Capital Leitão traz uma das sete maravilhas de Portugal para BH
2 mins read

Capital Leitão traz uma das sete maravilhas de Portugal para BH

Eleito uma das sete maravilhas da gastronomia portuguesa, o tradicional Leitão assado à Bairrada, prato típico dessa região de Portugal, é o destaque no novo espaço que o chef Cristóvão Laruça inaugurou na capital mineira.

O português, que já comanda o Restaurante Caravela, especializado na comida contemporânea do país europeu, abre agora, no bairro Santa Tereza, o Capitão Leitão, casa dedicada exclusivamente às receitas feitas com carne suína. Com uma proposta mais despojada e informal, o ambiente promete seguir a linha boêmia dos arredores.

O leitão à moda da Bairrada chega a ter uma média de cinco a seis quilos. A peça é temperada com sal, pimenta e vinho e costurada diretamente no espeto no qual é assada à brasa do fogão a lenha. “Uma especificidade do preparo é o fato de deixar a pele do porco com consistência crocante, mas sem pururucá-la”, destaca Laruça, que busca sempre mostrar que a culinária portuguesa vai muito além do bacalhau. Os pedaços vêm acompanhados por batata frita ou cozida, além de opções de salada, como são servidos na Terrinha.

Outra novidade é o menu degustação, que traz outras opções inusitadas, todas elaboradas com a carne de leitão. A cozinha aberta permitirá que o público assista ao preparo de embutidos e defumados típicos de diferentes regiões do país português, como farinheira, alheira, bochechas de porco cozidas, cabeça de xara e linguiça portuguesa. Esses e outros itens artesanais de Portugal e de Minas, como pães, compotas, conservas, queijos e doces, estarão disponíveis para venda em um empório do espaço.

O empreendimento ainda traz consigo a vocação de bar. Sob o comando da bartender e mixologista Jocassia Coelho, o Capitão Leitão apresenta uma carta de drinks autorais. A inspiração das bebidas vem de Fernando Pessoa. Para isso, existem opções como as gin tônicas, que representam os heterônimos do poeta, assumindo sabores exclusivos e sensações marcantes. Os poemas de Fernando também têm espaço especial. O drink “Tabacaria”, por exemplo, traz perfumes e sabores quentes, representando o fumo. Espumantes e vinhos nacionais e importados da região da Bairrada completam o menu.

SERVIÇO – CAPITÃO LEITÃO

Horários de funcionamento:

Almoço: Sexta, sábado e domingo – 12h às 16h

Jantar: Terça a sábado – 19h às 00h

Endereço: Rua Silvianópolis, 364 – Santa Tereza

Telefone: (31) 3024-8764

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *