12 LOCAIS PARA VISITAR NA PARAÍBA

BREJO PARAIBANO

O Brejo Paraibano é uma região turística que integra municípios, atrativos, empreendimentos e rotas numa visão territorial de desenvolvimento, que valoriza as experiências do viajante e seu contato com a cultura local.

Seta

LAGOA NOVA

Alagoa Nova, cidade brejeira, fincada no agreste paraibano, distante cerca de 28 km de Campina Grande, tem sua potencialidade no turismo rural, com destaque para sua geografia de serras e matas, meio rural bastante visitado. 

BANANEIRAS

Bananeiras é uma cidade no interior da Paraíba com grandes patrimônios históricos, belezas naturais e clima frio Serrano. Aqui o turista procura turismo rural, boa gastronomia e excelentes hospedagens de alto padrão. O turismo na cidade de Bananeiras se consolidou devido à chegada de grandes condomínios de alto padrão, trazendo uma população flutuante que gera sustentabilidade aos equipamentos turísticos durante todo o ano. 

Seta

LAGOA GRANDE

No centro histórico, destaca-se a belíssima igreja matriz e o Theatro Santa Ignêz, terceiro mais antigo do estado. É no centro histórico da cidade, onde encontramos também o Memorial Jackson do Pandeiro, local que guarda um vasto conteúdo de peças e registros históricos do músico José Gomes Filho e onde estão guardados os restos mortais do Rei do Ritmo, nascido em 1919.

Seta

FOTO: IEF - INSTITUTO ESTADUAL DE FLORESTAS

AREIA

Areia abre suas janelas coloniais para as serras locais e escancara portas de engenhos centenários para visitantes que queiram conhecer a produção de cachaça e rapadura artesanais. Em Areia, o Roteiro Caminho dos Engenhos permite vivenciar a história da Civilização do Açúcar. O charme da arquitetura do passado lembra aos visitantes que Areia foi o centro da cultura paraibana no passado. 

FOTO: IEF - INSTITUTO ESTADUAL DE FLORESTAS

BORBOREMA

Na década de 20, foi construída a igreja de Nossa Senhora do Carmo. José Amâncio Ramalho, muito empreendedor, teve a preocupação de contratar um engenheiro para planejar a cidade. Com isso, as ruas são todas largas e com mão e contra-mão completamente separadas por canteiros de árvores, e as ruas são feitas em blocos todas com saídas distintas.

Seta

MATINHAS

Conhecida pela temperatura, Matinhas está localizada na Microrregião do Brejo Paraibano, distante 135 Km da capital João Pessoa e 24km de Campina Grande. As cachoeiras do Pinga e do Altar, os laranjais, a cultura religiosa e a gastronomia presentes na zona rural atraem visitantes de todos os cantos o ano inteiro.

Seta

FOTO: IEF - INSTITUTO ESTADUAL DE FLORESTAS

SERRARIA

A Cidade de Serraria, rica em belezas naturais, está sempre preparada pra receber todas as pessoas que ali chegam para desfrutar das maravilhas e conhecer através dos engenhos arquitetônicos sua história, culinária regional e um clima natural do brejo paraibano.

Seta

SOLÂNEA

Solânea é aconchegante e charmosa, tem alguns casebres com fachadas tradicionais e uma gente acolhedora. Com um forte turismo religioso, tem a tradicional e grande Caminhada ao Memorial Santuário Pe. Ibiapina, em Santa Fé, distrito do município, em comemoração ao aniversário de morte do grande apóstolo do Nordeste o Padre Ibiapina. tações da cultura popular.

REMÍGIO

Remígio, município paraibano, repousa no coração da Região Nordeste do Brasil, pertencendo à microrregião do Curimataú Oriental. Sua rica cultura é moldada pela fé enraizada na região, destacando-se nas festividades católicas que são celebradas com fervor e tradição. Entre elas, estão os eventos da Semana Santa, o Mês Mariano e a celebração da Padroeira da cidade, Nossa Senhora do Patrocínio.

Seta

PILÕES

O município de Pilões é conhecido pelo turismo criativo em seus roteiros. Com maior potencial turístico rural e de aventura, tem a Cachoeira de Ouricuri e a Cachoeira da Manga, além da Pedra do Cruzeiro, com altura de mais de 200m, destino dos amantes do rapel, pois é oferecido o maior do Estado da Paraíba.

Seta