Carnaval sem folia – dicas pra quem quer paz e sossego
Há quem já tenha dado a largada e se jogado atrás do trio elétrico ou que emende um bloquinho de carnaval no outro, mas tem aqueles que gostam mesmo é do feriado e que contam os dias por um cantinho sossegado pra ler um bom livro, namorar escondidinho, jogar conversa fora ou simplesmente deixar o tempo passar admirando a paisagem.
Pra turma do “eu quero é sossego”, separamos dicas preciosas para quem quer deixar momo ser feliz, mas prefere mesmo é sombra e tranquilidade.
CARAÇA
Situado a cerca de 120 km de Belo Horizonte, entre os municípios de Catas Altas e Santa Bárbara, o Santuário do Caraça é conhecido no Brasil e no mundo, pelas belezas naturais e riqueza histórica do lugar. Além disso, reserva para seus visitantes atividades e passeios inesquecíveis, como a hora do lobo, a biblioteca, o museu, a rica e caprichada gastronomia e, claro, as trilhas.
SERRA DA MATIQUEIRA
Aventureiros em geral têm muitas opções na Serra da Mantiqueira. A região possui cidades onde são encontrados alguns dos mais altos picos do país e os maiores complexos ecológicos de Minas e do Brasil. Em Passa Quatro, o Pico da Pedra da Mina fica a 2.797 metros de altitude; em Itamonte está localizada a Pedra do Sino de Itatiaia, a 2.670 metros de altitude, e na cidade de Aiuruoca se encontra o Pico do Papagaio, a 2.100 metros de altitude. Até o topo, o viajante é tomado por um cenário exuberante em meio à floresta tropical da Mata Atlântica com bosques de araucária entrecortados por lindas cachoeiras. Daí o nome Serra da Mantiqueira, que em tupi-guarani significa “serra que chora”.
TERRAS ALTAS
O Circuito das Terras Altas em Minas Gerais oferece, ainda, práticas de canoagem, bóia-cross, rapel, escalada, tirolesa, trilhas de moto, jipe ou bike e caminhadas. Com temperaturas entre 4 °C negativos e 27 °C positivos, é o lugar perfeito também para o descanso, o aconchego, o queijo e o vinho.
CONCEIÇÃO DO MATO DENTRO
Pra quem quer natureza e um bom banho de cachoeira, temos também. Maior cachoeira do Minas Gerais e terceira maior do Brasil, fica na Serra do Espinhaço, no município de Conceição do Mato Dentro. Lá está a Cachoeira do Tabuleiro, que tem 273 metros de queda livre formada a partir de um paredão digno de admiração. Ela foi eleita uma das sete maravilhas da Estrada Real e não decepciona quem se aventura nos cerca de quatro quilômetros de trilha para chegar até o poço. Está localizada no Parque Natural Municipal do Tabuleiro, que integra o Parque Estadual da Serra Geral do Intendente, e fica a 160 quilômetros de Belo Horizonte.
ATENÇÃO: chegar nessa cachoeira demanda um mínimo de condicionamento físico, são mais de 600 degraus e caminhada entre pedras grandes. Não indicamos para crianças e pessoas com limitações físicas.
PETRÓPOLIS
A cidade imperial é um destino pertinho do Rio de Janeiro que resguarda o mais puro sossego de outrora. Ao visitar Petrópolis, além de conhecer o Museu Imperial e o Palácio de Cristal, aproveite para desfrutar do sossego da maior cidade serrana do Rio de Janeiro. Mesmo durante o carnaval, o destino mantém sua atmosfera tranquila e garante um feriado distante da folia.
BUENOS AIRES
E pra quem quiser treinar o espanhol a dica é sempre Buenos Aires. A capital da Argentina é a nossa opção externa mais próxima e sempre amada. Ideal para programações culturais, tem como paradas obrigatórias bairros como la Recoleta, que encanta com sua arquitetura parisiense e pelo cemitério onde estão sepultadas personalidades importantes da história argentina, e El Caminito, rua pitoresca com suas casas e comércios coloridos, além de ser próxima a La Bombonera, estádio do Boca Juniors.
Outros passeios tradicionais incluem a Casa Rosada, sede do governo, o Obelisco e o encantador show de Tango, que merece uma noite dedicada para um jantar especial e uma apresentação de tirar o fôlego!
Buenos Aires é uma cidade com muitos parques, então aproveite também para conhecê-los e vivenciar a cidade por uma outra perspectiva, contemplando seus cenários, conhecendo seus moradores e descansando.
Não se esqueça de experimentar as iguarias do país, como as Empanadas – espécie de pastel de forno tradicionalmente recheada com carne – e o Choripán – pão com chorizo e vinagrete –, além, é claro, do Churrasco, Doce de Leite e Alfajores. Para a sua surpresa, vale também experimentar diferentes sorvetes, já que a sobremesa é muito apreciada por lá e novos sabores sempre são criados.