Como saber o valor comercial de uma pedra preciosa?
Brasil Gemas é a primeira vitrine virtual de pedras preciosas do país. A plataforma, uma iniciativa do Sindijoias Ajomig, tem como propósito aproximar os elos da cadeia produtiva do setor de gemas, joias, bijuterias e folheados e fomentar negócios entre eles, de forma simples e ágil.
Mas como saber o valor comercial de uma pedra?
“Jóias como colares, brincos e até mesmo anéis de noivado, são capazes de eternizar um momento, já que são associados a ideia de raridade e durabilidade. Entretanto, além desse valor peculiar e emocional que as pedras preciosas possuem, é possível descobrir o valor comercial de uma pedra através de algumas observações” explica Marcelo Bernardes, membro da nossa Câmara de Gemas, Engenheiro De Minas e Gemólogo formado pelo GIA / GG-Graduate Gemologist e proprietário da empresa de lapidação e exportadora Mbernardes Gemas.
Esse tipo de avaliação é extremamente importante para o mercado, visto que essas pedras encantadoras são desejadas no mundo inteiro. A verdade é que independentemente de como essas raridades forem usadas, seja na confecção de jóias, decorações ou coleções, é fundamental avaliá-las de maneira cuidadosa.
O que determina o valor comercial de uma pedra preciosa?
Pedras preciosas ou gemas, como também são conhecidas, não são encontradas com facilidade na natureza. A raridade dessas gemas faz delas objetos extremamente valiosos e desejados.
É importante lembrar que grande parte dessas pedras são encontradas em estado bruto, ou seja, passam completamente despercebidas entre rochas e lugares muitas vezes inacessíveis. Somente pessoas com conhecimento em gemologia conseguem identificá-las com precisão.
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Abaixo os principais critérios usados pelos gemólogos para avaliarem o valor comercial de uma pedra preciosa:
Cor
Nesse quesito, quanto mais intensa for a cor, maior valor de mercado a pedra terá. Vale ressaltar que, nesse caso, o diamante é uma exceção: quanto mais incolor, mais valioso. Entretanto, caso o diamante tenha uma cor definida, o critério das cores mais intensas volta a ser usado.
Ao analisar as cores, algumas especificações são consideradas:
Matiz: a cor básica em questão, como verde, azul e vermelho (cores mais populares no mercado, vistas normalmente em esmeraldas e turmalinas, safiras e aguamarinhas e rubis e rubelitas);
Saturação: intensidade da cor, ou seja, mede o grau de vividez de uma gema;
Tom: a absorção de tons claros ou escuros da matiz principal, o que pode evidenciar ou não a pedra durante a noite, por exemplo.
Pureza
Outro critério extremamente relevante na avaliação de uma pedra é a sua pureza. Pequenas fragmentações ou partículas, por exemplo, podem afetar o valor de compra. Quanto mais pura ou “limpa” a pedra estiver visualmente maior será o seu valor de mercado.
Em alguns casos, quando pequenas escoriações ou inclusões só podem ser identificadas com o apoio de equipamentos específicos, o critério de pureza deixa de ser tão relevante para a precificação. Em outras palavras, qualquer impureza vista a olho nu pesa mais.
Vale lembrar que algumas dessas características internas ou externas, como fissuras por exemplo, podem influenciar até mesmo na durabilidade da pedra, o que também é levado em conta.
Lapidação
Outro fator considerado é a lapidação. Isso acontece porque mesmo que a pedra possua uma cor intensa, ao ser lapidada ela pode ou não ser prejudicada. Basicamente, uma pedra mal lapidada não possui uma boa aceitação no mercado. Por isso, durante a lapidação, é preciso ter atenção à forma, ao estilo de corte, às proporções e ângulos das facetas, à simetria e ao acabamento, principalmente o polimento final.
Para entender como isso funciona na prática, imagine que quando uma gema é lapidada corretamente, com ângulos e cortes perfeitos, ela terá o máximo de brilho e cintilação. Por isso, esse processo é tão relevante na hora de avaliar o valor econômico de uma pedra preciosa.
Tamanho
Por último, o tamanho da pedra, ou quantidade de quilates, é um dos fatores mais impactantes na avaliação. Basicamente, um quilate refere-se a uma unidade de peso para diamantes e outras pedras preciosas.
Um quilate = 200 miligramas (0,200 grama, o que equivale a dizer que 1 grama = 5 quilates).
“Uma observação interessante é que uma pedra de dois quilates possui um valor comercial maior do que duas pedras de um quilate cada, pois quanto maior uma gema, mais rara e mais cara ela se torna” explica Marcelo. “Enfim, esses são alguns dos principais critérios para avaliação de uma pedra preciosa. Essas observações, somadas ao gosto individual e às tendências de moda, são decisivas para compra e venda de gemas e jóias”, finaliza.
Serviço
Vitrine Virtual: https://brasilgemas.com
http://sindijoiasajomig.com.br