
CAPITÃO LEITÃO TRAZ UMA DAS SETE MARAVILHAS DE PORTUGAL PARA BH
Eleito uma das sete maravilhas da gastronomia portuguesa, o tradicional Leitão assado à Bairrada, prato típico dessa região de Portugal, é o destaque no novo espaço que o chef Cristóvão Laruça inaugurou na capital mineira.
O português, que já comanda o Restaurante Caravela, especializado na comida contemporânea do país europeu, abre agora, no bairro Santa Tereza, o Capitão Leitão, casa dedicada exclusivamente às receitas feitas com carne suína. Com uma proposta mais despojada e informal, o ambiente promete seguir a linha boêmia dos arredores.
O leitão à moda da Bairrada chega a ter uma média de cinco a seis quilos. A peça é temperada com sal, pimenta e vinho e costurada diretamente no espeto no qual é assada à brasa do fogão a lenha. “Uma especificidade do preparo é o fato de deixar a pele do porco com consistência crocante, mas sem pururucá-la”, destaca Laruça, que busca sempre mostrar que a culinária portuguesa vai muito além do bacalhau. Os pedaços vêm acompanhados por batata frita ou cozida, além de opções de salada, como são servidos na Terrinha.