3 mins read

HÉLIO OITICICA – DELIRIUM AMBULATORIUM NO CCBB BH

Vivenciar a arte, a performance e a potência do trabalho de Hélio Oiticica é o convite da exposição Hélio Oiticica – Delirium Ambulatorium, em cartaz no Centro Cultural Banco do Brasil Belo Horizonte (CCBB-BH).

Foto de Hélio Oiticica em NY

Crédito: cortesia do artista
Foto de Hélio Oiticica em NY Crédito: cortesia do artista

Exposição

A mostra reúne instalações, pinturas, esculturas e manifestações de Hélio Oiticica que marcou a história da arte mundial e influenciou gerações de artistas plásticos, músicos e pensadores. A exposição segue até 05 de fevereiro de 2024 e conta compatrocínio do BB Asset Management. A produção é da Tuîa Arte Produção.

Obra: Hélio Oiticica, Delirium Ambulatorium em Mitos Vadios, São Paulo, 1978
Obra: Hélio Oiticica, Delirium Ambulatorium em Mitos Vadios, São Paulo, 1978 Crédito: Andreas Valentin

Delirium Ambulatorium (1978), obra-conceito de Oiticica que dá nome à exposição, éum misto de proposição e performance, um “estado de invenção”, que coloca no centrode suas atenções a ideia de deambular na cidade como estopim crucial da invenção artística.

Obras

“Talvez esta seja a expressão mais radical da tentativa do artista de quebrar as distinções entre ateliê e rua, e, principalmente, entre artista e público, acionando o segundo como participante na atividade criadora e instaurando uma forma de expressão genuinamente disseminada e coletiva”, afirma o curador da mostra e pesquisador, Moacir dos Anjos.

Éden (1969)

Éden (1969), presente no pátio central do CCBB Belo Horizonte, convida o visitante a entrar em contato com folhas secas, espumas e pedras, deitar e rolar em colchões, além de sentir o pé na areia e passar os dedos na água. Sua primeira exibição ocorreu na Whitechapel Gallery, em Londres, e a obra não era reproduzida há mais de três décadas.

Obra: Éden (2023)
Crédito: Tais Stein
Obra: Éden (2023) Crédito: Tais Stein


A mostra abrange o trabalho de Oiticica desde os anos 1950, o período radicado em Nova York, até suas últimas produções nos anos 1970. São projetos, escritos, objetos, pinturas e instalações, como Bilaterais; Relevos espaciais; Núcleos; Penetráveis; Bólides; Capas-Parangolés – réplicas para serem experienciadas pelos visitantes.

SERVIÇO

Hélio Oiticica – Delirium Ambulatorium
Local
: Centro Cultural Banco do Brasil Belo Horizonte – Pátio e galerias do 3ª andar
Endereço: Praça da Liberdade, 450 – Funcionários, Belo Horizonte – MG
Período: 06 de dezembro até 05 de fevereiro de 2024

Funcionamento: de quarta a segunda, das 10h às 22h. Neste fim de ano, o CCBB Belo Horizonte fecha nos dias 24, 25 e 31 de dezembro e em 01 de janeiro.
Entrada gratuita, mediante retirada de ingresso no site ccbb.com.br/bh ou na
bilheteria do CCBB Belo Horizonte Classificação indicativa: Livre

LEIA TAMPÉM: NATAL LUZ MARIANA RECEBE CIRCUITO ITINERANTE DE CIRCO

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *