Monte Verde está pronta para voltar a receber turistas
4 mins read

Monte Verde está pronta para voltar a receber turistas

Nem a pandemia diminuiu a fama de Monte Verde, distrito de Camanducaia, no Sul de Minas. A localidade, sobre a Serra da Mantiqueira, é conhecida pelo charme próprio dos destinos de frio e natureza preservada.

Uma pesquisa da Booking, agência de viagens on-line para reservas de hospedagem, revelou que Monte Verde (MG) está entre os cinco destinos mais desejados pelos brasileiros, junto com Gramado (RS), Rio de Janeiro (RJ), Campos do Jordão (SP) e Porto de Galinhas (PE). No início do ano o mesmo site listou a cidade como a nona “mais acolhedora do mundo”, em uma pesquisa mundial.

A Monte Verde já começou o processo de reabertura do comércio e do turismo e os hotéis e pousadas já podem receber 50% da lotação mediante o cumprimento de um protocolo de biossegurança severo. Áreas de lazer, como piscinas, saunas, quadras esportivas e playground permanecem fechadas. Já as atividades com até duas pessoas, como quadra esportiva para tênis, estão permitidas. Troca de roupa de cama é feita pelo hóspede eo café entregue na porta do quarto. Os passeios de jipe são com duas pessoas, no máximo quatro, se forem do mesmo núcleo familiar.

Monte verde aproveitou a quarentena para promover uma revitalização da área central enfeitando floreiras e o termômetro da cidade com a arte Bauer – herança alemã patrimônio cultural do município. Aos finais de semana e feriados, apenas turistas com reservas antecipadas podem ter acesso ao distrito.

LEIA MAIS: Monte Verde ganha mapa ilustrado

Atrativos de Monte Verde

Pedra Redonda

Um dos principais atrativos do distrito, foi reaberta e podem visitá-la no máximo 120 pessoas por dia, com horário marcado. Em 2019, mais de 500 mil turistas passaram pelo distrito, sendo 60% na alta temporada (entre maio e agosto), segundo a Prefeitura.

Mirante

Este mirante fica no aeroporto de Monte Verde, a 1.560 m de altitude, e oferece vista panorâmica para a cidade com as montanhas por plano de fundo para belas fotos!

Trilha do Pinheiro Velho

Passeio que começa próximo ao Auto Posto Riga ou em pontos na avenida principal e leva até o aeroporto a 1560 metrosde altitute. Essa trilha pode ser percorrida em 15 minutos, com árvores nativas e centenárias, riozinho à beira do caminho, flores e aquela que é, tradicionalmente, a mais antiga araucária de Monte Verde, com mais de 500 anos.

Rafting

Em Monte Verde é realizado no Rio Jaquary, com entrada para o bairro do Quilombo. O rio Jaguary está entre os cinco melhores do Brasil para a prática do esporte com várias corredeiras e cachoeiras que podem chegar a oito metros de altura, com percurso de cerca de sete quilômetros de adrenalina que podem durar cerca de três horas. A melhor época para a prática deste esporte é entre setembro e maio, quando o volume das águas é maior com as chuvas.

Cavalo e Charrete

Alugar cavalos e sair cavalgando pelas redondezas, sozinho ou acompanhado é algo muito comum em Monte Verde. Você pode alugar cavalos ou charretes próximo ao Auto Posto Riga ou em outros pontos da cidade. O passeio pode ser com ou sem guia.

Pedras

O Parque VernerGrinberg abriga os picos mais altos da região, que podem ser avistados da vila: Chapéu do Bispo, Pedra Redonda, Pedra Partida, Platô e Pico do Selado. Do topo da serra, as paisagens são de tirar o fôlego, pois é possível avistar toda Monte Verde, Campos do Jordão e outras cidades do Vale do Paraíba. As trilhas são sinalizadas e autoguiadas, dispensando o acompanhamento de guias.

Gastronomia

Restaurantes e casas de chás fazem desse local um paraíso gastronômico. Especialidades europeias, como fondues, raclettes, apfelstrudels e trutas estão presentes em quase todos os cardápios.

Fotos: https://serrasverdes.com.br/camanducaia/

LEIA TAMBÉM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *