Serra da Mantiqueira: destino com beleza única
4 mins read

Serra da Mantiqueira: destino com beleza única

Marcando a divisa entre os estados de Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro, a Serra da Mantiqueira é um dos maiores patrimônios naturais e culturais do Brasil.

No fim do ano passado as secretarias de turismo dos três estados lançaram o Destino Mantiqueira. A pandemia, infelizmente, afastou os turistas da região, mas os atrativos estão lá, preparados para receber todos os visitantes resguardando os protocolos de segurança.

Então, faça o seu roteiro, confira as condições de segurança oferecidas, tome os seus cuidados e divirta-se. Seguem as dicas!

Rota do Café Especial

MINAS GERAIS – CARMO DE MINAS – ROTA DO CAFÉ – CAFÉS ESPECIAIS – TORRA DO CAFÉ – UNIQUE CAFÉS ESPECIAIS FOTO: PATRICK GROSNER www.patrickgrosner.com

O turismo cafeeiro tem tido uma grande procura nos últimos tempos. O município de Carmo de Minas, a 378 km de Belo Horizonte, promove a Rota do Café Especial – um passeio em meio a lavouras de café das grandes fazendas da região que termina em uma típica mesa mineira com quitutes e o famoso rei das xícaras brasileiras.

Os apaixonados por café devem incluir no roteiro de viagem uma visita às fazendas do Sertão, Serrado e IP. Devido à localização em alta altitude, elas cultivam e exportam grãos especiais de café: Bourbon amarelo, Bourbon vermelho, Mundo Novo, Catuaí Vermelho e Amarelo, Acaiá e Icatu.

LEIA TAMBÉM: Rotas para passeios de carro por cada região do Brasil

Circuito do Azeite

MINAS GERAIS – MARIA DA FÉ – PRODUÇÃO DE AZEITE – OLIVEIRAS – OLIVAL – EPAMIG FOTO: PATRICK GROSNER www.patrickgrosner.com

Outra experiência gastronômica imperdível na Mantiqueira é a degustação de azeites extravirgens. Trabalhos realizados pela Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) fizeram da região a pioneira na extração deste tipo de azeite no país.

Os produtores de oliveiras locais oferecem aos visitantes produtos de alta qualidade e sabores suaves, frutados, amargos e picantes, completamente diferentes de outras regiões brasileiras. Para os interessados em conhecer os olivais e o processo produtivo do azeite, há circuitos de visitas guiadas em algumas cidades do Sul do estado. São elas: Gonçalves, Poços de Caldas e Maria da Fé, esta última conhecida nacionalmente como a Cidade das Oliveiras.

Balonismo

MINAS GERAIS – SÃO LOURENÇO – PAISAGEM NO CIRCUITO DAS ÁGUAS – VOO DE BALÃO FOTO: PATRICK GROSNER www.patrickgrosner.com

Os relevos das montanhas da Serra da Mantiqueira são um show à parte. Agora imagine poder apreciar de longe o mix de cores dos vales tomados por plantações de frutos variados. Outra atração turística da região que permite esse panorama é o circuito do balonismo.

Uma experiência única de fazer um passeio pelos ares da serra, viajando em um balão. Além da espetacular paisagem serrana, a vista privilegiada do nascer do sol conquista os turistas corajosos.

Os passeios têm total segurança: são organizados pela Federação de Balonismo de Minas Gerais e duram cerca de uma hora. A partida para essa aventura é da cidade de São Lourenço, 386 km ao Sul da capital mineira.

Circuito das Terras Altas

MINAS GERAIS – AIURUOCA – PARQUE ESTADUAL DA SERRA DO PAPAGAIO FOTO: PATRICK GROSNER www.patrickgrosner.com

Aventureiros que preferem manter o pé no chão têm muitas opções na Serra da Mantiqueira. A região possui cidades onde são encontrados alguns dos mais altos picos do país e os maiores complexos ecológicos de Minas e do Brasil. Em Passa Quatro, o Pico da Pedra da Mina fica a 2.797 metros de altitude; em Itamonte está localizada a Pedra do Sino de Itatiaia, a 2.670 metros de altitude, e na cidade de Aiuruoca se encontra o Pico do Papagaio, a 2.100 metros de altitude.

Até o topo, o viajante é tomado por um cenário exuberante em meio à floresta tropical da Mata Atlântica com bosques de araucária entrecortados por lindas cachoeiras. Daí o nome Serra da Mantiqueira, que em tupi-guarani significa “serra que chora”.

LEIA TAMBÉM: 10 principais Parques Estaduais de Minas Gerais

O Circuito das Terras Altas em Minas Gerais oferece, ainda, práticas de canoagem, bóia-cross, rapel, escalada, tirolesa, trilhas de moto, jipe ou bike e caminhadas. Com temperaturas entre 4 °C negativos e 27 °C positivos, é o lugar perfeito também para o descanso, o aconchego, o queijo e o vinho.

JÁ QUEREMOS VISITAR

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *