LIVROS DO MÊS | O HOMEM NU FERNANDO SABINO
1 min read

LIVROS DO MÊS | O HOMEM NU FERNANDO SABINO

Começamos as nossas DICAS DE LIVROS com a obra O Homem nu, o autor belo-horizontino Fernando Sabino.

LIVRO

O homem nu foi lançado em 1960. É formado por 40 contos e crônicas, apresentados com rica inventiva, como se o próprio leitor participasse – nisso residindo o seu maior fascínio. Sob a aparente singeleza, transparecem a sensibilidade, o humor, a ironia, às vezes o espírito satírico – mas sobretudo a solidária simpatia com que Fernando Sabino surpreende o que há de belo, delicado ou hilariante na natureza humana.

Um dos contos, que dá o nome ao livro, conta a história de um homem que se vê do lado de fora do apartamento, sem conseguir entrar e completamente nu. Dois filmes foram feitos tendo como base texto. Abaixo vocês podem assistir o filme de 1997.

Fernando Tavares Sabino nasceu em 12 de outubro de 1923, em Belo Horizonte. Publicou seu primeiro livro, Os grilos não cantam mais, ainda na adolescência. Recebe, então, uma carta elogiosa de Mário de Andrade, dando início à preciosa correspondência entre ambos, mais tarde publicada sob o título Cartas a um jovem escritor (1982). Foi sócio de Rubem Braga na Editora do Autor e na Editora Sabiá. Escreveu de- zenas de livros que se tornaram clássicos da literatura nacional, entre eles O encontro marcado (1956), seu primeiro romance, O menino no espelho (1982) e A faca de dois gumes (1985). Em 1999, foi agraciado pela Academia Brasileira de Letras com o prêmio Machado de Assis, pelo conjunto de sua obra. Sabino morreu em outubro de 2004, na véspera de completar 81 anos.

Fernando Sabino em seu apartamento em Copacabana | imagem: acervo pessoal

AMAZON

ESTANTE VIRTUAL

LEIA TAMBÉM: Livros de receitas: uma antiguidade preciosa

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *