Templuz leva a ancestralidade mineira e elementos naturais para a CASACOR Minas Gerais 2022
Reconhecida pela valorização do design brasileiro e referência em tecnologia e inovações, a Templuz apresentará novidades e tendências na CASACOR Minas Gerais 2022, que ocorrerá entre 09 de agosto e 25 de setembro, no Palácio das Mangabeiras (rua Djalma Guimarães, 161, Mangabeiras – Belo Horizonte).
Alinhada ao tema desta edição, “Infinito Particular”, a marca lançará duas peças autorais carregadas de histórias e memórias afetivas, concebidas pelo seu Estúdio MOOS (@estudiomoos) em collab com o arquiteto Natan Gil (@natangilarquitetura), o designer de produtos Pietro Oliveira (@pietroliveira) e a comunidade do Morro do Pilar, região da Serra do Cipó (MG). As soluções estarão, respectivamente, nos ambientes “Quarto de Hotel” e “Pavilhão Praia”.
O “Pavilhão Praia” foi projetado pelos vencedores do 1º Prêmio Jovens Arquitetos TerraTile, Ramon Dupláa Soares Pinheiro de Araujo Moreira, Caio Faria Camargos Vieira e Vinícius Lima Árabe Fonseca. Idealizado pelo João Grilo, o concurso tem apoio da Templuz – que tem em seu DNA a promoção e valorização de jovens talentos –, e tem como objetivo reconhecer, apresentar e promover arquitetos residentes em Minas Gerais, formados a partir de 2016. O prêmio em questão foi levar o ambiente para a edição 2022 da CASACOR Minas Gerais.
Com uma proposta que foge do convencional, a habitação parte de uma modulação organizada em três espaços que interagem com o interior construído – estar, banho, copa e dormitório – e o natural, resultando em um abrigo praiano.
“A construção transmite leveza e fluidez e possibilita diferentes configurações de acordo com as necessidades do morador. Para imprimir simplicidade e funcionalidade ao local foram utilizados materiais em seu estado mais natural: madeira, areia, tecido, pedras e cimentíceos”, descreve Ramon Dupláa.
Coube à Templuz materializar na iluminação o conceito da moradia que traz uma atmosfera rústica e ao mesmo tempo contemporânea, o que pode ser observado na criação do Estúdio MOOS em conjunto com Pietro Oliveira e o grupo de mulheres trançadeiras do Morro do Pilar.
““Coluna Indaiá” revisita nossa ancestralidade mineira e cria uma experiência afetiva em forma de luminária, através do processo centenário de tramas de fibra dessa planta do Morro do Pilar, região conhecida pelos chapéus feitos da mesma matéria-prima.
A própria história em torno do chapéu e do trabalho dessas mulheres foram nossa fonte de inspiração. O chapéu virou um rebatedor, assim toda a luz emitida é a luz da fibra do Indaiá e sua haste articulada tem uma leve angulação, como de quem se curva para tirar o chapéu. Esta é a primeira peça de uma família de produtos que serão criados contemplando diversas soluções”, ilustra Pietro Oliveira.
“Para esta edição da CASACOR a Templuz buscou junto ao Estúdio MOOS evidenciar o protagonismo dos novos talentos no design brasileiro e a valorização dos elementos naturais.
Com Pietro Oliveira chegamos à palha de Indaiá, fruto de um belíssimo trabalho sustentável da comunidade do Morro do Pilar, mas com um toque tecnológico. Aliás, pela primeira vez a comunidade experimenta o desenvolvimento de um produto diferenciado que estará na mais completa mostra de arquitetura, design de interiores e paisagismo das Américas”, ressalva Paola Duarte, gerente de negócios da Templuz.
Um oásis urbano e uma inspiração da natureza
O arquiteto Natan Gil deu uma nova perspectiva para o quarto de hotel e o transformou em um oásis urbano, um espaço acolhedor para que o hóspede possa se desconectar do caos externo e se conectar consigo mesmo. A proposta do arquiteto é mostrar que não é preciso viajar para uma cidade distante ou um outro país para se desconectar e relaxar, basta reservar um dia de folga ou um final de semana nesse hotel para vivenciar uma experiência singular.
“Oásis é um lugar de paz, no qual as rotas do comércio do deserto passavam para se alimentar, ter acesso à água, descansar. Partindo dessa inspiração, projetei um ambiente sem TV, com uma bela vista da mata, para que o hóspede aprecie a natureza, as obras de arte presentes no quarto e possa despertar outros sentidos. A água também é uma presença importante nesse refúgio”, descreve Natan Gil.
Em harmonia com o espaço, Natan concebeu uma coleção de luminárias cuja principal inspiração foram as borboletas. A sensação que teremos ao ver as luminárias no espaço é a de que as borboletas estão voando em direção à mata:
“A beleza das luminárias “Borbo” está na simplicidade da sua forma, que ao mesmo tempo é o que as torna sofisticadas. São peças que têm movimento, leveza e uma iluminação muito elegante e poética de luz e sombra. Desenvolvi quatro peças para essa linha e há dois anos discutia os detalhes com o Estúdio MOOS”, revela o arquiteto.
Estarão presentes no quarto de hotel o pendente e a luminária de mesa. Uma versão do pendente também estará no ambiente assinado pela arquiteta Janaína Araújo, que demonstrará a tecnologia touch empregada na linha. O Estúdio MOOS foi responsável pela viabilidade produtiva e tecnológica da confecção das peças.
“As collabs no Estúdio MOOS são uma iniciativa que promove a conexão entre diferentes linguagens e saberes, como um dos princípios da marca. O exercício deste fazer possibilita o desenvolvimento da diversidade do design nacional, visto a grandeza cultural do nosso país”, afirma Paola Duarte.
A Templuz também estará presente em outros 13 ambientes da CASACOR, com destaque ainda para o espaço Bistrô do chef Onildo Rocha, assinado pela Saraj James e Gustavo Greco, e a instalação multissensorial Cubo de Arte, de João Diniz.
CASACOR Minas Gerais
Local: Palácio das Mangabeiras -Praça Ephigênio de Salles, 01, Mangabeiras, Belo Horizonte/MG
Datas: de 09 de agosto a 25 de setembro de 2022
Horários de funcionamento:
Terça a Sexta – 14h às 22h
Sábado – 12h às 22h
Domingo – 11h às 20h
Ingressos pelo site: https://casacormg.byinti.com/#/
Informações: https://casacor.abril.com.br/