CCBB Educativo convida o público a construir um mural coletivo
8 mins read

CCBB Educativo convida o público a construir um mural coletivo

Inspirados pela pluralidade de Cândido Portinari, artista que tão bem representa a múltipla e rica identidade brasileira, o CCBB Educativo convida o público a expressar seus mais diversos olhares em um mural coletivo. Parte das novas ações gratuitas de arte-educação foi especialmente criada para a exposição “Portinari Raros”, em cartaz no Centro Cultural Banco do Brasil em Belo Horizonte. Confira, abaixo, mais detalhes desta iniciativa e a programação completa. 

Segundo o coordenador do CCBB Educativo, Danilo Filho, a equipe educativa mergulhou no universo pictórico do artista para compreender sua técnica e os caminhos traçados para tornar-se um dos principais nomes das artes visuais brasileiras. “As novas ações investigam suas cores e traços, mas também sua própria história e a íntima relação com Belo Horizonte, afinal, a Igrejinha de São Francisco é uma de suas grandes obras.”

Arte e diversidade em mural

No Laboratório de Práticas Criativas “A partir de nós”, adultos e crianças são convidados a criarem um mural coletivo a partir de intervenções sobre pastilhas-azulejos, usando diferentes técnicas artísticas. Cada uma das intervenções vai gerar um grande mural, revelando, simultaneamente, uma colaboração coletiva e fragmentos íntimos de cada indivíduo participante.

A atividade é, também, uma forma de olhar para uma parte da produção de Portinari, em especial seus murais de azulejos, e identificar suas influências e interesses ao criar imagens que buscavam representar o Brasil e seus muitos povos. Quando: Sábados, Domingo e Feriados – das 12h às 13h e das 17h às 18h.

Sentir Portinari

Na nova programação das Ações Sensoriais, o público é convidado a utilizar uma vestimenta que vai transportá-lo para um espetáculo de balé ou até mesmo a reproduzir quadros de Portinari por meio de peças com diferentes texturas, formas e cores. O objetivo é estimular o público a experimentar um conjunto de ações sensoriais que carregam consigo um diálogo diretamente alinhado com temas próprios do universo iconográfico do artista Cândido Portinari. Quando: Segunda, Quinta e Sexta – das 13h às 14h e das 16h às 17h. Sábado, Domingo e Feriados – das 11h às 12h e das 15h às 16h. 

Programação também aborda o universo brincante de Portinari 

Especialmente para crianças, familiares e cuidadores, o CCBB Educativo criou atividades que dialogam com o lúdico das obras de Cândido Portinari. Na ação “Hora do Conto”, o espetáculo “Histórias Brincantes” estimula o público a pensar em suas brincadeiras favoritas e na história por trás de cada uma delas.

Inspirado pelos brinquedos, jogos e crianças brincantes da trajetória artística de Portinari, o espetáculo convida o público a formar uma grande roda e a conectar as diferentes maneiras de brincar dos espectadores – contando com aqueles que ainda brincam sem nem perceber e também aqueles que esqueceram que já foram brincantes um dia. Quando: Sábado, Domingo e Feriados – 14h e 16h. 

No Pequenas Mãos, crianças a partir de 3 anos, e seus familiares, são convidados a participar da atividade “Formas de Brincar”, criando brinquedos a partir de diferentes formas geométricas. Elas podem, ainda, unir o seu brinquedo ao de outras pessoas, inventando novos formatos. Nesta proposta, o CCBB Educativo promove o encontro das crianças com as muitas maneiras de se pensar e fazer brinquedos. Inspirados em artistas como Picasso, Léger e o próprio Portinari, o público poderá construir brinquedos a partir de placas de madeira que se encaixam umas nas outras. Quando: Sábado, Domingo e Feriados – 15h. 

LEIA TAMBÉM: Novo acervo da Biblioteca Pública Estadual

PROGRAMAÇÃO COMPLETA 

Pequeníssimas Mãos – Múltiplas Sensações. Inspirado nos trabalhos artísticos de Hélio Oiticica, Ernesto Neto, Tunga e Lygia Clark que têm o corpo do espectador como agente de ativação da obra, o CCBB Educativo propõe uma experiência estética para bebês de 0 a 2 anos.

Na primeira fase do projeto, intitulada de “De volta para o ninho”, os bebês e seus pais serão convidados a explorarem “ninhos sensoriais” criados a partir de pequenos cubos feitos com bambolês que ativam a sensorialidade por meio de texturas, aromas, linhas, fitas e sons. Uma proposta de imersão que ativará a percepção estética dos bebês colocando seus corpos em contato com o espaço e com objetos mediadores. Sábado, Domingo e Feriados – 11h e 11h30. Lotação: 10 crianças por sessão, acompanhadas por até 2 responsáveis.

Livro Vivo. Vamos ler juntos? A leitura compartilhada é um dos primeiros passos na formação de leitores. Educadores realizam a leitura em voz alta de livros afinados com os conteúdos das exposições em cartaz. A atividade é voltada para crianças e suas famílias. Sábado, Domingo e Feriados – 13h e 17h.

Visita Teatralizada. Personagens que fizeram parte da memória de BH ou do prédio do CCBB viajam no tempo e chegam em 2023 para contar um pouco da história da cidade, da Praça da Liberdade e da arquitetura do edifício. Numa inusitada imersão cênica, o visitante é convidado a acompanhar essa história percorrendo os espaços do prédio. A visita tem duração de até 1h e é destinada para o público espontâneo.

Domingo e segunda – 18h.

Visitas mediadas. Que tal visitar as exposições do CCBB acompanhado de um educador? Visitantes de todas as idades participam de uma visita mediada em grupo, sem necessidade de agendamento. Com duração de 1h, as visitas estimulam a troca, a investigação e a reflexão sobre as exposições. Quarta à Segunda – 12h e 18h.

Visita em Libras. Conheça as exposições do CCBB em Língua Brasileira de Sinais – Libras. Um intérprete de Libras ouvinte realiza visitas mediadas em Libras nas exposições em cartaz. Com duração de 1h, as visitas estimulam a troca, a investigação e a reflexão sobre as exposições. Domingo e Segunda – 15h.

Visita Mediada Cognitiva e Multissensorial. Que tal conhecer a exposição utilizando outros sentidos que não apenas a visão? Destinada para pessoas com transtorno do espectro autista e seus acompanhantes, a visitação explora memórias, sentidos e sensações. Tem duração de até 30 minutos e é realizada mediante agendamento prévio.

Dia: 25/06, Domingo. Horário: 9h30. Visita de 30 minutos para público em geral mediante inscrição prévia por formulário.

Visitas agendadas para grupos. Agende sua visita educativa conosco! Escolas públicas e privadas, ONGs e outras instituições dedicadas à educação e à integração social podem agendar visitas educativas às exposições. Com duração de 1h, as visitas educativas agendadas estimulam a troca, a investigação e a reflexão sobre as exposições. Segunda, Quinta e Sexta – 9h30, 10h30, 14h, 15h, 19h e 20h. Quarta – 9h30, 10h30, 19h.

Circuito Liberdade  

O CCBB BH é integrante do Circuito Liberdade, complexo cultural sob gestão da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult), que reúne diversos espaços com as mais variadas formas de manifestação de arte e cultura em transversalidade com o turismo. Trabalhando em rede, as atividades dos equipamentos parceiros ao Circuito buscam desenvolvimento humano, cultural, turístico, social e econômico, com foco na economia criativa como mecanismo de geração de emprego e renda, além da democratização e ampliação do acesso da população às atividades propostas.  

Serviço CCBB Belo Horizonte

Praça da Liberdade, 450 – Funcionários, Belo Horizonte – MG

Funcionamento – Quarta a segunda, das 10h às 22h.

Telefone: (31) 3431-9400

E-mail: ccbbbh@bb.com.br

Redes sociais: facebook.com/ccbb.bh | twitter.com/CCBB_bh |instagram.com/ccbbbh

VLOGS

RECEITAS

roteiros de viagem

ROREIROS DE VIAGEM

Selecionamos os melhores roteiros para você visitar na próxima viagem!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *