Caneca Sincera completa seis anos de dedicação ao café em BH
Ele vai bem com doces ou salgados. Puro ou misturado. Pode ser pela manhã, depois do almoço, à tarde e até ao cair da noite. Se mesmo no calor ele é apreciado, quando chega o frio então… O café é a bebida mais amada no Brasil. E em Belo Horizonte não é diferente. Seja dentro – para consumo próprio ou na hora de receber uma visitinha – ou fora de casa – em padarias, lanchonetes, restaurantes, cafeterias ou até mesmo na rua, no corre-corre apressado do dia a dia –, o café está sempre presente.
Mas o consumo de café passa por uma transformação. Justamente por apreciarem tanto a bebida, as pessoas querem encontrar novos sabores, mais qualidade e entenderem melhor sobre aquilo que estão consumindo. Por isso, as buscas por onde saborear um bom café têm se intensificado na internet. Mas quem é de BH já tem uma referência nesse assunto: quem quer encontrar informações precisas e atualizadas sobre café já sabe onde ir: na Caneca Sincera.
Caneca Sincera
A página no Instagram foi criada pela publicitária e gestora cultural Janine Avelar em 2017 e, no próximo dia 24 de maio – Dia Nacional do Café –, completa seis anos no ar. Ao longo desse período, a Caneca Sincera já publicou centenas de dicas não apenas de lugares para degustar cafés de qualidade, mas também sobre harmonização, produção, cultura do café, técnicas de preparo e curiosidade sobre a bebida.
“A Caneca Sincera surgiu da minha paixão por cafés e por pedidos de amigos, que cobravam que eu falasse sobre os lugares que costumava frequentar para beber cafés de qualidade. Com o passar do tempo, se tornou um hub digital que abriga não apenas amantes de café, mas empresários, produtores, profissionais de comunicação, turismo, cultura e outros segmentos”, explica Janine.
Nesses seis anos, Janine calcula que, nas mais de 600 resenhas publicadas na página, ela e os visitantes da Caneca Sincera consumiram cerca de 5,5 mil litros de café. A página já publicou resenhas de cafeterias de mais de 40 cidades brasileiras e, graças também ao envio de colaboradores, conta com impressões sobre cafés de outras 30 cidades de 22 países, como Argentina, Chile, Portugal, Cuba, Itália, Estados Unidos, Suécia e Vietnã.
LEIA TAMBÉM: Pão de queijo ganha evento em sua homenagem
Rolês à busca de bons cafés
Dois anos depois de colocar a página no ar, Janine e sua então sócia, Jussara Paim, criaram o “Rolê com Caneca”, passeios que mesclam pontos icônicos de Belo Horizonte com experiências gastronômicas em torno do café. O evento, feito quase sempre a pé, já teve 25 edições, reunindo mais de 200 participantes e percorreu cafeterias, bares, confeitarias e restaurantes de diversos bairros da cidade, sendo atração também em eventos do calendário cultural de BH, como o Da Torra à Xícara, Virada Cultural e o Dia do Patrimônio Cultural do MM Gerdau- Museu das Minas e do Metal.
“O Rolê com Caneca foi uma maneira que encontramos de sair do ambiente virtual e trocar informações e experiências com as pessoas que nos acompanham sobre essa nossa paixão, que é o café. E também valorizar e divulgar o trabalho de quem investe em cafés de qualidade, ambientes charmosos e confortáveis e que estimulam essa vivência. Se Belo Horizonte ganhou o título de Cidade Criativa da Gastronomia, o café tem sua parte nessa conquista, e quem atua nesse segmento merece o devido reconhecimento”, frisa a comunicadora.
Passeios
Atualmente feito com a parceria do chef Camilo Taveira, o Rolê com Caneca conta com quatro passeios diferentes:
- Centro até a Praça da Liberdade “Da tradição à modernidade”
- Praça da Liberdade até a Rua Sapucaí “Subir Bahia e descer Floresta”
- Praça do Papa até o Cruzeiro “Da Serra do Curral descendo a Afonso Pena”
- “Entre Mercados”, que começa no Mercado Central e termina no Mercado Novo
Novos passeios
Para comemorar o aniversário de seis anos, foram criados mais dois “rolês”:
- Pampulha (“Pampulha 80 anos e muitos cafés!”)
- Dia dos Namorados (“O amor está em alta”), percorrendo pontos da cidade que mesclam romantismo e, claro, café!
Fazendas produtoras e café
Outra novidade programada para o aniversário é o lançamento de passeios por algumas das fazendas produtoras de café de Minas Gerais, quando os participantes poderão conhecer as técnicas mais atuais de produção, colheita, torrefação e moagem dos grãos.
“Temos sempre que ressaltar o papel de Minas na produção de café. Só em 2022, foram 21,9 milhões de sacas, o equivalente a 1,31 bilhão de quilos de café. Somos responsáveis por 43% de todo o café produzido no Brasil e 54% do valor bruto da produção nacional”, enumera Janine. “É essa riqueza, essa pujança que quero mostrar para as pessoas. Além das belezas de Minas”, completa.
Para comemorar o aniversário, Janine decidiu inverter a lógica: ela é que presenteou os fãs da Caneca Sincera com o lançamento de um novo site – canecasincera.com.br –, onde irá reunir não apenas as resenhas e dicas que vão para os Instagram, mas também conteúdos mais elaborados. “A rede social tem alguns limitadores. Agora, com o novo site, essa troca de experiências e conhecimentos ficará mais completa. Foi a forma que encontrei de agradecer pelo carinho de tanta gente ao longo desses anos. Espero que cada um possa brindar comigo neste aniversário visitando o site”. Com café, é claro!
Caneca Sincera
Site: http://canecasincera.com.br
Instagram: @canecasincera
Contato Janine Avelar: (31) 99373-8285
Crédito das Fotos: Ygor GS
VLOGS
RECEITAS
ROREIROS DE VIAGEM
Selecionamos os melhores roteiros para você visitar na próxima viagem!