
DIA INTERNACIONAL DO CONTADOR DE HISTÓRIAS É CELEBRADO EM BH
No dia 20 de março, quinta-feira, é celebrado o Dia Internacional do Contador de Histórias. O Instituto AbraPalavra – através de sua recém-criada ELENA – Escola de Narração Artística (a primeira do Brasil), promove, em sua sede (próxima à Praça da Liberdade), uma programação nos dias 20/03 e 21/03, quinta e sexta-feira.
O evento será composto por rodas de conversa com convidados especiais para debater temas como as perspectivas do cenário da Narração Artística em BH e o reconhecimento dessa prática como patrimônio cultural.
Além disso, a ELENA está com inscrições abertas para três cursos de escrita literária, voltados para o público em geral, que acontecem nos meses de abril e maio, e abordam a escrita criativa, literatura e escrita para mulheres migrantes, micro-ficções e narração de histórias em Libras. O acesso é gratuito.
“A arte de contar histórias é uma prática milenar que vem, ao longo dos séculos, mantendo viva a cultura, a memória e as tradições dos diferentes povos e, ao mesmo tempo se firmando, cada vez mais, como linguagem artística contemporânea”, diz a gestora cultural e contadora de histórias Aline Cântia, uma das idealizadoras do Instituto Abra Palavra que, desde a sua fundação em 2011, tem se dedicado à pesquisa e reflexão da prática, por eles nomeada como narração artística. O termo foi criado por Aline Cântia, em 2017, durante a realização da primeira edição da Candeia: Mostra Internacional de Narração Artística – idealizada pelo Abra Palavra e que hoje já está na 7ª edição.
“O termo narração artística é uma tentativa de traduzir essa forma contemporânea de narração de histórias em que você parte do princípio de que ela é uma linguagem artística por si só”, explica a gestora do Instituto AbraPalavra, a contadora de histórias Aline Cântia. Por se tratar de uma experiência estética, a narração envolve um sistema de códigos, signos, símbolos, princípios e fundamentos que podem ser estudados, praticados e desenvolvidos tecnicamente. “São essas características que nos fazem compreender a narração de histórias como uma linguagem singular, capaz de se distinguir de outras artes no seu modo de apresentação, pelo seu meio de expressão e pelos modos de criação”, completa.
Normalmente, a narração artística é uma prática desempenhada por pessoas inseridas no contexto urbano, que não vem necessariamente de uma tradição familiar ou comunitária e que se reconhecem como profissional da arte. “A narração não se limita à transmissão de saberes e valores das comunidades tradicionais, mas se estende como uma prática estética no campo da arte e que já vem há muitos anos ocupando espaços culturais socialmente convencionais, como teatros, museus e centros Culturais”, contextualiza Aline. Dentro da ELENA, a Narração Artística ganha outros contornos e passa a dialogar com a Escrita Literária e com a Língua Brasileira de Sinais.
MAIS INFORMAÇÕES:
@institutoabrapalavra e @elena.escolalivre.
PROGRAMAÇÃO
- Roda de conversa – 20/03, quinta-feira – 19h
“Perspectivas e Análises sobre o Cenário da Narração de Histórias em Belo Horizonte”. Com a participação especial de Gislayne Avelar Matos, narradora de histórias e referência internacional nessa área, e a mediação de Aline Cântia e Bárbara Amaral.
Local: Instituto Abra Palavra (Rua Espírito Santo, 1892 – 7º andar. Ao lado da Praça da Liberdade)
- Roda de conversa – 21/03, sexta-feira – 19h
“Narração Artística e Patrimônio Cultural”. Com a participação especial da narradora de histórias Mariana Bernardes e mediação de Aline Cântia e Bárbara Amaral.
Local: Instituto Abra Palavra (Rua Espírito Santo, 1892 – 7º andar. Ao lado da Praça da Liberdade)
- ELENA – INSCRIÇÕES ABERTAS / CURSOS GRATUITOS
Roda de Histórias “América Latina: As histórias que nos unem” – dia 12/04.
Período de Inscrições: 01.04 a 11.04
Sinopse: Os imigrantes latino-americanos e belo-horizontinos serão convidados a participar de uma roda para compartilhar e contar histórias da tradição oral, lendas e causos de seus países de origem. Será um momento de escuta e conexão, integrando memórias e culturas da América Latina
Curso Escrita Criativa e Literária: narrativas de si e do cotidiano. Início das aulas 14/4
Período de inscrições: 1° a 11 de abril
Sinopse: O curso explora narrativas pessoais e do cotidiano como matéria-prima para a construção literária. A partir de técnicas de escrita, exercícios práticos e leituras inspiradoras, os participantes serão incentivados a desenvolver sua própria voz autoral, transformando experiências, memórias e percepções em textos literários
Curso Literatura Feminina: Escrita Criativa para Mulheres Migrantes.
Início das aulas 15/4
Período de inscrições: 1° a 11 de abril
Sinopse: Será abordado o repertório da literatura feminina brasileira e latino-americana, e as participantes serão convidadas a escrever narrativas de si mesmas e a experimentar outras estéticas de texto por meio de técnicas de escrita que expressem as experiências de mulheres migrantes no Brasil
Local: Instituto Abra Palavra
(Rua Espírito Santo, 1892 – 7º andar. Ao lado da Praça da Liberdade)
Já no dia 21.03, sexta-feira, às 19h, a narradora de histórias Mariana Bernardes, sob a mediação de Aline Cântia e Bárbara Amaral, é a convidada especial da roda de conversa “Narração Artística e Patrimônio Cultural”, com a exibição do documentário Encruzilhada de histórias – o imaginário encarnado no terreiro das palavras, seguida de bate-papo também com Mariana, produtora do filme. “A propostaé dialogar sobre a importância da memória coletiva e social, das histórias, da tradição oral, das lendas e da oralidade para a manutenção dos saberes imateriais e das memórias da nossa cultura”, comenta Aline Cântia.
Para participar da programação gratuita é preciso se inscrever no link https://linktr.ee/elena.escolalivre. As vagas são limitadas e as ações acontecem na sede administrativa do Instituto AbraPalavra que fica na Rua Espírito Santo, 1897, 7º andar, próximo à Praça da Liberdade.