Turismo sem dor de cabeça: dicas para uma viagem segura
3 mins read

Turismo sem dor de cabeça: dicas para uma viagem segura

Viajar para um novo destino é sempre uma aventura e, como toda aventura, oferece alguns riscos. No entanto, há muitas coisas que se pode fazer para ter mais segurança em qualquer época do ano.

Pesquisar leis e costumes locais

Qualquer lutar tem suas peculiaridades e é importante estar informado para evitar problemas. Alguns lugares proíbem o consumo de bebidas alcoólicas em vias públicas, outros exigem que se guarde o ticket de metrô mesmo após utilizá-lo, em certos lugares é necessário vestir-se de forma conservadora, por exemplo. E assim como gostamos que respeitem a nossa casa, devemos respeitar a casa dos outros.

Compartilhar o roteiro

Quando a viagem já estiver planejada, com deslocamentos e hospedagens definidos, é importante manter familiares e amigos a par dessas informações. Isso faz com que pessoas queridas possam saber onde você está, facilitando o contato em caso de emergência.

Garantir um jeito de se comunicar o tempo todo

O roaming internacional pode ser muito caro, mas há outras maneiras de se manter conectado. É possível adquirir um chip local para usar no celular ou comprar um chip internacional, o que significa ter internet em qualquer lugar.

Contratar um seguro viagem

Essencial para uma viagem tranquila. O seguro viagem garante atendimento médico em caso de doenças e protege contra imprevistos como extravio de malas. Existe todo tipo de cobertura extra, como seguro para notebooks e smartphones em casos de roubo ou furto qualificado. Pesquise uma seguradora credenciada e de boa reputação e escolha o pacote de melhor te atender.

Planejar chegar durante o dia a novos destinos:

Nem sempre é possível, mas o ideal é nunca chegar a uma nova cidade à noite. Durante o dia, é mais tranquilo usar transporte público e andar com malas pelas ruas. À noite, é possível que o único meio de transporte seguro seja um táxi, que sairá mais caro.

Não andar com o passaporte

Ele é um documento valioso e, por isso, deve ser mantido em segurança, de preferência dentro do cofre do hotel, para evitar perdas e furtos. No entanto, não se deve andar pelas ruas de um outro país sem documento, então é importante ter outro tipo de documentação com foto, como RG ou CNH, e sempre ter uma cópia do passaporte e uma versão digitalizada do mesmo no celular.

Ser discreto e estar sempre atento

Pequenos golpes com turistas são comuns em diversos países, principalmente nas atrações mais famosas. Para evitar esse tipo de situação, só com discrição e atenção. Falar alto em português, carregar bolsas grandes e andar para lá e para cá tentando fazer uma foto perfeita são alguns dos comportamentos que podem chamar a atenção de trombadinhas e golpistas, pois demonstram distração e deixam claro que se trata de um estrangeiro. Também é importante manter-se atento a pessoas desconhecidas que agem de forma incomum e evitar dar informações pessoais, como o local onde está hospedado.

Fonte: April Brasil Seguro Viagem


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *