Entrevista: Ingrediente da Vez

Voltamos a programação normal no POPFINO. Fizemos uma parada para descansar e pensar em novos assuntos para compartilharmos com vocês. O último ano mudou a vida de todo mundo, né? Deixamos de viajar, ir a restaurantes e passamos a trabalhar em casa, entendemos que essas mudanças são temporárias. 

Nós do POPFINO continuamos com o objetivo de compartilhar com vocês histórias diferentes, emocionantes, ou pelo menos, que distraiam vocês deste período louco. 

Começamos os novos conteúdos com um post sobre o blog Ingrediente da Vez.

O BLOG

O Ingrediente da Vez é um blog super especial da jornalista e chef de cozinha Ana Sandim e de seu marido Renan Lameu. O canal reúne em suas publicações todos os assuntos relacionados ao mundo da gastronomia: ingredientes, eventos, entrevistas, produtos, curiosidades e receitas do dia, que vão de preparações sofisticadas à comida de boteco. No caso das receitas o objetivo é sempre postar o passo a passo bem didático, dando destaque aos ingredientes. 

Ana e Renan

Além do blog, o casal se dedica a fazer semanalmente marmitas com variados menus, com ingredientes da estação e com receitas que são produzidas no Blog.  

Tivemos uma conversa descontraída com a Ana Sandim que nos contou como começou o blog. 

O que motivou vocês a começar o Ingrediente da Vez?

Há 7 anos atrás eu trabalhava como jornalista e  sempre gostei de cozinhar em casa. Para me aprofundar mais sobre o universo da cozinha, resolvi fazer um curso de gastronomia. Durante o curso, nos finais de semana, eu reproduzia as receitas que aprendi durante as aulas. Se na sexta-feira eu aprendia a desossar um frango, no sábado eu refazia para não esquecer. Nesse período, eu e o Renan decidimos fazer algumas fotos das receitas, para ter um registro das minhas receitas. 

Criamos um blog gratuito no blogspot (quem lembra?) com a motivação de compartilhar com as pessoas o que eu estava aprendendo. A oportunidade de mostrar e ensinar sobre gastronomia para pessoas que não tinham acesso a esse tipo de conteúdo. Tudo bem despretensioso. 

As pessoas começaram a gostar e a seguir o nosso trabalho, na época não tinha instagram só o blog mesmo. Hoje migramos as principais publicações para Instagram por estar mais perto dos leitores, mas o nosso site continua ativo. 

Sobre os conteúdos 

No começo nós publicamos mais conteúdos com detalhes sobre os ingredientes, no entanto nosso mas as pessoas só queriam consumir posts sobre receitas. Hoje estamos voltando às nossas raízes, mostrando para as pessoas a importância de se entender sobre os ingredientes para conseguir executar uma receita perfeitamente. 

A minha relação com os meus seguidores é muito próxima, quando algum deles faz uma receita e não dá certo, tento ajudar a entender o que aconteceu e fazer dar certo.

Muitas pessoas que nos seguem acham que somos críticos de gastronomia, não somos. Eu posso ter conhecimento da área de jornalismo e da gastronomia. O trabalho de crítico não é apenas  ir em um restaurante e dar uma opinião sobre o sabor da comida, demanda conhecimento e anos de experiência.

Eu não sou crítica e nem influenciadora, eu só ensino receita.

Eu ensino as pessoas a verem o que elas tem em casa e fazer receitas de forma simples. Sempre ensino receitas simples e baratas. 

Importância da valorização dos ingredientes na cozinha 

Muitas crianças e adultos não conhecem muitos ingredientes disponíveis no mercado. Por exemplo, o maxixe: as pessoas veem no mercado e muitas vezes não sabem como preparar. Se corta ou não os espinhos e como cozinhar.

O ingrediente é essencial para começar uma receita. Tento mostrar que para cozinhar bem precisamos seguir a receita nos mínimos detalhes. Agora no site estou colocando as receitas em gramas e mililitros, pois a minha xícara pode ser diferente da sua. E aconselho sempre os leitores terem uma balança em casa, pode ser uma bem simples. 

Como é a produção? 

Angu molinho, lombo com linguiça e milho cozido.

É bom destacar que só postamos receitas que funcionam, testamos várias vezes antes de publicar. Além dos modos de fazer os nossos seguidores estão atrás de dicas. Por exemplo: uns meses atrás fui limpar o meu armário de temperos e resolvi ir compartilhando nos stories do Instagram o processo. As pessoas mostraram curiosidade em saber como se usa determinado tempero e até que tipo de pote eu uso

Um tempo atrás nós fazíamos mais planejamento para a criação das receitas. Hoje estamos postando mais receitas do nosso dia a dia, como um almoço interessante que fiz no dia. Um almoço que usei tudo o que eu tinha em casa e dei para as pessoas essa opção de cardápio. Olho o que eu tenho na geladeira e faço a receita. 

Neste momento estou fazendo muitos pães, são receitas que usam ingredientes básicos como trigo, leite, ovos e água. Elementos que a maioria das pessoas tem em casa. Quando vamos postar algo específico, eu me planejo para comprar e para testar antes de postar. 

Para facilitar a produção eu já deixo algumas as receitas salvas. Por exemplo, eu queria fazer empanadas, pesquisei várias receitas até entender uma que eu conseguiria fazer e que daria certo. 

Gosto de fazer  receitas que não estão sendo muito feitas, para apresentar um conteúdo diferente para meu leitor. Procuro em livros antigos receitas esquecidas. 

No dia de Reis (6 de janeiro) todo mundo estava fazendo o tradicional Bolo de Reis, eu procurei uma receita mais brasileira. Assim acabei encontrando uma receita de um pão de Reis. 

Nossos leitores procuram receitas clássicas como a de com bolo de cenoura com calda de chocolate que fica craquelada. Muitas vezes já tentaram vários métodos e não deu certo. Nós testamos e conseguimos fazer (receita aqui) . 

Como escolhem os ingredientes? 

Escolhemos os ingredientes de acordo com a  estação do ano, vamos toda a semana no mercado. Criamos receitas a partir disso.  Nós não somos pagos para produzir as receitas, então sempre procuramos os ingredientes mais em conta. 

Tem algum conteúdo que vocês mais gostaram de produzir?

Eu fico satisfeita com todos os conteúdos que fazemos, eu fico feliz, Um dos que eu mais gosto é o bolovo. A foto ficou bonita, acho o modo de preparo dele legal.

Bolovo
Bolovo

Estar produzindo conteúdos e vendo as coisas acontecerem eu já fico muito satisfeita. 

Empresa de marmitas 

A empresa de marmitas nasceu quando eu levava marmita para o trabalho e as pessoas elogiavam. Falavam que a comida estava cheirosa e perguntavam se eu poderia levar marmitas para vender.

Um dia decidi fazer, para ver o que dava. Postei uma foto, que nem estava muito boa, mas na primeira semana consegui vender 3 kits. Além das fotos estranhas, não tinha um cardápio estabelecido, eu não tinha uma estrutura de cozinha. Fiz com o meu fogão e com as minhas panelas. 

Ela nasceu de uma demanda que as pessoas ao meu redor tinham. Eu comecei a fazer regularmente e a empresa foi crescendo no boca a boca. 

A produção das marmitas é feita no sábado e domingo. No começo, eu trabalhava de segunda a sexta no jornal e no fim de semana eu produzia. Trabalhava de segunda a segunda. 

Foi uma transição gradual, quando se na hora que eu senti que eu estava firme e que o negócio com as marmitinhas poderiam caminhar sozinho, eu saí do outro emprego. 

Já são 7 anos de blog e 4 anos de marmitinhas. Somos só nós dois na cozinha, sabemos o nosso limite de produção. Se a gente vai dar conta ou não. Hoje postamos muito pouco sobre as marmitas no perfil do Ingrediente da Vez, postamos quando achamos que não iremos fechar os pedidos da semana. Ela foi crescendo organicamente sem muito planejamento, mas com muito pé no chão.

Trabalhamos com quatro opções de menu: Comida de Vó, Vegano, Low Carb e Low Carb Ovolactovegetariano. 

Futuro 

Quando comecei o blog eu não tinha uma expectativa com relação ao futuro ia fazendo os conteúdos. Os resultados foram excelentes, eu nunca pensei que eu iria criar uma empresa de marmitas. Eu nunca imaginei que  eu iria ganhar dinheiro com o nome Ingrediente da vez. 

O blog é totalmente diferente da empresa de marmitas, mas se não tivesse existido o blog a empresa não teria nascido. 

Eu estou muito satisfeita com o caminho até aqui. Às vezes o blog não me gera uma renda direta, mas sem ele as pessoas não teriam chegado até mim e enxergar que vendemos comida.

O blog criou frutos. Caso o Instagram deixasse de existir hoje, eu teria alguma coisa para mostrar. Os 7 anos produzindo conteúdo não foram em vão. Hoje temos uma empresa.

NÓS DO POPFINO JÁ PROVAMOS A COMIDA PRODUIDA PELO DO INGREDIENTE DA VEZ, É MARAVILHORA E FEITA COM TODO CARINHO.

SELO DE APROVAÇÃO POPFINO

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.