RESTAURANTE CASA AZEITE CELEBRA A VERSATILIDADE DO AZEITE COM COZINHA CRIATIVA
Quando Iolanda Vila Nova e Silva decidiu deixar a engenharia para se aventurar no universo da gastronomia, ela não imaginava que criaria muito mais do que um restaurante. Ao lado do sócio Philippe Borges, transformou um antigo casarão no bairro Floresta em um verdadeiro projeto de vida: um espaço que é, ao mesmo tempo, restaurante, lar e ponto de encontro. Assim nasceu a Casa Azeite, fruto do desejo de unir hospitalidade, arquitetura e cozinha autoral em torno de um ingrediente símbolo — o azeite.

Na Casa Azeite, o ingrediente mais cotidiano da cozinha ganha protagonismo. A escolha surgiu ainda na lua de mel dos sócios, quando, entre uma porção de azeitonas, decidiram que abririam um restaurante. O fruto, presente em diferentes culturas e culinárias, tornou-se símbolo de versatilidade e identidade para o projeto, inaugurado no bairro Floresta.
No cardápio, o azeite aparece em todas as etapas da refeição: inicia preparos, dá corpo a entradas e pratos principais, finaliza sobremesas e até compõe drinks. Mais do que técnica, é presença constante, com toques de ervas ou de laranja preparados na própria casa.
Entre as criações, a mousse de chocolate com flor de sal e azeite de laranja é o exemplo mais direto dessa proposta — simples e surpreendente, traduz a potência do azeite em transformar sabores.

Para Iolanda, o ingrediente vai além da cozinha, “o azeite está em quase todas as casas, no arroz, na salada, até em produtos de beleza. Aqui, damos a ele um novo papel: o de protagonista. Uma cliente disse uma vez que tudo era ‘azeitado’, e essa expressão traduziu o que buscamos. Para nós, azeite é fluidez, leveza, brilho e sabor. Queremos que a experiência na Casa Azeite seja assim: natural e descomplicada, como se tudo se encaixasse sem esforço.”
A cozinha
O cardápio valoriza a partilha e os sabores afetivos. As entradas compartilhadas são uma das marcas da casa, com combinações criativas como acelga na brasa com creme de castanha de caju e queijo grana dos Laura, croquete de milho defumado com queijo cuesta azul e carpaccio de abobrinhas com purê de limão.

Nos principais, destacam-se o arroz de pato com acelga e ovo perfeito, o bife de chorizo na brasa e a pupunha assada com molho de dendê e farofa de coco queimado. Para fechar, a já citada mousse de chocolate amargo com azeite de laranja, crocante de mel e flor de sal encerra a experiência com delicadeza e memória.

FOTO: Victor Schwaner

Drinks e vinhos
A coquetelaria também tem papel especial. O Guimarães Rosa — preparado com gin, limão capeta e torrão de açúcar — e o Drink de uma fruta só, feito com frutas da estação e cachaça mineira, integram o menu degustação “Nós 5”, que apresenta as criações autorais da casa em versões menores.
Na carta de vinhos, convivem rótulos nacionais, internacionais, naturais e orgânicos, em sintonia com a proposta de valorizar pequenos produtores e processos sustentáveis.
Arquitetura e arte
O projeto arquitetônico, assinado pelo escritório Paraviva, preservou o charme original do casarão e incorporou soluções contemporâneas que resultam em um ambiente acolhedor e singular. O mobiliário, todo garimpado por Iolanda, reforça o caráter afetivo do espaço.
Além da gastronomia, a Casa Azeite também se abre como galeria de arte, atualmente exibindo obras do artista Pedro Mazzinghi, todas disponíveis para venda.
ONDE FICA
Casa Azeite
Rua José Pedro Drumond, 56 – Floresta – Belo Horizonte – MG
Capacidade: 80 lugares
Funcionamento: terça a sexta, 18h30 às 23h; sábado, 16h30 às 23h (cozinha encerra 30 min antes)
Instagram: @casa.azeite
WhatsApp: (31) 99248-5993
