BH recebe até 30 de novembro o projeto “Janelas CASACOR Minas Gerais”
7 mins read

BH recebe até 30 de novembro o projeto “Janelas CASACOR Minas Gerais”

Sim, nem mesmo a principal mostra de arquitetura, design de interiores e paisagismo de Minas Gerais passou incólume a 2020. A crise causada pela pandemia, porém, serviu para que surgisse um projeto com formato inovador, criado com o objetivo de estimular uma série de reflexões a respeito do morar contemporâneo.

O Janelas CASACOR é uma forma de levantar provocações e respostas às mudanças que estão em curso e sobre o conceito do “novo morar” pós-pandemia. A iniciativa combina recursos tecnológicos e digitais para encurtar distâncias, potencializar a experiência dos participantes sem abrir mão da segurança sanitária indispensável nesse período, inspirando o público a repensar atitudes e valores. A Covid-19 nos impôs a ressignificar a nossa relação nossas casas, moradias e outros espaços de convivência e isso não poderia passar em branco no evento.

Em Belo Horizonte, as iniciativas sob direção de Eduardo Faleiro e Juliana Grillo tiveram início em 30 de outubro e seguem até 30 de novembro, ocupando espaços expositivos importantes como Casa Fiat de Cultura, Sebrae-MG, Mineiraria, além dos centros comerciais da rede Multiplan (DiamondMall, Pátio Savassi e BH Shopping), ressignificando o espaço físico das vitrines de lojas, transformando-as em janelas abertas para uma nova visão de mundo sobre o morar no pós-pandemia.

Os ambientes foram montados como vitrines, não permitido visitação física no interior dos mesmos a fim de evitar qualquer aglomeração. Por conta disso, foi criada uma plataforma específica para a transmissão de todas as atividades do projeto: www.janelascasacor.com. No site será possível fazer um tour virtual 3D por cada um dos ambientes, acompanhar conteúdos específicos sobre o projeto, além de conhecer os profissionais de cada edição.

Entre os nomes que integram o elenco desta edição estão: Ana Bahia, que assina a Casa Terapêutica, Ana Paula Paolinelli, com a Sala de Banho DecaAndréa Medeiros e Francisco Morais, que juntos criaram a vitrine Pé no Chão, instalada no hall de entrada do Sebrae, Andrea Pinto Coelho, reuniu histórias e memórias para criar o Lounge do Colecionador, espaço inspirado no acervo de um jovem colecionador de mobiliário; Bárbara Nobre, autora da Casa Raízes, criada com o objetivo de valorizar o design brasileiro, Carol Horta, com um home office bastante inspirador, Carol Quinan com o Vitrine Jardim 360º, um cubo contemplativo, Carolina Campos e Maria Magalhães, que dividem a criação do Sala do AbraçoCynthia Silva e Estúdio Mineral, que se uniram para criar a Cozinha do BaristaDuo Arquitetos, responsáveis pela Sala das JanelasFernanda Villefort, organiza a galeria Modernista que recebe uma belíssima exposição de fotos de Jomar Bragança em homenagem a Oscar Niemeyer(e toda a renda obtida com a venda as obras será revertida para a Casa de Acolhida Padre Eustáquio, a CAPE),  Igor Zanon, propôs um Refúgio FamiliarIsabela Torres e Rodrigo Aguiar, escolheram o nome Por Trás da Janela para o ambiente da dupla, que brinca com o uso de cortinas, Isabela Vecci, com a intervenção artística Morar contemporâneo: 4 As do Made in Italy, na Casa Fiat de Cultura, José Lourenço, propõe o Estar LivreMariana Spínola, assina o espaço cênico As Cortinas da Janela, Marina Diniz, investe no Estar ConviverMutabile Arquitetura, criou um Refúgio NaturalNídia Duarte Módulo Office, um espaço que ganha inúmeras configurações, Paula Guimarães criou a Viva Cozinha, espaço na Mineiraria voltado para abrigar a programação online de gastronomia desta edição, Regina Padilha (Pura Arquitetura) foi desafiada com a Garagem Templuz Tech, um espaço cheio de tecnologias e muitas novidades, enquanto Roger Lages propõe um retorno às origens com o Hall Neolítico.

Além dos ambientes que remetem à casa, a mostra ainda com espaços voltados para intervenções e exposições artísticas. As vitrines externas da Casa Fiat de Cultura recebem a exposição Morar contemporâneo: 4 As do Made in Italy, realizada em parceria com o Consulado da Itália em Belo Horizonte. A proposta da iniciativa é fazer com que os visitantes possam entender a concepção e a importância dos objetos que nos rodeiam a partir da tradição, história, hábitos culturais e identidade. E dentro desse processo, o Design Italiano ocupa um lugar de destaque e pode ser considerado uma referência mundial.

LEIA TAMBÉM: Gourmet dos Sentidos Deca é um dos destaque da CASACOR Minas

Com criatividade, beleza, tecnologia, funcionalidade e conforto, o desenho é capaz de revolucionar objetos, agregando soluções inovadoras. A relação das pessoas com suas casas vem mudando significativamente. Agora os espaços são vivenciados de outras formas e tudo precisa ser repensado. Esse novo olhar é apresentado pela arquiteta Isabela Vecci, a partir de 4 vertentes, que na língua italiana representam: Abbigliamento (Vestuário), Arredo (Mobília), Alimentare (Agroalimentar) e Automazione(Automação). Esta foi a base para a criação de quatro espaços que representam o quarto, a sala, a cozinha e o estilo de vida das pessoas. O ambiente conta com objetos reais e com recursos audiovisuais, como vídeos, fotografias e depoimentos que traduzem o espírito Made in Italy.

Gastronomia

Como já é tradição nos últimos anos de mostra, a chef Agnes Farkasvolgyi é quem assume a curadoria gastronômica do Janelas CASACOR Minas, que nesta edição estará centralizada na Mineiraria, um espaço dedicado à promoção da gastronomia mineira. Ela tem à sua disposição uma cozinha criada pela arquiteta Paula Guimarães e está produzindo uma série de conteúdos para o público ao longo do período. Além de Agnes, a equipe do Ingrediente da Vez (@ingredientedavez) também está produzindo uma série de conteúdos diretamente da cozinha funcional.

SITE: www.casacor.com

FACEBOOK: www.facebook.com/casacorminas

INSTAGRAM: @casacorminas

ONDE FICA

– Casa Fiat de Cultura – Praça da Liberdade, 10 – Funcionários – BH/MG

– DiamondMall – Av. Olegário Maciel, 1600 – Lourdes – BH/MG

– BH Shopping – BR-356, 3049 – Belvedere – BH/MG

– Pátio Savassi – Av. do Contorno, 6061 – São Pedro, BH/MG

– Mineiraria – R. Uberaba, 865 – Barro Preto – BH/MG

– Sebrae-MG – Avenida Barão Homem de Melo, 329 – Nova Granada – BH/M

Horário de visitação física das vitrines: de acordo com os horários de funcionamento dos estabelecimentos relacionados acima.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *