GUIMARÃES ROSA É CELEBRADO COM ATRAÇÕES GRATUITAS
Curvelo, Cordisburgo e Corinto recebem o Projeto 70 anos de Rosa no Caminho da Boiada neste mês de outubro. O projeto celebra os 70 anos da épica viagem do escritor mineiro Guimarães Rosa que deu origem ao livro Grande Sertão: Veredas. Nos dias 19 e 20, Cordisburgo e Corinto recebem programação gratuita e aberta à comunidade.
Projeto 70 anos de Rosa no Caminho da Boiada
Patrocinado pela Cemig, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais, o projeto tem programação especial para o alunos da rede pública de ensino com oficina de pipa e de colorir, apresentação de teatro infantil, contação de história, rodas de conversa sobre brincar sem correr riscos com a rede elétrica, sobre consumo de energia e sobre Guimarães Rosa. Em Cordisburgo, as atividades vão ocorrer na Escola Municipal “Octacilio Negrão de Lima” no dia 20 e, em Corinto, no dia 19 no Auditório da Câmara Municipal.
Cordisburgo
O Centro de Artesanato de Cordisburgo recebe às 15h30, uma oficina de enfeites natalinos com a artesã Cláudia Silveira, do Ateliê Mãe Natureza, uma oficina de instalação de antenas de TV e uma roda de conversa sobre como evitar acidentes com a rede elétrica. É necessário realizar inscrição no local. O Centro de Atendimento ao Turista (CAT) de Cordisburgo recebe também no dia 19, às 20h, a apresentação do espetáculo “Um Tal Guimarães”, da Trupe do Mangue. A ocupação dos lugares é por ordem de chegada e o espaço está sujeito a lotação.
Esta é uma iniciativa conjunta do Governo do Estado de Minas Gerais e de três Instâncias de Governança Regional (IGR), popularmente conhecidas como Circuitos Turísticos, Lago de Três Marias, Grutas e Guimarães Rosa, com a proposta de realizar ações gratuitas mensais e itinerantes pelas cidades da região retratada pelo escritor como o Caminho da Boiada que vem sendo estruturado como destino do turismo cultural e de aventura a partir de parcerias entre iniciativa pública, privada e da sociedade civil.
LEIA TAMBÉM: Casa de Guimarães Rosa – Cordisburgo
Confira a programação completa em Cordisburgo e Corinto:
Cordisburgo
DIA 19
Atração: Oficina Instalação de Enfeites Natalinos + Oficina de Instalação de Antenas de TV + Roda de conversa “Como evitar acidentes com a rede elétrica”
Horário: 15h30 às 17h30
Local: Centro de Artesanato de Cordisburgo (Rua São José, 1.451-A)
Sinopse: A artista plástica Cláudia Silveira realizará demonstração da confecção de arranjos natalinos utilizando recursos da natureza e outros, valorizando materiais locais, materiais que trazem impacto ambiental. Equipe Cemig conduzirá uma Oficina de instalação de antenas de TV e uma roda de conversa sobre como evitar acidentes com a rede elétrica.
Inscrições prévias no Centro de Artesanato de Cordisburgo, no horário de 14h às 17h30. Mais informações Secretaria Municipal de Turismo de Cordisburgo (31) 3715-1767 com Guilherme.
Atração: Apresentação do espetáculo Um tal Guimarães
Horário: 20h
Local: CAT Cordisburgo
Sinopse: A peça Um Tal Guimarães constrói um universo poético-ficcional para apresentar Guimarães Rosa na pele de algumas de suas principais invenções – desde as mais populares, como o casal Riobaldo e Diadorim, de Grande Sertão Veredas; personagens dos contos de Sagarana, como Lalino Salathiel, Maria Rita, Sete-de- Ouros, o burrinho pedrês ou Augusto Matraga, até as figuras presentes em Primeiras estórias, como Darandina ou Tarantão, Brejeirinha ou Nhihinha.
DIA 20
Local: Escola Municipal “Octacilio Negrão de Lima” (Rua Prefeito Joaquim Pereira Goulart Junior, 85, Centro – Cordisburgo/MG)
MANHÃ – 8h às 11h15
Roda de conversa sobre como brincar sem correr riscos com a rede elétrica
Público: todos os alunos do turno escolar
Oficina de Pipa
Sinopse:A oficina de construção de pipas faz parte do projeto de Jogos e Brincadeiras da Cia Pé de Pano com o objetivo de socialização, de estímulo ao aprendizado, a criatividade e a coordenação motora por meio da vivência e valorização da tradição presente nas brincadeiras da época dos nossos pais e avós.
Público: 1 turma do 3º ou 4º ano [20 alunos]
TARDE – 13h30
Apresentação do teatro infantil “Povo de Um Lugar”
Sinopse: Povo de um Lugar é uma peça teatral de contação de histórias infantis com ensinamentos sobre tradições mineiras, valores, respeito às pessoas e ao meio ambiente e o resgate das cantigas de roda. Interpretada pelas atrizes Ita Ferreira, Polly Andreys e pela cantora Miriam Bruno, a peça ainda relata um pouco sobre o lugar onde está sendo apresentada de forma interativa com a participação do público.
Público: todos os alunos do turno escolar
Corinto
Local: Auditório da Câmara Municipal (Rua Dr. Antônio Alvarenga, 12, Centro, Corinto/MG)
DIA 19
MANHÃ – 8h às 11h15
Roda de conversa sobre como brincar sem correr riscos com a rede elétrica
Público: todos os alunos do turno escolar
Oficina de Pipa
Público: alunos do 3º ou 4º ano
Número de vagas: 15
Bate papo sobre redução no consumo de energia e conscientização quanto ao seu uso seguido de uma contação de história sobre a mudança nos hábitos de consumo.
Público: todos os alunos do turno escolar
Apresentação do Grupo Miguilim e Fábio Barbosa
Sinopse: Bate papo sobre a viagem feita por Guimarães Rosa em 1952 acompanhando uma comitiva de vaqueiros percorrendo 240 km entre Três Marias e Araçaí. Em seguida, os integrantes do Grupo Miguilim farão narração de uma história.
TARDE – 13h30
Apresentação do teatro infantil “Povo de Um Lugar”
Público: todos os alunos do turno escolar
NOITE – 19h30
Apresentação do conto musicado “Caminho da Boiada”
Sinopse: O conto é inspirado na travessia que o escritor Guimarães Rosa fez junto com a comitiva de vaqueiros pelo Sertão Mineiro em 1952, que lhe serviu de inspiração para escrever sua obra prima: Grande Sertão Veredas.
Público: Estudantes, Moradores de Corinto, Convidados e Visitantes em Geral
DIA 20
MANHÃ – 9h
Caminhada ecoliterária com o grupo Caminhos do Sertão
Sinopse: O Caminhos do Sertão é um grupo formado por ex-Miguilins com o objetivo de divulgar o turismo literário por meio de caminhadas ecoliterárias onde fazem percursos com narrações de textos retirados da obra do Guimarães Rosa com participação do violeiro Disouza que toca e canta inspirado nos contos do Rosa.
Público: Estudantes do Ensino Fundamental ou Médio e Convidados
NOITE – 20h
Peça de teatro “Um Tal Guimarães”
Dias 19 e 20, de 8h às 16h
Exposição Sertão Mundo
Sinopse: A exposição “Sertão Mundo” foi concebida para o ambiente virtual, tendo como referência o Sertão, este lugar tão característico e presente na obra do escritor João Guimarães Rosa, que serve de cenário para as diversas questões universais trazidas pelo autor em suas histórias, como o amor, o medo, o sentido da vida e a dúvida
Público: Estudantes e Moradores de Corinto
Oficina de Colorir
A oficina traz figuras das obras de Guimarães para crianças menores de 6 anos colorir e conhecer um pouco sobre o escritor.
ROTEIROS DE VIAGEM
Selecionamos os melhores roteiros para você visitar na próxima viagem!