4 mins read

90 anos de operação do Aeroporto da Pampulha

O Aeroporto da Pampulha completa 90 anos de operação nesta sexta-feira (03). A CCR Aeroportos, concessionária responsável pela gestão do Aeroporto da Pampulha, reforça a importância do aeroporto para Minas Gerais e o Brasil, trazendo mais investimentos, desenvolvimento regional e geração de empregos para a cidade de Belo Horizonte (BH).

O aeroporto possui o destaque para aviação executiva, com uma média diária de 130 voos, entre pousos e decolagens, de aeronaves executivas e de táxi aéreo. Além disso, mais de R$ 300 mil foram repassados, entre junho e dezembro, do Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN) para BH.

HISTÓRIA

O Aeroporto da Pampulha foi o primeiro aeroporto de Minas Gerais e possui uma história rica e importante para a cidade de Belo Horizonte. Fica localizado próximo do Complexo Arquitetônico da Pampulha (inaugurado em 1943 por Juscelino Kubitschek), desenvolvido pelo arquiteto Oscar Niemeyer. Numa das extremidades do aeroporto, fica a famosa Lagoa da Pampulha.

Desde seus primeiros anos de operação, o Aeroporto da Pampulha possui um importante papel no desenvolvimento econômico e social de Belo Horizonte e de Minas Gerais. O aeroporto é conhecido como Aeroporto da Pampulha, mas, em 2004, uma lei federal homenageou o poeta e escritor mineiro Carlos Drummond de Andrade, denominando o aeroporto como Aeroporto de Belo Horizonte/Pampulha – MG – Carlos Drummond de Andrade.

LEIA TAMBÉM: Aeroporto Internacional de Belo Horizonte completa 38 anos  

PRIMEIROS VOOS

Na época da inauguração, um dos principais objetivos era atender aos voos do Correio Aéreo Militar, na chamada Linha de São Francisco (Rio de Janeiro a Fortaleza), como sendo uma das escalas, recebendo a denominação de Destacamento de Aviação. Atualmente, o aeroporto é considerado um dos grandes centros de manutenção de helicópteros e aeronaves executivas, comerciais e de pequeno porte do Brasil.

NOVA ADMINISTRAÇÃO

Desde que a CCR Aeroportos assumiu a gestão do aeroporto, a concessionária seguiu com as manutenções necessárias na infraestrutura, como em iluminação, acessibilidade, sinalização e tecnologia, para adequação aos padrões operacionais. Esses investimentos proporcionam elevado nível de conforto, comodidade e segurança, melhorando a experiência dos passageiros.

Em linha com o objetivo da companhia, que é contribuir para o desenvolvimento socioeconômico e potencializar as vocações das regiões onde atua, a CCR Aeroportos lançou, ainda, o projeto Cidade de Hangares, que apresenta oportunidades de áreas para construção de hangares no Aeroporto da Pampulha. Com a previsão da entrega dos lotes prontos para a construção dos hangares em até 24 meses, a Cidade de Hangares oferece infraestrutura básica para viabilizar conforto, segurança e praticidade aos clientes e toda a cadeia de negócios da aviação executiva.

Sobre a CCR Aeroportos

A CCR Aeroportos, Negócio do Grupo CCR, opera 20 aeroportos no mundo, firmando sua presença em quatro países e nove estados brasileiros. Com a recente expansão a empresa se consolidou como uma das maiores operadoras em número de aeroportos no Brasil. Ao todo administra 17 aeroportos brasileiros: São Luís e Imperatriz, no Maranhão; Palmas, no Tocantins; Teresina, no Piauí; Petrolina, em Pernambuco; Goiânia, em Goiás; o Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, por meio da BH Airport, e o Aeroporto da Pampulha, em Minas Gerais; Curitiba, Bacacheri, Londrina e Foz do Iguaçu, no Paraná; Navegantes e Joinville, em Santa Catarina; e Pelotas, Uruguaiana e Bagé, no Rio Grande do Sul. No exterior, a empresa opera os aeroportos de Juan Santamaria (Costa Rica), Quito (Equador) e Curaçao (Antilhas Holandesas). Em todas estas operações, a CCR Aeroportos movimenta cerca de 42 milhões de passageiros/ano.

VLOGS

RECEITAS

roteiros de viagem

ROREIROS DE VIAGEM

Selecionamos os melhores roteiros para você visitar na próxima viagem!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *