Gourmet dos Sentidos Deca é um dos destaque da CASACOR Minas
7 mins read

Gourmet dos Sentidos Deca é um dos destaque da CASACOR Minas

Criado pelo experiente Sérgio Viana, o ambiente Gourmet dos Sentidos Deca, apresentado na 26ª CASACOR Minas, propõe uma experiência sensorial, onde os cinco sentidos são convidados de honra para um banquete.

Para isso, o projeto alia o bom design com a criatividade, incluindo uma série de recursos tecnológicos inovadores, além de explorar ao máximo a integração com a natureza e a nossa conexão com um dos espaços mais pulsantes da casa: a cozinha.

Esse ambiente que vem perdendo o status de ser o lugar destinado apenas ao preparo dos alimentos, sendo palco também dos encontros e de momentos de descontração.

Utilizando quatro módulos de contêiner de um jeito bastante inventivo, a ideia de Sérgio Viana foi romper com a estética tradicional deste método construtivo, revestindo a estrutura, mostrando assim que a arquitetura modular também pode ser sofisticada e elegante. O resultado surpreende positivamente e se destaca pela leveza das linhas. A ideia foi trabalhar com um sistema de construção rápido, reduzindo assim o impacto ambiental e a geração de resíduos. Outro ponto importante do projeto é a capacidade de se adaptar a qualquer ambiente ou terreno. Na paleta de cores, destaque para os tons de madeira, vanilla, verde musgo e uma pitada de dourado. No lado de fora, um mix de texturas especialmente escolhido para provocar o tato.

Revestimentos

No revestimento externo, a escolha do arquiteto foi pelos breezes, da Ozônio, em tela solar, que controlam a incidência de luz no ambiente, além de garantir conforto térmico. As esquadrias em vidro estão presentes em todo o entorno, permitindo a ventilação cruzada e a perfeita integração da construção com o entorno.

A madeira foi o elemento escolhido para representar a sensação de aconchego. Ela está presente desde a entrada com um grande deck, que retoma na parte do fundo, criando um espaço para refeições completamente integrado à natureza. A madeira também avança pelo teto ripado, da Duratex. Mesmo onde ela não se faz presente, como no piso parquet em porcelanato, da Portinari, a opção foi trabalhar com uma textura que remeta ao material como forma de dar unidade ao projeto. Há ainda a presença de outros elementos naturais como a água, que aparece nos espelhos d’ água, a argila, materializada nas peças em cerâmica criadas especialmente para o ambiente e nas plantas, que aparecem em todos ângulos.

Logo na entrada, a presença de uma peça escultórica, uma namoradeira em aço corten (a namoradeira do Zanine de Zanine esta no deck da frente. É um contraponto à área interna, quando a opção for uma refeição ao ar livre. O revestimento externo com relevo orgânico colabora para ampliar essa sensação. Nessa área, a qualidade do som é perfeita, com o subwoofer, da Tecai, no jardim, iluminado, que mais parece uma peça decorativa.

Na parte interna, a grande ilha é o ponto central. O balcão concentra todas as soluções para o preparo dos alimentos, mas também assume funções híbridas, transformando-se de acordo com a necessidade. Um dos destaques é a torneira da Deca, embutida na bancada. Com apenas um toque, ela pode ser facilmente recolhida, conferindo um visual mais clean e agregando versatilidade para a bancada. Geladeira e coifas de embutir garantem o visual moderno e minimalista.

Há detalhes de charme e soluções extremamente criativas, como as cadeiras verde musgo, de design italiano, e a banqueta desenhada especialmente para o espaço, assinada por Zanine de Zanini, de pés metálicos e releitura contemporânea do assento em palhinha e madeira. O inusitado fica por conta da estante que abriga a TV e caixas de som: 14 cubas da Deca foram transformadas em nichos que emolduram as obras de arte assinadas por Thaís Helt.

Na marcenaria, assinada pela Marcato, uma série de peças criadas especialmente para o ambiente pela ceramista Mariana Neto. A Iluminação conta com pecas da A. de Arte.

Mais surpresas aparecem do lado de fora, onde um deck de madeira, suspenso, propõe uma cena integrada à natureza, com mesa mais rústica em formato orgânico, em madeira pequiá. Cubas da Deca mais uma vez aparecem em novo uso, ao se transformarem em cachepots para as plantas, além de compor o lavatório na área descoberta se adapta aos novos tempos. O lavabo ao ar livre conta com a torneira Deca Urbe, com um sensor de aproximação, que dispensa qualquer toque na peça para seu acionamento, detalhe super importante nos dias de hoje.

Tecnologia

Neste projeto tudo está ao alcance de um toque. Desde as torneiras da pia e do lavabo até o acesso aos eletros como geladeira e a coifa, que emerge da bancada e desaparece após o uso.

No espelho d’água, o trabalho é assinado pelo artista digital Bruno Zanetti cria um efeito surpreendente na água, reproduzindo carpas virtuais, flores e folhagens, um verdadeiro show de luzes e de imaginação.  As cubas da Deca, posicionadas dentro da água, recebem projeções e são transformadas em belas Vitórias-Régias.

Outros projetores instalados na parte interna também criam experiências inovadoras. A mesa de refeições parece flutuar. Projetada em balanço, ou seja, livre de pés, ela também ganha uma série de projeções, assumindo assim uma variedade de efeitos visuais capazes de tornar qualquer refeição em um evento. A ilha ainda reserva uma tecnologia ainda mais instigante: as receitas são projetadas de forma animada na bancada, formando uma espécie de tutorial, possibilitando que o público possa acompanhar todas as etapas de preparação dos pratos. A grande TV instalada no ambiente, assume uma comunicação com a área externa por meio de um trabalho digital que a transforma numa espécie de janela, exibindo a paisagem.

Sofisticado e aconchegante, o espaço Gourmet dos Sentidos Deca, do arquiteto Sérgio Viana para a CASACOR Minas 2021 transporta o visitante para um momento de sonho, em que a realidade é constantemente alterada com os benefícios da tecnologia. Tudo isso, sem perder a conexão com a natureza e com nossa essência.

Serviço

CASACOR Minas Gerais

Onde: Palácio das Mangabeiras -Praça Ephigênio de Salles, 01, Mangabeiras, Belo Horizonte – MG

Quando: Até 31 de outubro de 2021

Horário de funcionamento:

Terça a Sexta – 14h às 22h

Sábado – 12h às 22h

Domingo – 11h às 20h

Ingressos pelo site: https://casacormg.byinti.com/#/

Informações: https://casacor.abril.com.br/

Processing…
Success! You're on the list.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *