Pousada Ecaffe une tranquilidade e a sabores

Conhecer os modos tradicionais de produção e participar de atividades que nos reconectam à essência da nossa história é um prazer cada vez mais buscado por turistas de todos os estilos. O chamado turismo de experiência ganhou novos contornos com a pandemia. A impossibilidade de viajar pelo mundo e de privilegiar atividades ao ar livre fez muita gente descobrir verdadeiros tesouros bem perto de casa.

E para falar em tesouros mineiros logo somos remetidos ao ouro negro, ou em outras palavras, o café. Cultivado com esmero na Serra da Mantiqueira, no Sul de Minas, o grão é a estrela entre os atrativos da Pousada Ecaffe, em CoqueiralEles adaptaram contêineres de exportação de café e transformaram em quartos, em uma lavoura centenária, sem abrir mão de todos os cuidados que uma boa hospedagem exige.

Aliando informação e imersão, o objetivo é oferecer uma experiência incomum para o hóspede, que tem acesso a trilhas guiadas e diversos profissionais, com destaque para a gastronomia cafeeira, que vai muito além do tradicional cafezinho.

Ao todo são contêineres com capacidade para receber até 20 hóspedes. Além da imersão na produção cafeeira da propriedade, a pousada também oferece roteiros para quem quer conhecer a região. Os passeios incluem visitas à cachaçaria, à Pedra do Ermo, usina cachoeira, entre outros locais, como a própria comunidade, pródiga em quitutes e quitandas.

Coqueiral 

Nosso destino de hoje é Coqueiral, conhecido como um dos municípios mais acolhedores da região Sul de Minas Gerais. 

A base da economia local é a agricultura e o comércio. O manejo do café é uma das mais tradicionais culturas agrícolas da região. Com grandes fazendas e imensas lavouras, no município é possível admirar belíssimas paisagens naturais que incluem lagos, represas e cachoeiras.   

O Lago de Furnas e a Pedra do Ermo estão entre as principais atrações turísticas de Coqueiral. A Pedra foi declarada como uma Área de Preservação Ambiental (APA) e historicamente também é uma grande referência para manifestações de fé e religiosidade. 

Já o Lago de Furnas possui vários trechos chamados ‘prainhas’, onde a população e turistas se reúnem para diversão e prática de esportes náuticos. O local possui também ‘ranchos’, onde as pessoas passam finais de semana e temporadas de férias.

Com forte tradição cultural e artística, a cidade recebe muitos turistas para a realização de grandes eventos, sobretudo na música, como as etapas do tradicional Festival Nacional da Canção, projeto que tem a participação de grandes artistas de todas as regiões do Brasil. Coqueiral fica a 211 quilômetros de Belo Horizonte.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.