
PÃO DE QUEIJO MINEIRO CONQUISTA O MUNDO; CONHEÇA ALGUMAS MARCAS
Considerado o quitute símbolo de Minas Gerais, o pão de queijo vai se espalhando pelo mundo na onda de uma culinária fitness, saudável e sem glúten. As exportações brasileiras já levaram o produto da Rússia aos Estados Unidos. Cada vez mais comum, a quitanda mineira deixou os mercadinhos especializados em produtos brasileiros e já pode ser encontrada em grandes redes de supermercados na China e países árabes.
HISTÓRIA PÃO DE QUEIJO
Criado por volta dos anos de 1700 – no auge da mineração – o pão de queijo surgiu como uma resposta à escassez de alimentos na região do ouro, onde hoje está a cidade de Ouro Preto. Pela precariedade das estradas, o abastecimento de farinha branca era irregular e as cozinheiras das fazendas locais passaram a utilizar em suas receitas de pães a farinha de mandioca no lugar da farinha de trigo. A mandioca é um produto nativo, fácil de encontrar.
Na época, era costume misturar pedaços de queijo que sobravam e endureciam, com ovos, leite e polvilho. A massa formada era enrolada em pequenas bolinhas e assadas. Assim nasceram os pãezinhos.
Como toda boa história mineira, existem outras versões para o surgimento do pão de queijo, e todas ligeiramente parecidas. O certo é que a iguaria atravessou o tempo, uniu pessoas e hoje agrada paladares pelo mundo todo.
Para quem não tem habilidades para fazer pão de queijo em casa em Minas temos várias opções saborosas e práticas.
RESTAURANTE
BH ama tanto o pão de queijo que exite até um restaurante especializado na quintanda. A Pão de Queijaria serve opções de recheios doces e salgados do pãozinho mais amado dos mineiros.
PÃO DE QUEIJO CONGELADO
Quem gosta de ter sempre em casa os congelados são ótima opção. Listamos aqui três as marcas que já experimentamos e que achamos uma delícia!
- FORNO DE MINAS
A Forno de Minas Alimentos S/A, que este ano comemora três décadas de história, nasceu do sucesso da receita caseira de pão de queijo da Dona Dalva e é reconhecida pela qualidade, praticidade e tradição de seus produtos. Tradicional indústria de alimentos congelados e líder de mercado na comercialização de pães de queijo no Brasil, a empresa também conta com uma Indústria de Laticínios própria, que produz o queijo e outros produtos para a fábrica. A Forno de Minas possui aproximadamente 1200 colaboradores, oito filiais no Brasil, uma subsidiária nos Estados Unidos e exporta pães de queijo para 18 países.
- PÃO DE QUEIJO VÓ REGINA
A Pão de Queijo Vó Regina foi fundada em outubro de 2017, pelos irmãos Thiago e Diego Dias e o Tio Marcio Ribeiro, uma família que sempre sonhou em construir uma empresa juntos.
O nome é em homenagem a avó das esposas do Thiago e Diego, uma senhora admirável com seu amor, ternura e bondade. A fábrica foi um projeto de Deus esperada por muito tempo e foi erguida pouco a pouco, até que ganhasse forma.
Os irmãos vieram do mercado de pão de queijo e o tio do comércio de água e cerveja, por meio de estudos e pesquisas procuraram entender qual era a necessidade do cliente. Ingressando no mercado com um pão de queijo de extrema qualidade.
Pão de queijo Vó Regina veio para ser o diferencial, trazendo o verdadeiro sabor mineiro e tem como foco principal qualidade e satisfação.
- PÃO DE QUEIJO SEI NINICO
O Pão de Queijo Seu Ninico é 100% natural, feito com queijo artesanal e receita de família. Há quem diga que tem gosto de infância. Sem conservantes e sabor marcante, prezamos pela excelência e preço justo. O portfólio cresceu em diferentes tamanhos e formatos, mas a consistência continua a mesma. Crocante por fora e macio por dentro, como o bom e velho pão de queijo da roça.