5 mins read

AGENDA DO MÊS DE SETEMBRO

Selecionamos alguns dos eventos com irão acontecer em Belo Horizonte e no interior.

Savassi Fashion

A Savassi é o bairro da capital mineira que pode ser considerado vitrine da cidade. Ali é possível encontrar tudo que faz de Belo Horizonte especial: moda, gastronomia e atrações turísticas/ culturais. E é exatamente este tripé que o Savassi Fashion Web irá celebrar, promovendo e divulgando os empreendimentos criativos e atrativos turísticos do bairro. Na programação, webinário, talks, desfiles, cozinha show, oficina de upcycling e painel de discussão. A primeira edição será totalmente online, como com apresentação em formato de revista eletrônica e estreia marcada para o dia 18 de setembro, no canal do Youtube.

Circuito Gastronômico de Juruaia

Sebrae Minas, a Associação Comercial e Industrial de Juruaia (Aciju), a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turístico da Prefeitura de Juruaia e empresários locais promovem de 3 a 30 de setembro a primeira edição do Circuito Gastronômico de Juruaia. O evento é fruto de um trabalho realizado ao longo dos meses de agosto a outubro, o programa Prepara Gastronomia, que oferece suporte e conhecimento técnico a pequenos negócios do segmento de alimentação fora do lar. Ao todo, 15 empresas estão sendo beneficiadas pela ação em Juruaia. O resultado pode ser conferido e apreciado no site https://saboresdejuruaia.com.br/.

Biblioteca Estadual recebe exposição sobre a Cozinha Mineira

A história da cozinha mineira contada em diferentes páginas da Literatura são o mote da exposição “A Cozinha de Minas reluz como ouro”, no Hall de Entrada da Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais. Ao todo, são 45 livros do acervo literário do equipamento e 19 folhetos produzidos pelo jornal Estado De Minas sobre mostras de roteiros gastronômicos no território mineiro. Com entrada gratuita, a exposição pode ser visitada de 1º a 30 de setembro.

O recorte de obras que integram a exposição demonstra a diversidade gastronômica de Minas Gerais ao colocar em evidência publicações que abordam tradições, modos e costumes do povo mineiro na cozinha. Os livros que compõem o percurso expositivo têm, em comum, o diálogo com a memória gastronômica do estado e o jeito único de se cozinhar em Minas Gerais. São publicações que evidenciam a força da culinária mineira e a potência patrimonial da cozinha do estado.

Dos locais da tradicional boemia belo-horizontina e que hoje se transformaram em atrações culturais e gastronômicas a estudos e publicações dedicadas à formação da cozinha em Minas, o acervo da exposição reúne livros de receitas de cozinheiras famosas e personalidades ligadas à cozinha mineira, como Dona Lucinha e Maria Stella Libanio, mãe do escritor frei Betto; publicações sobre bares de Belo Horizonte, além de “Feijão, angu e couve”, famoso ensaio de Eduardo Freiro sobre a cozinha mineira.

A exposição também reúne obras atuais, como a que comemora os dez anos do “Festival Comida di Buteco” e o livro de receitas “Araxá põe a mesa”, e algumas raridades, como uma publicação com o cardápio oferecido a Olavo Bilac, quando o escritor visitou a capital em 1916. A obra foi impressa em português, algo raro para a época; além de um folhetim sobre um Concurso Agrícola de vinhos de 1895.

Endereço: Praça da Liberdade, 21 – Savassi, Belo Horizonte – MG

Mais informações: http://www.bibliotecapublica.mg.gov.br/pt-br/

CineBH – Mostra Internacional de Cinema de Belo Horizonte

Chegando à sua 12a edição em 2021, o Brasil CineMundi, evento de mercado do cinema brasileiro que acontece em edições anuais e consecutivas desde 2010 durante a CineBH – Mostra Internacional de Cinema de Belo Horizonte, será novamente realizado em formato online entre os dias 28 de setembro e 3 de outubro. Consolidado como plataforma de rede de contatos e negócios para a produção do país em relação com outros profissionais do mundo todo, o Brasil CineMundi se configura num encontro de coprodução internacional que apresenta ao mercado projetos de filmes brasileiros, facilita e potencializa as conexões entre realizadores independentes por meio de parcerias produtivas e troca de informações e ações.

Acompanhe o programa Cinema Sem Fronteiras 2021

Participe da Campanha #EufaçoaMostra

Na Web: www.cinebh.com.br / www.brasilcinemundi.com.br

No Instagram:@universoproducao No Youtube:Universo Produção No Twitter:@universoprod

No Facebook:brasilcinemundi/cinebh /universoproducao 


CADASTRE-SE

Processing…
Success! You're on the list.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *