteiros para você visitar na próxima viagem!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *