Projeto Aproxima inaugura Empório Pop-up no BH Shopping
7 mins read

Projeto Aproxima inaugura Empório Pop-up no BH Shopping

Aberto a partir do dia 15 de janeiro, o espaço criado pelo Projeto Aproxima irá apresentar uma seleção de produtos e produtores locais escolhidos a partir de uma curadoria do gastrônomo Eduardo Maya. O Empório ainda conta com a participação de chefs e cozinheiros do estado que apresentarão criações que poderão ser degustadas no local.

Desde sua criação em 2014, o Projeto Aproxima sempre vislumbrou a abertura de um espaço fixo para representar a incrível e diversa cultura gastronômica de Minas Gerais. Agora, o projeto materializa este desejo tão especial com a abertura do inédito Empório Aproxima.

Ocupando uma loja no BH Shopping, durante o período de férias da Feirinha Aproxima, o empório oferece e apresenta ao público diversos produtos típicos da consagrada feira como queijos, doces, quitandas, cafés, pães, cachaças, cervejas artesanais, charcutaria, além de chefs e cozinheiros preparando pratos na hora. A cada semana um time diferente de produtores é convidado a ocupar o espaço, proporcionando que o público tenha a oportunidade de conhecer vários produtos.  

Pães Padaria Artesanal do Wäls Gastropub – Foto Guilherme Girão

Justamente por celebrar as conexões criadas ao longo dos anos com Projeto Aproxima, que foi pioneiro em aproximar o público dos produtores locais e rurais diretamente, o novo Empório conta com produtos desenvolvidos por produtores e expositores que já participaram de outras edições da Feirinha. Assim, o público pode conhecer as trajetórias construídas a partir do processo de troca, experiência, aprendizado e de contato com o público vivenciado nos eventos. Com o tempo, estes realizadores foram se profissionalizando e construindo seus próprios caminhos por meio de narrativas guiadas pela gastronomia mineira, levando-a com orgulho pelo estado e Brasil a fora.

Ao longo de um mês, o Empório apresentará uma diferente seleção de expositores a cada semana, sempre renovando as possibilidades de quem passar para comprar um presente ou um delicioso quitute para comer em casa, além de, claro, contar com um espaço no local com mesas e cadeiras para degustação dos produtos que poderão ser encontrados no local.

Outra notícia de destaque é que o Restaurante Dona Lucinha, ícone da culinária mineira e parceiro do Projeto Aproxima desde o início, participa mais uma vez contribuindo para representar Minas Gerais no maior centro comercial do estado, com o Empório Dona Lucinha que oferece uma variedade de produtos da casa.

Biscoitos Real- Foto Guilherme Girão

A realização do Empório Aproxima marca um novo momento para o Projeto, que com muito orgulho e felicidade apresenta para a cidade estes produtores que cresceram e se desenvolveram, ainda que também se renova para realizar outras edições da Feirinha Aproxima que seguem ao longo de 2020 com a mesma dedicação e vontade de ajudar e aproximar as pessoas por meio da gastronomia.

Aberto a partir de 15 de janeiro, o Empório Aproxima funcionará no horário do BH Shopping: de segunda a sábado, das 10 horas às 22 horas e, aos domingos, das 14 horas às 20 horas.

Sobre o Projeto Aproxima

O Projeto Aproxima surgiu em junho de 2014 como um movimento de divulgação e valorização da gastronomia mineira. Desde então tivemos muitas conquistas e a maior delas, foi Belo Horizonte ter recebido o título de Cidade Criativa da Gastronomia pela Unesco. Acreditamos que a valorização da nossa cultura é um trabalho conjunto. Ainda no ano de 2014, Eduardo Maya, idealizador do Projeto Aproxima, disse “se todos dermos as mãos, colocaremos Minas Gerais no lugar que merece: o grande estado da gastronomia”.

PRODUTORES PARTICIPANTES DA 1ª SEMANA –  ‘EMPÓRIO APROXIMA’ BH SHOPPING

– Deliceria – Bolo Búlgaro e brownie, ambos produzidos sem farinha de trigo, com receita única, de família.
– Doces de Leite Blu – Doces de leite sem amido, conservantes ou qualquer outro aditivo químico e com baixo teor de açúcar. Disponível nas versões tradicional, sem acúçar e sem lactose
– Casa di Maria Sabores de Portugal – Pasteis de Nata em diferentes versões e recheios
– Especiarias Casa Branca – Temperos artesanais com baixo teor de sódio e sem conservantes
– Típico Ceará– Castanhas de Caju nas versões Natural, Torradas, Torradas Salgadas, Carameladas, Ao Chocolate, Castanhas do Pará e Paçoca Todas diretamente de fazendas. 
– Padaria Artesanal do Wäls Gastropub (Por Fernando Bebber) – Pães variados como Baguetes, Fougasses, Focaccias, Croissants(natural e de chocolate), Sanduíche de queijo canastra e cesto de pães.
– Chef Ederson Campos – Tropeiro Caipira e Sanduíche de Pernil com Requeijão.   
– Tonini Charcutaria Artesanal– Uma seleção de queijos maturados, Copa, Salaminho, Peperoni, Presuntos e carnes maturadas em métodos artesanais, sem aditivos e conservantes. 
– Della Panna Gelatos artesanais Instagram: 
– Pitza 1780– O Pitza está participando do Empório Aproxima apresentando ao público o Panzerotti, uma espécie de pastel assado feito a partir da massa de pizza, incluindo diversos recheios.  
– Restaurante Omilía Paella gratinada e coxinha de rabada
– Biscoitos Real -Uma seleção de biscoitos tradicionais mineiros produzidos de forma totalmente artesanais, sem conservantes e aditivos químicos. São mais de 80 tipos de biscoitos, entre eles estão os amanteigados, os tradicionais biscoitos de polvilho em várias versões, queijo, leite ninho,  casadinhos de goiabada e doce de leite, incluindo opções veganas e também low carb.
– Estação Minas – Uma seleção de produtos especiais mineiros como queijos premiados, cafés, azeites. Um dos destaques é o queijo Maria Nunes, da região do Serro, que envolve apenas mulheres em todo o seu processo produtivo. Ele é vencedor da medalha de prata no Salão Mundial do Queijo 2019, realizado em Tours, na França e medalhas de bronze nos Prêmios Queijo Brasil 2017 e 2018.
– Instituto Mani Quitandas e doces de Macacos e região de Brumadinho
– Empório Dona LucinhaA equipe do Empório D. Lucinha preparou uma seleção de produtos incluindo o tradicional pão de queijo com linguiça e o Pastel de Belô, uma versão regional do Pastel de Nata Português, que leva a massa folhada e recheio de doce de leite e gemas de ovos. 
– Zuur Gin – Gin Artesanal com notas de limão capeta
Cervejaria Norka Cervejas artesanais
Furst Cervejaria Cervejas artesanais

SERVIÇO

Empório Aproxima

Quando: De 15 de janeiro até dia 15 de fevereiro

Endereço: 1º Andar – Piso Belo Horizonte do BH Shopping (BR-356, 3049 – Belvedere, Belo Horizonte – MG, 30320-900)

Ponto de Referência: Próximo das lojas de eletroeletrônicos

Horário de funcionamento: de segunda à sábado, das 10h às 22h; Domingo, das 14h às 20h

Processing…
Success! You're on the list.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *