Carregando Eventos

« Todos Eventos

TESOUROS ANCESTRAIS DO PERU CCBB-BH

fevereiro 28 10:00 maio 6 22:00

Uma viagem pelas antigas civilizações andinas pode ser vivida pelo público mineiro a partir de 28 de fevereiro, no Centro Cultural Banco do Brasil Belo Horizonte. É a exposição Tesouros Ancestrais do Peru, que apresenta 162 peças em cerâmica, cobre, ouro, prata e têxteis, datadas de 900 a.C. a 1600 d.C. A entrada é gratuita e os ingressos podem ser retirados na bilheteria ou pelo site: ccbb.com.br/bh.

Reconhecido como patrimônio pelo Ministério da Cultura do Peru, o conjunto raro de objetos descobertos em diversas expedições arqueológicas pertence à Fundação Mujica Gallo, e faz parte do catálogo do Museo Oro del Perú y Armas del Mundo.

Com curadoria de Patricia Arana e Rodolfo de Athayde, a mostra é dividida em cinco blocos temáticos – Linha do Tempo, Mineração, Divindades e Rituais, Cerâmica e Têxteis e Colonização – e apresenta ao público um dos mais importantes acervos da história das civilizações andinas até a consolidação do Império Inca.

Tesouros Ancestrais do Peru
Tesouros Ancestrais do Peru FOTO: Carlla Silva

Uma história contada pelos objetos

Também conhecido como Tahuantinsuyo, ou “Terra de Quatro Regiões”, na língua quechua, o Império Inca foi a maior e mais importante reunião de culturas da América antiga. Com base em Cusco, sede política localizada no atual Peru, era formado por diversos povos e atingiu, em seu auge, cerca de 12 milhões de habitantes.

Politeístas, os incas conseguiram, entre 1438 e 1532, unificar, seja pela força ou por alianças, sociedades da região costeira do Oceano Pacífico e da cordilheira dos Andes.

Espalhados por um território estimado em 4 mil quilômetros, que ia do sul da Colômbia até partes do Chile e da Argentina, passando por todo o Equador, Peru e Bolívia, os povos da região tinham em comum o domínio de técnicas sofisticadas de administração, mineração, irrigação, agricultura, cerâmica, produção têxtil e arquitetura.

O mais conhecido e visitado desses territórios é Machu Picchu, um dos poucos não destruídos completamente durante o processo de colonização.

Na mostra, traços culturais dos povos andinos são revelados em utensílios como depiladores, bolsas, penachos, máscaras funerárias e coroas feitas de ouro. Há também módulos dedicados à cerâmica e aos objetos têxteis, como jaquetas, gorros e sapatos. No catálogo estão ainda Tumis, espécies de facas ornamentais usadas durante cerimônias de sacrifícios de animais e, em casos excepcionais, de humanos.

LEIA TAMBÉM: MUSEUS

Tesouros Ancestrais do Peru
Período: de 28 de fevereiro de 2024 a 06 de maio de 2024
Funcionamento: de quarta a segunda, das 10h às 22h (fecha às terças)
Local: Centro Cultural Banco do Brasil Belo Horizonte – Pátio e galerias do 3º andar Endereço: Praça da Liberdade, 450 – Funcionários, Belo Horizonte – MG
Entrada gratuita, mediante retirada de ingresso no site ccbb.com.br/bh ou na bilheteria do CCBB Belo Horizonte
Classificação indicativa: Livre

Livre GRÁTIS

CCBB Belo Horizonte

Praça da Liberdade, 450 Funcionários
Belo Horizonte, Minas Gerais Brasil
+ Google Map