Carmo do Rio Claro é destino alternativo no Sul de Minas
2 mins read

Carmo do Rio Claro é destino alternativo no Sul de Minas

Às margens do Lago de Furnas, no Sul de Minas, Carmo do Rio Claro é um daqueles lugares quase insuspeitos e cheios de surpresas! Além do passeio pelo lago para conhecer escarpas tão imponentes quanto às que dão fama ao badalado bairro de Escarpas do Largo, em Capitólio, do outro lado da represa, a cidade oferece um bom número de atrativos variados.

Ainda no Lago de Furnas, com 221 km², é possível praticar diferentes esportes aquáticos e pesca esportiva. No lago ficam localizadas as cachoeiras Água Limpa, Santa Quitéria, Alegria, Pedra Molhada e Cachoeira do Matheus, que proporcionam um momento de relaxamento e prazer.

Lago de Furnas

Para quem busca uma viagem cultural, Carmo de Rio Claro, com pouco mais de 20 mil habitantes, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), abriga três museus.

O mais importante é o Museu de Arqueologia Indígena Antônio Adauto Leite (Muari), aberto desde 1954, que mantém a maior acervo particular de peças indígenas de Minas Gerais, sendo um dos mais importantes da América Latina no gênero.

LEIA TAMBÉM: 10 principais Parques Estaduais de Minas Gerais

Também vale a pena visitar o museu Carlota Pereira da Silva e o Fazenda Água Limpa, mostram como era a vida antigamente na região rual. No acervo, objetos do tempo de escravidão, história do ambiente rural e máquinas agrícolas.

Já para os turistas mais espiritualizados, a pedida é fazer uma caminhada da Serra da Tormenta até a capela mais alta do Brasil, dedicada a Nossa Senhora Aparecida. A capela fica a 1.287m de altitude e a aventura leva cerca de uma hora de caminhada.

Outra atividade é conhecer os produtos artesanais da cidade como a produção de tecidos e doces. Os tecelões produzem peças de decoração, acessórios e vestuário. Já os doces artesanais são feitos com frutas esculpidas e colocadas em potes de conserva sem aditivos químicos, realçando o sabor do doce.

ATENÇÃO: Em tempos da pandemia é sempre bom checar com antecedência quais atrativos estão abertos e os protocolos de segurança sanitária.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *