Dia Mundial do Turismo – Manifesto
3 mins read

Dia Mundial do Turismo – Manifesto

No dia 27 de setembro foi comemorado o Dia Mundial do Turismo, atividade que é considerada a maior cadeia produtiva limpa do mundo e abriga 52 segmentos econômicos. Em 2019, os negócios de empresas de turismo no Brasil, de acordo com o anuário da Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (Braztoa), cresceram 1,4%, faturando R$ 15,1 bilhões.

Segundo a Braztoa, 6,5 milhões passageiros foram atendidos pelas empresas que fazem parte da organização que compila dados de companhias responsáveis por 90% das viagens de lazer no País. Do total, 4,8 milhões (73,8%), viajaram para destinos dentro do Brasil. Especialmente para o Nordeste, região que recebeu mais da metade desses turistas.

LEIA TAMBÉM: Saiba como organizar a viagem no pós-pandemia

Mas 2020 se tornou, por conta da pandemia de Covid-19, um ano muito mais que desafiador para profissionais da área e viajantes. Segundo a Confederação Nacional de Comércio, Serviços, Bens e Turismo (CNC), o setor responsável por 3,7% do PIB brasileiro já somava perdas de R$ 87,7 bilhões nos três primeiros meses da pandemia.

Após esse período com as atividades paradas, as empresas do setor começaram a retomar o trabalho seguindo rigorosos protocolos de segurança para impedir que a doença se propague ainda mais. As dificuldades, porém, são muitas, como o medo de viajar por conta da doença e a queda da renda familiar.

LEIA MAIS: Rotas para passeios de carro por cada região do Brasil

O certo é que, aos poucos, vamos estabelecendo protocolos, conhecendo e controlando a doença e voltando a viajar. Por enquanto, nos valemos dos tours virtuais e fazemos crescer as listas de lugares desejados. Segundo a Organização Mundial de Turismo (OMT), o turismo compreende “as atividades que as pessoas realizam durante viagens e estadas em lugares diferentes do seu entorno habitual, por um período inferior a um ano, com finalidade de lazer, negócios ou outras”.

Pra nós, porém, é muito mais que isso. É a possibilidade de conhecer novas culturas, outros jeitos de viver, aproveitar paisagens incomuns, degustar sabores surpreendentes. Mais que isso, oportunidade de nos reconectarmos com a humanidade e com o planeta. Nesses tempos tão difíceis é que entendemos definitivamente a grandeza disso tudo.

O que prometemos é, daqui pra frente, é não perder nenhuma chance de andar por este mundão de meu Deus. Seja para os pontos turísticos mais badalados, seja praquele cantinho no interior do Estado que só a gente conhece e chama por paraíso particular. E que a gente vai brigar muito pela preservação e conservação de cada patrimônio natural, cultural, histórico que temos, que ainda temos e que teremos.

Então, pra onde você quer ir na primeira oportunidade? Conta pra gente!

Confira nosso passeio por OURO PRETO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *