PROJETO ARTE DA PALAVRA A BELO HORIZONTE
5 mins read

PROJETO ARTE DA PALAVRA A BELO HORIZONTE

FOTO: Arilene de Castro – crédito: Linete Matias

O Sistema Fecomércio MG, por meio do Sesc em Minas, realiza o Projeto Arte da Palavra em nove cidades mineiras até o mês de junho. Belo Horizonte receberá as atividades, a partir deste sábado (10/05), no Sesc Palladium e nas unidades Santa Quitéria e Floresta.

O Arte da Palavra – Rede Sesc de Leituras é um circuito nacional que incentiva a formação de leitores e leitoras, a divulgação de novos talentos da arte de escrever e a valorização da literatura brasileira em suas diversas formas.

A programação inclui debates, apresentações que exploram a oralidade e oficinas de criação literária, oferecendo uma experiência abrangente para o público.

O grupo de participantes é selecionado por uma curadoria coletiva do Sesc, composta por especialistas de diferentes regiões do país.

●     Circuito Autores – Debate: promove encontros com escritores e escritoras de diferentes vertentes da literatura brasileira, estimulando a valorização e a circulação de suas obras.

●     Circuito Oralidades – Apresentação Artística: privilegia manifestações orais, como contação de histórias, saraus e performances poéticas.

●     Circuito Criação Literária – Oferece oficinas temáticas para desenvolvimento da escrita e formação de leitores e leitoras.

SESC PALLADIUM

  • Circuito Oralidades – Apresentação: Linete Matias

Data: 10/05 | Horário: 15h | Local: Mezanino

Linete Matias é contadora de histórias, nascida em Potengy-Piaçabuçu, em Alagoas, filha de uma contadora de histórias e de um pescador. Formada em Teatro Licenciatura pela Universidade Federal de Alagoas e pós-graduada em “A arte de contar histórias e suas interfaces”, atua como arte-educadora em Sergipe, com trabalhos envolvendo o Rio São Francisco.

Ingressos: gratuitos, 30 minutos antes do início das atividades, até a lotação do espaço

  • Circuito Autores – Debate: Amara Moira x Ronaldo Correia

Data: 13/06 | Horário: 20h | Local: Teatro de Bolso

O encontro entre o pernambucano Ronaldo Correia e a paulista Amara Moira reúne dois nomes da escrita que se inspiram em suas experiências e territórios. Ronaldo, influenciado por Ariano Suassuna e Guimarães Rosa, é autor de contos, peças e romances desde a década de 1980. Amara Moira, doutora em Teoria Literária, iniciou sua carreira com um blog e é uma referência na literatura trans, defendendo a literatura como ferramenta de transformação social.

Ingressos: gratuitos, 30 minutos antes do início das atividades, até a lotação do espaço

SESC FLORESTA

  • Criação Literária – Oficina: Jô Freitas

Data: 27, 28 e 29/05 | Horário: das 19h às 21h

Inscrições: exclusivas a participantes do Projeto Lab+

Jô Freitas é poetisa de São Paulo, mestre de cerimônia e escritora, indicada ao Prêmio Jabuti de 2024 com o livro Goela Seca. Sua oficina de Escrita Criativa em Cenopoesia/Spoken Word integra jogos e exercícios poéticos, explorando o corpo como elemento cênico e performático. A oficina desafia cada participante a criar a partir do espaço e da corporalidade, utilizando a oralidade e a escrita como manifestações artísticas.

SESC SANTA QUITÉRIA

●     Circuito Oralidades – Apresentação: Maurício Ricardo

Data: 22/05 | Horário: 10h

Ator e produtor em Mato Grosso, fundou a Cia Porrada de Teatro e cofundou a Casa da Cena. Seu espetáculo “Desutilidade Poética” oferece uma proposta cênica alternativa, inspirada na obra de Manoel de Barros, que envolve o espectador e transforma elementos técnicos em parte da performance. Ele expressa personagens e sentimentos humanos com uma mistura de gestos, movimentos e sons, em que a linguagem verbal é apenas um dos muitos elementos.

●     Criação Literária – Oficina: Radi Oliveira

Data: 11 a 13/06 | Horário: 9h

Inscrições: pela plataforma Sympla

Pedagoga baiana, educadora social, mediadora de leitura, poeta e compositora, cofundadora de projetos literários e coordenadora educacional no Instituto Lítero-cultural de Leituras e Escritas do Recôncavo e do Projeto Poesia Ouvida, Radi também é integrante do Quilombo Amefricano de Literatura, atuando no Brasil, na Colômbia e em Cuba. Sua oficina promove vivências literárias e práticas de escrita criativa, indicada para jovens e pessoas adultas, podendo ser adaptada para crianças.

Sobre a Fecomércio MG e o Sesc em Minas

A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Minas Gerais (Fecomércio MG) é a principal entidade representativa do setor do comércio de bens, serviços e turismo no estado, abrangendo cerca de 750 mil empresas e respondendo por mais de 50 sindicatos.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *