7 vinhos chilenos e refrescantes para dias quentes
O verão já passou, mas o nosso país maravilhoso tem sol o ano inteiro. Assim podemos aproveitar esses dias para experimentar vinhos diferentes!
Segundo David Giacomini, produtor e curador da importadora Vinhos Novo Chile, o denominador comum para todo e qualquer “vinho de verão” é o frescor. “Esta característica é amplamente encontrada em brancos, rosés e tintos jovens, sem estágio em barricas de carvalho, vindos de regiões mais frias”, aponta.
Ele explica, ainda, que algumas uvas têm naturalmente mais acidez, como Sauvignon Blanc e Pinot Noir, resultando geralmente em vinhos frescos. “O enófilo também pode escolher rótulos com corpo mais leve e menor teor alcoólico, que vão pesar menos no paladar”, complementa Giacomini.
Confira uma lista com 7 vinhos que trazem essas características e farão bonito no seu verão:
AVID Sauvignon Blanc (Valle de Casablanca)
Traz grande complexidade aromática, excelente acidez e equilíbrio, mesmo com teor alcoólico mais elevado, de 14%. É frutado, mineral, untuoso e com notas de salsa e capim limão. Harmonize-os com moquecas, nhoque ao pesto com lascas de parmesão, atum selado com crostas de gergelim, purê de mandioquinha e risoto de limão siciliano.
Erasmo Rosé de Mourvedre (Valle del Maule)
Elaborado com uvas colhidas manualmente e fermentado com leveduras nativas, este rosé delicado traz em sua análise sensorial aromas de frutas vermelhas, framboesas e flores selvagens; com acidez refrescante e equilíbrio com final frutado. Servir geladinho, ao lado de carnes brancas, massas leves e saladas; ou à beira da piscina.
TRAPI Savage Pinot Noir (Valle de Osorno)
Laluca Merlot (Valle de Colchagua) — De cor rubi claro, este tinto possui aromas intensos de frutas vermelhas, como cereja e ameixa. Na boca é vívido e fresco. Harmonize com pimentões e legumes grelhados, salada de camarão e carnes brancas.
Erasmo Garnacha Alicante (Valle del Maule)
Suculento e equilibrado, traz intensos aromas de frutas vermelhas frescas e nuances de avelãs tostadas, resultantes do estágio em carvalho francês por três meses. Combine-o com uma tábua de queijos e embutidos, com massas ao sugo, pizza, hambúrguer e queijos de meia cura.
Laluca Malbec (Valle de Colchagua)
De um violeta profundo, traz notas de ameixa e violetas. De corpo médio, carrega consigo forte expressão de fruta no paladar, como framboesa e amoras. Para acompanhá-lo, nada como um polvo ou frango grelhados, carnes magras, massas com molhos vermelhos ou queijos de meia cura.
Fillo Carignan (Valle de Maule)
Elaborado a partir de vinhas velhas de 60 anos, traz um pouco mais de estrutura que os demais, mas é bastante floral e frutado. Com acidez de sobra e também um certo caráter mineral, tem final longo e intenso. Combina com peixes mais gordurosos, carnes brancas, vermelhas e sobremesas contendo frutas e cremes.
LEIA TAMBÉM