3 mins read

CoMciência é convite para passear por universos diversos

Há muito tempo a ideia de que os museus são lugares quase sacros e empoeirados onde está guardado o passado já saiu de moda. Mas se tem uma exposição que derruba de vez essa ideia ultrapassada, essa é a CoMciência, aberta ao público até o dia 15 de março, no Museu das Minas e do Metal – Gerdau (@mmgerdau), na Praça da Liberdade, em Belo Horizonte.

A exposição, que tem entrada franca, é fruto do primeiro “Edital CoMciência – Ocupação em Arte, Ciência e Tecnologia”, lançado pelo MM Gerdau no ano passado. Através do edital foi realizada uma chamada de artistas e pesquisadores que atuam no desenvolvimento de trabalhos que passeiam entre arte, ciência e tecnologia, refletindo sobre as questões de nosso presente, e por que não, sobre quais questões o futuro nos reserva. A ideia surgiu do desejo de se estabelecer uma agenda contínua de ocupação criativa e propositiva dos espaços do museu e é voltada para a divulgação científica no museu.

Nessa primeira edição, foram recebidas 252 inscrições, oriundas de cinco continentes (América do Sul, América do Norte, Europa, Ásia e África), de 26 países ao todo, sendo 65% de propostas multi-área e 75% de projetos inéditos.

Os números alcançados são um reflexo de como as produções integradas de arte, ciência e tecnologia se tornam cada vez mais presentes em Minas, no Brasil e no mundo. Das 252 propostas, os curadores chegaram a 35 projetos pré-selecionados em uma primeira fase da curadoria (short-list), que ao final de 37 dias de trabalho de seleção, resultou na escolha dos seis trabalhos que compõem esta exposição. Dentre eles, quatro são inéditos, cujas narrativas e conceitos permeiam temas instigantes como a computação vestível, aprendizado de máquinas, seres bio-híbridos, princípios da vida orgânica e digital e sobrevivência espacial.

Nos trabalhos expostos tecnologia e vida estão mais que ligados. É pela arte que damos dimensão humana àquilo que parece ser apenas utilitário. A tecnologia – inescapável – que hoje parece guiar nossas vidas e muitas vezes nos faz flertar com o perigo da desumanização, toma outra dimensão quando nos chega intermediada pela arte.

Inquietante é uma boa palavra para a exposição, mas, talvez ou, pelo menos, para mim, existe a possibilidade de um certo conforto, quase paz, em meio àquilo que nem sempre compreendo e que nem sei se tem a pretensão de ser compreendido. CoMciência é pra quem gosta de tecnologia, quem gosta de arte e pra quem, principalmente, gosta de sair de uma exposição pensando naquilo que viu.

:: SERVIÇO::

MM Gerdau apresenta: Exposição “CoMciência”

Até 15 de março 2020

Horários de visitação: de terça a domingo, das 12h às 18h horas, e às quintas, das 12 às 22h.

Local: Museu das Minas e do Metal – Praça da Liberdade s/nº – Prédio Rosa

Informações: (31) 3516-7200

Entrada Franca

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *