Destilaria Lamas apresenta o rum Oro Negro

Apontado como a próxima tendência nos bares mais descolados – depois da onda do gin -, o rum é tão versátil quanto e pode ser harmonizado na forma de drinks ou bebido puro. E como os mineiros não perdem o trem e nem a oportunidade de apreciar e produzir uma boa bebida, temos um novo rum escuro para chamar de nosso: o Oro Negro, produzido pela Destilaria Lamas, em Matozinhos, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH).

Uma particularidade do novo rótulo é ter sido desenvolvido para ser harmonizado com charutos, uma outra especialidade caribenha. Mas nem só para os apreciadores do tabaco é a bebida, muito ao contrário. Versátil e com surpreendentes notas defumadas, o Oro Negro se presta com louvor aos clássicos Mojito e Cuba Libre!

Feito com melaço de cana, o rum foi finalizado em barris por onde havia passado o uísque defumado Nimbus, outro destilado da Lamas. Isso garantiu a associação ao típico paladar doce da bebida o toque do defumado. A técnica foi escolhida, segundo um dos desenvolvedores da bebida, Alexandre Avellar – dono da loja Ambix – casa especializada em destilados artesanais -, e especialista em charutos – “por ser impossível defumar a cana”, explica bem-humorado.

Oro Negro pode ser encontrado na Ambix, no mercado Central ou no site da Lamas, acompanhado pelos outros dois runs da casa – o Norma Cristal e o Norma Ouro, além de cachaças, cervejas, vodkas, gyns e uísques.

Lamas Destilaria

Os irmãos Lamas herdaram do pai, dono de um pequeno alambique, o interesse por bebidas. Por mais de 30 anos, continuaram com a produção artesanal de cachaça. Nos últimos anos têm se dedicado a produção de diversas bebidas, como: gin, cerveja, vodka, cerveja e whiskey. O alto padrão de qualidade na produção levou a destilaria a ganhar diversos prêmios internacionais.

Sobre a Loja Ambix

Marcos Cysne e a sócia Anamélia Alkmim já eram representantes da  Lamas Destilaria. Vendiam os produtos a terceiros e devido à qualidade das bebidas, reconhecidas internacionalmente, planejavam abrir uma loja física. Em outubro de 2020, mesmo no contexto da pandemia, jogaram todas as fichas no negócio e abriram a Ambix Mercado Central.  

As diversas premiações recebidas pelos produtos que comercializam atestam que estavam certos. Vários uísques da Lamas já receberam medalhas em diversos concursos especializados no exterior, além de integrarem a “Bíblia do Whisky”, do jornalista e escritor inglês Jim Murray, com pontuações muito altas, equivalente às das melhores destilarias do mundo. 

Além dos uísques, a loja comercializa destilados, tais como gins, runs, vodca e cachaças, todos também já reconhecidos em concursos especializados no Brasil e, principalmente, no exterior. O estabelecimento ainda mantém nas prateleiras  cinco variedades de cervejas artesanais.

Na loja experiência Ambix, além de levar para casa uma bebida, é possível provar e comprar os destilados envasados na hora e ainda personalizar a garrafa. Há opções ainda de kits de bebidas com taças, além de pequenos barris artesanais em carvalho americano, para quem desejar fazer a maturação do uísque em casa.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.