CASA FIAT DE CULTURA OFERECE ATELIÊ DE FANTASIAS PARA O CARNAVAL
Em janeiro, a programação especial de Férias na Casa Fiat de Cultura já entra no clima de Carnaval. Até dia 4 de fevereiro, o “Ateliê Aberto de Carnaval: Criar e recriar adereços de Carnaval para o amanhã” traz a proposta de criar adereços para curtir a folia com peças únicas e personalizadas, que possam ser utilizadas para além da festa momesca. As atividades do ateliê vão ocorrer nas sextas, sábados e domingos, das 10h30 às 12h e das 15h às 17h. A participação também é livre, sujeita a lotação do espaço.
Em 2024, o Ateliê Aberto de Carnaval da Casa Fiat de Cultura propõe uma relação diferente com os adereços: não podem ser amor de um só carnaval. Neste ano, a atividade traz a proposta de criação de brincos, colares, braceletes e outros adereços que tragam alegria do carnaval o ano todo, com a orientação de profissionais especialistas na área. Esse ateliê aberto colocará à disposição materiais especiais remanescentes para criação desses adereços “amor pra vida”, a partir de técnicas como cartonagem, tapeçaria, costura, colagem, entre outras.
Outras atividades de “Férias na Casa Fiat de Cultura”
Durante as férias escolares, o Programa Educativo da Casa Fiat de Cultura convida o público infantojuvenil e suas famílias a participarem de uma caça aos tesouros escondidos por Okè, a Montanha, na atividade “Caça aos tesouros da arte brasileira“. A atividade tem caráter coletivo e vai promover estímulos lúdicos para o aprendizado sobre a exposição “ARTE BRASILEIRA: a coleção do MAP na Casa Fiat de Cultura”, em cartaz até 4 de fevereiro. A atividade acontece sempre aos domingos, dias 7, 14, 21 e 28 de janeiro, das 11h às 12h. As inscrições podem ser feitas gratuitamente na entrada da galeria até 10 minutos antes de cada horário (sujeito à lotação).
No sábado, dia 20 de janeiro, das 10h às 16h, o Passeio pela História – Piquenique na Pampulha oferece ao público uma oportunidade única de transitar pela memória de Belo Horizonte, apreciar alguns dos projetos arquitetônicos mais conhecidos da cidade, compartilhando momentos de alegria e imersão no patrimônio artístico e cultural da capital mineira.
O percurso terá início na Casa Fiat de Cultura na exposição “ARTE BRASILEIRA”: a coleção do MAP na Casa Fiat de Cultura”, e continuará na Capela de Santana, que fica nos jardins da instituição. Logo após, os participantes farão uma parada no hall de entrada da instituição, onde poderão conhecer o painel “Civilização Mineira”, de Candido Portinari, maior quadro do artista em Minas Gerais. Em seguida, o grupo partirá em excursão para a orla da Lagoa da Pampulha, onde poderão apreciar a beleza das edificações que compõem o conjunto modernista. O transporte gratuito será feito de ônibus para os inscritos, saindo e retornando da Casa Fiat de Cultura.
A Casa Fiat de Cultura
A Casa Fiat de Cultura cumpre importante papel na transformação do cenário cultural brasileiro, ao realizar prestigiadas exposições. A programação estimula a reflexão e interação do público com várias linguagens e movimentos artísticos, desde a arte clássica até a arte digital e contemporânea. Por meio do Programa Educativo, a instituição articula ações para ampliar a acessibilidade às exposições, desenvolvendo réplicas de obras de arte em 3D, materiais em braille e atendimento em libras. Mais de 3,5 milhões de pessoas já visitaram suas exposições e 600 mil participaram de suas atividades educativas.
SERVIÇO
Ateliê Aberto de Carnaval – “Não é apenas um amor de Carnaval! E adereço é sempre!”
De 5 de janeiro a 4 de fevereiro, sempre nas sextas, sábados e domingos até 4 de fevereiro.
Horários: Das 10h30h às 12h e das 15h às 17h
Participação livre, sujeita a lotação do espaço
Endereço: Praça da Liberdade, nº10, Funcionários
Observação: nas atividades de Ateliê, crianças até 10 anos deverão estar acompanhadas por seus responsáveis; crianças até 5 anos deverão ser auxiliadas por seus acompanhantes durante as atividades; todos deverão usar roupas confortáveis e apropriadas ao uso de tintas, colas e outros materiais.