Roteiro Céu de Montanhas amplia oferta e já tem e-commerce
5 mins read

Roteiro Céu de Montanhas amplia oferta e já tem e-commerce

Lançado em julho de 2022, o catálogo “Céu de Montanhas”, publicação da Vale em parceria com o Instituto Rede Terra e com curadoria do designer Ronaldo Fraga, está frutificando.

Em evento na Feira Aproxima, realizada na Casa Fiat de Cultura, em Belo Horizonte, mais dez experiências turísticas foram somadas ao grupo. E para facilitar a vida de quem quer conhecer ou retornar às belezas e delícias de Brumadinho, o e-commerce no site do projeto já está disponível.

De acordo com a analista de sustentabilidade da Vale e coordenadora do Catálogo Céu de Montanhas, Daniele Teixeira, o projeto passa por um momento muito inovador.

“Amadurecemos muito. O Céu de Montanhas agora está muito mais direcionado para o mercado. Os turistas já podem acessar a plataforma, comprar as suas experiências, encomendar os produtos. Além disso, inovamos trazendo mais dez experiências turísticas inéditas, muitas delas voltadas para saúde e bem-estar em natureza, que na primeira versão não estavam disponíveis no catálogo. Existem dois grandes caminhos para o turista: o primeiro é a compra e a reserva feita pelo e-commerce, mas nós também temos dois receptivos parceiros (HT Happy Travel e  Brumatur) que cuidam de toda a parte de logística para apoiar na comercialização. Brumadinho é um território muito rico, muito diverso, com muitos sabores, muitas cores e aí é um roteiro de no mínimo uma semana pra gente conhecer Brumadinho com profundidade”, explica Daniele Teixeira.

NOSSO VÍDEO SOBRE O CÉU DE MONTANHAS

Experiências

E ela tem razão. As experiências são tão diversas e únicas como a possibilidade de conhecer uma quilombo original, fazer passeio de jipe e o seu próprio instrumento, até degustar um drinque ou um jantar molecular com a única mixologista molecular do país, Marcela Azevedo, da A Cachaçaria Itinerante.

Ponto muito importante do projeto é que ele faz parte das ações reparadoras referentes ao rompimento da barragem do Córrego do Feijão, em 2019. A partir do projeto, produtores, artistas e população estão reconstituindo sua autoestima e repactuando o modelo de produção local, baseado no modelo de economia circular e base comunitária

“Dizemos que o mais rico do Céu de Montanhas são as conexões que as pessoas fizeram. Hoje a gente tem diretamente 131 pessoas envolvidas. Então, a gente tem a questão de relacionar a montagem de um prato com uma cerâmica, com um drinque molecular e ao mesmo tempo a gente traz elementos da horta. A economia circular, criativa, acontece de uma maneira muito orgânica e é muito positiva para o território, porque isso traz uma integração e uma sustentabilidade, a médio e longo prazo”, pontua a coordenadora do Céu de Montanhas.

Vivências

Para o representante do Quilombo do Ribeirão, Jaime Ferreira, fazer parte do Céu de Montanhas é dar visibilidade à cultura preta e quilombola brasileira, preservando os conhecimentos locais sem ficar parado no tempo.

No Quilombo Ribeirão o visitante tem uma vivência cheia de música, alegria, samba e dança, além da deliciosa culinária, que tem como estrela maior a feijoada.

“Em Brumadinho temos um quilombo original e nós contamos a nossa história. A tradicional feijoada, que é o nosso carro-chefe. A feijoada representa muito o quilombo porque era o único alimento que o escravo recebia naquela época. Eram os restos dos porcos. Aquilo que não era aproveitado era dado para os escravos e o feijão preto era plantado também para os escravos. Os senhores não consumiam esse tipo de feijão. De tanto sofrimento se fez tradição e hoje a feijoada é um símbolo do Brasil apreciado por gente do mundo todo”, pontua Ferreira.

Idealizadora da Cachaçaria Itinerante, a mixologista Marcela Azevedo se tornou uma alquimista dos quintais em Brumadinho. No seu espaço ela se diverte criando receitas autorais cheias de experiências sensoriais surpreendentes e que valorizam os ingredientes locais.

“Minha marca é o coração porque aqui ele está. Assumi a minha paixão pelos quintais da nossa terra e pela mixologia molecular. Tudo isso junto me faz mais feliz ao lado dessas pessoas que fazem do Céu de Montanhas um projeto único”, emociona-se Marcela Azevedo.

SERVIÇOS

SITE OFICIAL: https://ceudemontanhas.com.br/

VLOGS

RECEITAS

roteiros de viagem

ROREIROS DE VIAGEM

Selecionamos os melhores roteiros para você visitar na próxima viagem!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *