2 mins read

Você sabe interpretar os rótulos de alimentos?

Muitas pessoas desconhecem a importância da leitura dos rótulos alimentares e, com tantos ingredientes que têm nomes desconhecidos, realmente fica difícil interpretar as embalagens.

Listamos algumas dicas você pode usar na sua própria ida ao supermercado.

Ingredientes

A primeira orientação é verificar a lista de ingredientes usados na fabricação do alimento que pretende adquirir. A relação de nomes é colocada de maneira decrescente, ou seja, aqueles produtos que aparecem em primeiro lugar são os que compõe a maior parte do alimento.

Se a lista de ingredientes, por exemplo, começar com açúcar, o produto terá mais açúcar do que qualquer outro ingrediente. Quanto mais nomes desconhecidos de ingredientes, mas aditivos químicos ele possui. Os melhores são aqueles que possuem nomes que costumamos conhecer”, explicou, ao citar nomes comuns como farinha integral.

Porção  

Os consumidores devem ficar atentos à porção que representa as calorias por cada quantidade do item. Se o produto apresenta 100 calorias, é necessário verificar se aquelas calorias correspondem ao pacote inteirou ou só a uma fração.

LEIA MAIS: Tipos de açúcar

Quantidade de açúcar 

O açúcar está presente em quase todos os alimentos e, muitas vezes, está disfarçado entre os itens por receber nomenclaturas diferentes como: sacarose, maltotriose, glicose, xarope de milho rico em frutose, dextrina, entre outros. Além de ser vilão doenças como diabetes e provocar o aumento do peso, o ingrediente traz consequência que muita gente desconhece.

Glutamato monossódico

O glutomato monossódico também está nos rótulos de muitos produtos. Usado como realçador de sabor, o elemento causa diminuição do paladar ao longo do tempo.

Gordura trans

Muitas embalagens descrevem que o produto não contém gordura trans, o que não é completamente verdade. A Anvisa determina a quantidade mínima de 0,5 gramas para que o item entre na lista, ou seja, aqueles que possuem até 0,4 não são obrigados a declarar. Outros colocam apenas gordura hidrogenada.

A gordura trans é o resultado de uma mudança química nas molecas de gordura, que mudam sua consistência para ser utilizada em determinada receita. O elemento aumenta o colesterol total e ruim (LDL) e diminui o bom (HDL).

Informações da Secretaria de Saúde de Brasília

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *