Cervejaria Läut fecha parceria com o restaurante Bolão

Um clássico da nossa gastronomia e uma jovem e ambiciosa cervejaria. Essa é a mistura. A Läut celebra um ponto de venda especial, ícone de BH. Agora as cervejas e chopes da marca são vendidas no estabelecimento e justamente quando o Bolão celebra seus 60 anos. Depois de todos os desafios da pandemia, a casa segue forte seu caminho e agora com a parceria com a Läut. Segundo João Roberto Pires essa conquista é muito importante pra cervejaria, pois agrega valor a ambos. A Läut está em franco crescimento no mercado e agora abraça um ponto turístico de BH.

Conheça a história do Bolão

Desde o princípio do século, a Praça de Santa Tereza foi o ponto principal do bairro. Localizada no cruzamento das ruas Mármore, Estrela do Sul e Tenente Vitorino, foi inaugurada em 1937 e denominava-se Praça de Santa Teresa (apenas em 1993 recebeu a atual denominação Praça Duque de Caxias). Naquele local se instalou o comércio com as lojas de “secos e molhados”, alfaiatarias, tinturarias, farmácias, clubes, casas de jogos, bares e restaurantes. Realizavam-se ali as sessões de “Cine Grátis”, “footing” e as barraquinhas para angariar fundos para a igreja.

Com o passar dos anos, mesmo com a mudança dos hábitos dos moradores da comunidade, a praça continuou sendo o local dos principais acontecimentos da comunidade. Nela existiam muitos bares e restaurantes como o Bar do Belô, o Bar do Spindola, a Sinuca do Durvalino, o Gininho e tantos outros.

José da Rocha Andrade, nascido em 19 de fevereiro de 1904 e Maria dos Passos Rocha, de 2 de abril de 1911, mudaram-se para Santa Tereza no dia 20 de novembro de 1938, com os filhos Maria Isaura, Nadir e Antônio. Quando fixaram residência na Rua Mármore já tinham mais seis filhos: Maria José, Marilda, Silvio, José Maria, Terezinha e Márcia. Todos trabalhavam para ajudar nas despesas da família.

Em 11 de Outubro de 1961, com ajuda dos filhos criou o famoso Bar Rocha & Filhos, que veio a ser conhecido como O Espagueti do Bolão. Com a criação do Bar do Rocha, a praça Santa Tereza passou a ter um novo ponto de encontro para os moradores do bairro. O bar foi criado onde era o Bar do Seu Spindola na Rua Estrela do Sul, 39, ao lado do prédio do cinema. A primeira atração para os fregueses foi um pastel muito gostoso que era feito na casa do seu Rocha e trazido por seu filho mais novo, Zé Maria, para ser vendido no bar. Entretanto, no trajeto entre a sua casa, na Rua Mármore e o bar, grande parte dos pasteis era comprado pelas pessoas, restando poucas unidades para serem vendidas no estabelecimento.

Zé Maria continuou trabalhando com seu pai e aprendeu a fazer um tempero especial para uma macarronada. Este novo prato agradou muito aos freqüentadores do bar. Desde então, num pequeno fogareiro, Zé Maria passou a fazer o prato tão apreciado. A cada dia aumentava o número de apreciadores desse novo prato que, pai e filho, para atender melhor a todos, compraram um fogão especial e faziam dezenas de porções diariamente.

Alguns anos depois o bar mudou para o outro lado da praça, em um local mais amplo, atendendo assim uma quantidade maior de fregueses. Na década de 90 foi criado o Bolão II, que funciona na esquina das Ruas Mármore e Tenente Durval, e oferece o mesmo cardápio do primeiro restaurante.

O Bar Rocha & Filhos é comandado pelos irmãos Antônio, José Maria e Silvio que fazem turnos diferentes de trabalho à frente do estabelecimento. Ainda trabalham no restaurante as irmãs Maria José, Marilda e Márcia que comandam as cozinhas. Atualmente, a tradição esta em sua terceira geração.

O Bolão, como é conhecido por todos hoje, firmou-se como sinônimo da boa gastronomia e do resgate da história e cultura de nossa Belo Horizonte.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.