2 mins read

Brumadinho assume vocação turística

Muito mais que o Instituto Inhotim – como se fosse pouco -, Brumadinho, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH) é um lugar para ser admirado por sua natureza, história e cultura. O projeto Céu de Montanhas, desenvolvido pela mineradora Vale – dentro das políticas de reparação após o rompimento da barragem do Córrego do Feijão, em 2019 – em parceria com o Instituto Rede Terra, listou e ajudou a desenvolver 28 empreendimentos com potencial turístico, oferecendo 31 vivências e 38 produtos.

O lançamento no Instituto Inhotim reuniu a comunidade e parceiros para apresentar o catálogo produzido com curadoria do estilista Ronaldo Fraga. O objetivo agora é divulgar a obra para que ela se transforme em roteiro oferecido pelas operadoras de turismo locais e nacionais.

LEIA TAMBÉM: Rota Capitão Senra é opção para estradeiros e amantes da natureza

Nos próximos 18 meses o projeto vai percorrer o circuito de eventos turístico no Brasil será lançado em Belo Horizonte terá lojas pop-ups em diferentes capitais.

Cada empreendimento estava em um grau diferente de maturidade. Alguns já bem maduros e outros que não sabiam, sequer, precificar os produtos oferecidos.

“Todos os diagnósticos realizados apontam o turismo como alavancador da economia de Brumadinho. Esse é um caminho natural. Minas Gerais é um destino desejado pelas pessoas, mas ainda pouco frequentado. O catálogo é um primeiro meio de facilitar esse encontro entre os segredos guardados aqui e as pessoas Foi um trabalho de imersão. Saio dessa experiência transformado pela cultura e força dessa gente que gosta de oferecer o que tem de melhor para quem chega”, explica Fraga.

Mas quem quer conhecer as belezas e delícias de Brumadinho não precisa esperar que as vivências se transformem em “produto de prateleira” nas operadoras.

Quem quiser se adiantar e ter o privilégio do pioneirismo de forma prática basta acessar o site do projeto: www.ceudemontanhas.com.br, fazer a sua própria rota e entrar em contato com os atrativos.

Cada empreendimento conta com uma descrição completa, preço e contatos disponíveis. É possível encontrar o artesanato e arte das comunidades quilombolas, os famosos ceramistas da cidade, comida típica feita com produtos orgânicos e até comida árabe servida na cerâmica feita pelo próprio chefe.

Ah! Tudo isso, claro, sem abrir mão de passar horas, talvez dias, conhecendo as novidades do Inhotim!

VIAGEM

RECEITAS

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *