FÉRIAS É NO MUSEU! – EDIÇÃO JANEIRO 2024
8 mins read

FÉRIAS É NO MUSEU! – EDIÇÃO JANEIRO 2024

Em janeiro de 2024, entre os dias 16 e 28/01, sempre de terça a domingo e atividades de manhã e de tarde, o MM Gerdau apresenta a nova edição do Férias é no Museu! O projeto, destinado às crianças e familiares, tem como proposta oferecer um programa de atividades para desenvolver a mente científica, pesquisadora e artística dos participantes, por meio de oficinas e atividades lúdicas, que abordam aspectos técnicos.

Neste ano, O Férias é no Museu levará as crianças e seus familiares a descobrirem conceitos sobre pigmentos minerais e a formação e usos da argila, com muita diversão e estímulo para criarem por meio do imaginário das histórias! 

Especialmente nesta edição, o MM Gerdau traz ao público uma versão das atividades do projeto social “O Museu Atravessa a Cidade”. Desenvolvido pelo setor educativo do Museu, o projeto atende crianças da faixa-etária entre 3 e 5 anos, em escolas da rede municipal de Belo Horizonte. Agora, atravessando o Museu, o público poderá ter a experiência contada em uma narrativa construída a muitas mãos, não apenas pelo educativo, mas pelas figuras históricas representadas em cada contação de história que nos ensinam diferentes técnicas e ofícios. 

Além disso, no dia 27/01, integrando a programação de férias, acontece a nova edição do Encontro de Colecionadores Mirins de Minerais. Crianças colecionadoras irão expor suas coleções em um momento de descontração! Haverá identificação de amostras pela equipe de Geociências do Museu, além de ação interativa em parceria com a Aricanga Mine. As inscrições das oficinas serão realizadas com uma hora antes do início das atividades, diretamente na recepção principal do MM Gerdau. Para as contações de histórias não será necessário realizar inscrição prévia. Vagas limitadas e sujeito à lotação do espaço.

PROGRAMAÇÃO:

CONTAÇÃO DE HISTÓRIA: CHICO REI E RAINHA DJALÓ 

Duração: 30 minutos 

Inscrições: Não há necessidade de inscrição prévia 

Data: 16, 18, 23, 25 e 28 (manhã e tarde) e 21/01 (manhã) 

Horário: 10h30 às 11h e 14h30 às 15h 

Local: Auditório Bateia 

Público: Livre 

Acessibilidade: Acessível para todas as idades, pessoas com deficiência física e/ou intelectual, pessoas neurodivergentes 

Número máximo de participantes: Sujeito à lotação do espaço 

Os narradores-viajantes vão do Brasil ao Congo e lá conhecem a Rainha Djaló e Chico Rei, que os presenteiam com conhecimentos, amostras e pigmentos minerais, máscaras africanas e muitas histórias para contar! Eles nos contam histórias dos povos da África que, antes de chegarem no Brasil, durante o cruel processo de escravização, já sabiam minerar ouro, moldar ferro, fazer tintas com pigmentos minerais e até mesmo encontrar diamantes! Os viajantes voltam do Congo com a mala recheada de presentes que são para todos: para quem conta e para quem ouve as histórias. 

OFICINA: MÁSCARAS AFRICANAS COM PIGMENTOS MINERAIS 

Duração: Até 60 minutos 

Inscrições: 1 hora antes do evento 

Data: 16, 18, 23 e 25 (manhã e tarde) e 21/01 (manhã) 

Horário: 11h às 12h e 15h às 16h 

Local: Praça de Convivência 

Público: Livre 

Acessibilidade: Acessível para todas as idades, pessoas com deficiência física e/ou intelectual, pessoas surdas e surdocegas, pessoas com deficiência visual e com baixa visão, pessoas neurodivergentes 

Número máximo de participantes: 30 crianças 

Nesta oficina vamos confeccionar máscaras africanas e fazer a pintura com pigmentos minerais exaltando a diversidade cultural e as artes visuais do continente africano, que se relaciona diretamente com a diversidade e riqueza artísticas e culturais do Brasil. 

CONTAÇÃO DE HISTÓRIA: DONA IZABEL E AS BONEQUINHAS DO VALE DO JEQUITINHONHA

Duração: 30 minutos 

Inscrições: Não há necessidade de inscrição prévia Data: 17, 19, 20, 24 e 26 (manhã e tarde), dia 21 (tarde) e 27/01 (manhã)

Horário: 10h30 às 11h e 14h30 às 15h 

Local: Auditório Bateia 

Público: Livre 

Acessibilidade: Acessível para todas as idades, pessoas com deficiência física e/ou intelectual, pessoas neurodivergentes Número máximo de participantes: Sujeito à lotação do espaço

Os narradores-viajantes, em uma carroça, atravessam o Vale do Jequitinhonha. Estão nessa jornada porque ouviram falar de algumas mulheres daquela região que criam bonecas feitas de argila. No caminho, a carroça quebra e eles se veem desamparados. E agora? No horizonte, lá longe, vem uma senhora, andando devagar: é a Dona Izabel! Com sua simplicidade e gentileza, ela os convida para comer e beber em sua casa. Uma vez lá, Dona Isabel os presenteia com inúmeras riquezas: as histórias que sabe contar, cheias de conhecimento e sabedoria, sobre o lugar onde vive; conta sobre como vive com os recursos da terra, usando-os de forma sustentável; mostra a cerâmica que sabe moldar, com suas mãos à sua vontade, e o pão de queijo, também feito por ela, quentinho, com sabor de Minas Gerais!

OFICINA: MOLDANDO ARGILA 

Duração: Até 60 minutos 

Inscrições: 1 hora antes do evento 

Data: 17, 19, 24 e 26/01 (manhã e tarde) 

Horário: 11h às 12h e 15h às 16h 

Local: Praça de Convivência 

Público: Livre 

Acessibilidade: Acessível para todas as idades, pessoas com deficiência física e/ou intelectual, pessoas surdas e surdocegas, pessoas com deficiência visual e com baixa visão, pessoas neurodivergentes 

Número máximo de participantes: 30 crianças 

Nesta oficina vamos criar e moldar em argila valorizando os saberes e ofícios das mulheres do Vale do Jequitinhonha e suas habilidades artesanais. A manipulação da argila está relacionada a um ofício ancestral, desenvolvido e praticado pelas sociedades humanas desde sua origem. 

ENCONTRO DE COLECIONADORES MIRINS DE MINERAIS 

Data: 27/01 

Horário: 14 às 16h30 

Local: Praça de Convivência 

Público: Livre 

Acessibilidade: Acessível para todas as idades, pessoas com deficiência física e/ou intelectual, pessoas surdas e surdocegas, pessoas com deficiência visual e com baixa visão, pessoas neurodivergentes.

MM GERDAU – MUSEU DAS MINAS E DO METAL 

Aberto ao público desde 22 de junho de 2010, o MM Gerdau se consolidou como uma instituição reconhecida no setor cultural do país. Já são mais de 1 milhão e 500 mil pessoas que visitaram o Museu neste período, com acesso gratuito e informações acessíveis sobre os patrimônios cultural e geológico de Minas Gerais e do Brasil. É um museu de ciência e tecnologia que conta a história da mineração e da metalurgia por meio de personagens históricos e fictícios, de maneira lúdica e interativa. 

MMGerdau praça da liberdade
Foto: Jomar Bragança

Ele abriga importante patrimônio geológico do país, oriundo do extinto museu municipal “Museu de Mineralogia Professor Djalma Guimarães”, com cerca de 4 mil amostras minerais, além de duas coleções particulares, de dois renomados e já falecidos colecionadores, Manfredo Kayser e Luiz Menezes, com cerca de 1,5 mil amostras minerais brasileiras.

SERVIÇO

FÉRIAS É NO MUSEU! – JANEIRO 2024 

Data: 16 a 28/01, de terça a domingo 

Hora: 10h30 e 14h30 

Endereço: Praça da Liberdade, nº680 – Prédio Rosa – Funcionários – Belo Horizonte/MG Entrada gratuita! 

www.mmgerdau.org.br 

@mmgerdau 

Google Arts & Culture – MM Gerdau 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *